Fiéis percorreram as ruas do centro da cidade até a igreja de Santa Tereza
Sem os tradicionais tapetes de serragem colorida que enfeitavam as ruas, a procissão de Corpus Christi saiu da Igreja Matriz de Santo Antonio, por volta das 19 horas desta quinta-feira, (30), seguida por uma multidão de católicos em Araçuai (MG), no Vale do Jequitinhonha.
Para os devotos, o mais importante da festa não é ornamentação, mas a celebração da Eucaristia. “Hoje celebramos a presença real de Jesus em nosso meio através do sacramento da Eucaristia. Essa é uma comemoração do dom de Deus para nós", disse um religioso que esperou pela procissão desde o início da tarde.
O número de fiéis participantes da tradicional celebração foi menor este ano. Durante a tarde choveu na cidade mas, não tirou a fé dos moradores que enfeitaram suas janelas e varandas com vasos, toalhas de renda, velas, castiçais e imagens sacras, ao longo da rua Dom Serafim, no centro da cidade.
Nenhuma rua foi interditada. A procissão seguiu até a igreja de Santa Tereza, no bairro do mesmo nome.
O número de fiéis participantes da tradicional celebração foi menor este ano
A Igreja Católica comemora o Corpus Christi, que significa a "Festa do Corpo de Cristo", desde 11 de agosto de 1264.
A data é denominada também de o Santíssimo Sacramento. Conforme contam os livros, as festas de Corpus Christi foram instituídas no século XIII pelo papa Urbano IV.
Durante os doze primeiros séculos, a Igreja Católica celebrou a data da instalação da Eucaristia na quinta-feira santa.
Depois, como surgissem muitos abusos dos hereges, que desrespeitavam a data porque era comemorada logo após o Carnaval, esta foi mudada para alguns meses adiante, como acontece até hoje.
Em todo o mundo, o Corpus Christi é lembrado por milhões de católicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário