segunda-feira, 6 de maio de 2013

Capelinha sediará 3º Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha

Fórum será nos dias 06  e 07 de junho, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha


A Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, por meio do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, promoverá, entre os dias 6 e 7 de junho, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Grais o 3º Fórum da Mulher. 

A programação do evento está sendo definida e contará com mesas redondas, apresentações culturais e constituição de grupos de trabalho temáticos para elaboração de propostas. Entre os possíveis temas a serem trabalhados no Fórum estão: desafios da saúde no Vale e violência contra a mulher nos espaços doméstico, conjugal, sexual e no trabalho.
Plenário do I Fórum da Mulher do Jequitinhonha, em 2011, na cidade de Jequitinhonha.

O 1º Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha aconteceu na cidade de Jequitinhonha, em maio de 2011.

O 2º Fórum da Mulher foi na cidade de Itaobim, em maio de 2012.

Em ambos eventos houve uma participação intensa das mulheres do Vale. Nesta terceira edição, espera-se a participação ativa das mulheres de Capelinha e de todo o Vale.

Ajustes finais
Na sexta-feira, 03.05, a pró-reitora de Extensão da UFMG, Maria das Dores Pimentel, a Marizinha, esteve se reunindo com um grupo de mulheres, em Capelinha, definindo os acertos finais do III Fórum da Mulher do Vale.

O evento será realizado nos dias 06 e 07 de Junho, no Galpão Cultural ( ao lado do Parque de Exposições/Praça de Esportes), do Bairro Acácias, em Capelinha.

Haverá um alojamento na Escola Municipal Cantinho Feliz para as participantes de outras cidades do Vale, com alimentação gratuita para todas.

Um ônibus fretado pela UFMG sairá da cidade de Jequitinhonha, passando pelas cidades de Itaobim, Itinga, Araçuaí, Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina até Capelinha, conduzindo as participantes destas e outras cidades vizinhas.
  
Porque a realização do Fórum da Mulher
Depoimento de Marizinha, Pró-Reitora de Extensão da UFMG


A Universidade Federal de Minas Gerais vem desenvolvendo, há 16 anos, o programa Polo de Interação da UFMG no Vale do Jequitinhonha, contando com mais de uma centena de projetos realizados nas áreas de saúde, educação, geração de ocupação de renda, cultura, comunicação e meio ambiente. 
Teve, ao longo desse período, a participação de mais de 60 docentes, 30 técnicos e algumas centenas de alunos. 
Foi possível conviver, conhecer, desenvolver relação de amizade com as mulheres da região: artesãs, agricultoras, líderes sindicais, quilombolas, participantes de movimentos sem terra, professoras e líderes políticas.

A demanda por uma ação mais estruturada de orientação da mulher – por diversas vezes apresentada e parcialmente entendida – foi acolhida pela equipe do Programa Polo que, após alguns meses de mobilização, realizou em parceria com a Prefeitura de Jequitinhonha e Fundação de Arte e Cultura de Ouro Preto o evento I e o II Fórum da Mulher do Jequitinhonha.

A proposta de realização do Fórum teve como objetivo convidar todas as associações, grupos e entidades de representação femininas para comporem um grande encontro das mulheres do Vale do Jequitinhonha em seus vários territórios: Alto, Médio e Baixo. 

Reunir lideranças das várias instituições, associações e grupos de mulheres que atuam de diferentes no Vale e criar momentos de confraternização para compartilhar ideias, desejos, aflições e esperanças para todas, buscando assim o fortalecimento da voz e atuações femininas na região.

Confira aqui post sobre os dois primeiros Fóruns:

Nenhum comentário:

Postar um comentário