sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Justiça obriga Prefeitura de Itamarandiba a demitir servidores municipais

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Prefeitura de Itamarandiba, em respeito à população e se resguardando de distorções oriundas de notícias dando conta às demissões de pessoal no âmbito da Administração Municipal, vem pela presente nota esclarecer à população itamarandibana, em especial aos servidores municipais, que as recentes medidas tomadas pelo município, por mais difíceis e incômodos que tenham sido, aconteceram por determinação judicial e não pela vontade da atual administração municipal.
Para melhor entendimento de todos, a Prefeitura Municipal se coloca no dever de esclarecer o que se segue:
01 – Ao assumir a Prefeitura de Itamarandiba, em janeiro de 2013, a atual equipe de governo municipal encontrou um cenário desolador. Dentre outros, havia salários e outros benefícios devidos aos servidores com meses de atraso, débitos com fornecedores, bem como inúmeras ações judiciais em trâmite, sendo elas com diferentes objetos.
02 – Entre as ações judiciais existia AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – LEIS MUNICIPAIS – CRIAÇÃO DE CARGOS EM COMISSÃO – FUNÇÕES DE CHEFIA, ASSESSORAMENTO E DIREÇÃO – CRIAÇÃO DE DEFENSORIA PÚBLICA MUNICIPAL.
03 – A ação em questão foi movida contra o município em anos anteriores a 2013. Ou seja, não na atual gestão municipal.
04 – Ressalta-se que a ação foi desencadeada devido à criação, por parte de gestores anteriores, de cargos comissionados considerados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) como inconstitucionais.
05 – Apesar dos esforços e constantes diálogos, os Excelentíssimos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) entenderam como inconstitucional as Leis Municipais que criaram os cargos já mencionados. Com tal declaração estes deixaram de existir. Acórdão da Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 1.0000.12.126006-1/000.
06 – Nesse sentido, a Prefeitura de Itamarandiba se viu no dever legal de cumprir a decisão; exonerando todos os servidores que ocupavam os cargos em questão.
07 – Como deve ser de conhecimento de todos, na qualidade de chefe do executivo municipal, o Prefeito está submetido ao cumprimento das ordens emitidas pela justiça, sob as penas da Lei. Além do que, com a decisão judicial não se discute, cumpre-se.
08 – Sendo assim, caso não fosse tomada tal providência, o chefe do executivo municipal estaria sujeito a ser acusado de crime de desobediência. Inclusive podendo responder por improbidade administrativa.
09 – Entretanto, apesar do impacto emocional, bem como, financeiro, a Prefeitura de Itamarandiba acredita que as partes envolvidas neste processo possuem a capacidade de entenderem a necessidade e importância de se cumprir tal determinação.
10 – Por fim, por mais complicada que seja uma decisão, é certo que o tempo e as ações da atual administração, que não visam outra coisa, senão o bem maior da população itamarandibana, devolverão a tranquilidade. É nesse contexto que a Prefeitura Municipal de Itamarandiba se faz valer de sua idoneidade para corrigir as distorções, garantir as conquistas e continuar avançando rumo à construção de um município melhor e socialmente mais justo.
Itamarandiba, 29 de janeiro de 2014.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Corpo de Bombeiros realiza treinamento em Turmalina

A Prefeitura Municipal de Turmalina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, abriu as portas do seu auditório para receber os integrantes do Corpo de Bombeiros do 7º Batalhão de Montes Claros.
Durante 02 dias eles estarão ministrando um curso sobre sistemas de comando em operações, que visa capacitar uma média de 20 funcionários da Prefeitura de Turmalina, além de pessoas de prefeituras de outros municípios que sofreram com os efeitos das últimas chuvas.
De Turmalina, a maioria dos funcionários é do setor de obras e meio ambiente. Também estão presentes no curso, policiais civis e militares e técnicos do SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência . Além de todas as pessoas que direta ou indiretamente estiveram envolvidos no socorro as vítimas das chuvas. 
De acordo com o vice-prefeito Geraldinho, Turmalina se ofereceu para sediar o treinamento. “Participamos de uma reunião com o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Turmalina teve um grande interesse no treinamento ofertado”, relata.
De acordo com o engenheiro Reinaldo Viana a chuva provocou vários estragos no município. “Estamos finalizando um relatório que será enviado para Brasília, sobre os efeitos da chuva no município de Turmalina”, explica. 
O relatório deverá incluir dados como queda de barreiras em estradas vicinais e danos provocados em diversas pontes, como a Ponte do Funil, Macedos, Vargem Funda, São Miguel e outras. Na cidade, além dos buracos que a enxurrada deixou em diversas ruas, 05 residências foram afetadas parcialmente. 03 delas ficam no Bairro do Rosário e as outras 02 no Bairro Manga da Roda. 
A equipe do Corpo de Bombeiros que ministra o treinamento que termina nesta sexta-feira (31) é composta pelos tenentes Dilson, Vagner, Luis Paulo e pelo soldado Luís.
Segundo o radialista Tom Lopes, o índice de precipitação em Turmalina no final do ano passado foi acima do previsto. “O pluviômetro da Rádio Cidade FM já acusou mais de 600 milímetros de chuvas, só nesse período”, disse na época. Até o ano de 2012 a média anual de chuvas na cidade era em torno de 350 milímetros.
Fonte: Rádio Turmalina, por Ailton Santanna

Ladrões armados roubam posto de gasolina em Cachoeira do Pajeú

Os bandidos renderam os funcionários que foram trancados em um cômodo do posto.

Foto: foto ilustrativaLadrões armados roubam posto de gasolina em Cachoeira do Pajéu.
Um dos ladrões, armado com um revólver, anunciou o assalto.
Dois homens armados de revolveres assaltaram o Posto de Combustível Caxias do Sul,  na tarde desta quarta-feira (29), em  Cachoeira do Pajeú, a 35 km de Pedra Azul, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Segundo informações, os bandidos renderam os três funcionários que estavam no local e tomaram todo o dinheiro. Em seguida fugiram rumo a BR-116 ( Rio-Bahia). 

Os frentistas contaram que dois homens, sendo um de estatura baixa, moreno forte,  e o outro, de estatura média, magro e branco, com cabelos arrepiados e com uma grande tatuagem no braço, se aproximaram do posto com uma garrafa pet nas mãos.

Eles imaginaram que seriam motoristas a procura de combustível.
  
Um dos frentistas, Gildásio Pereira dos Santos, 32 anos, contou que o rapaz branco sacou de um revólver e anunciou o assalto. Os funcionários foram trancados em um cômodo do posto. Os assaltantes levaram R$ 1.726,00, sendo R$ 1 mil em cheques.

 Na saída ainda danificaram com uma coronhada de revólver, o monitor do computador.

Testemunhas contaram que eles estavam em uma Caminhonete Toyota Corolla, cor cinza, com placa do município de Candeias (BA) e que um dia antes, chegaram a realizar um abastecimento no posto, que fica no Km 210 da BR- 251, que dá acesso à cidade de Cachoeira do Pajeú.
  
A polícia realizou diligências nas imediações do local assaltado, mas até o momento ninguém foi preso.

Fone: Gazeta de Araçuaí

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Serro e Caeté fazem 300 anos de fundação

Cidades históricas de Minas completam 300 anos, como centros históricos e culturais de referência.

Sylvana Lobo / IbramSylvana Lobo / Ibram














As cidades de Serro, no Alto Jequitinhonha, e Caeté, na região central, em Minas Gerais (MG), completaram neste 29.01, 300 anos de criação. Importantes centros irradiadores da cultura e história mineiras, os municípios contam com dois emblemáticos museus da rede IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus: o Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, e o Museu Regional de Caeté.

Cidadão honorário de Serro, o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, participou neste dia 29 do encerramento das celebrações pelo 300 anos de Vila do Príncipe – fundada em 1714, em homenagem ao futuro rei D. José I, filho de D. João V.

Às 9h, aconteceu a entrega da comenda 300 anos de Vila do Príncipe pelo atual prefeito da cidade a 18 ex-prefeitos, e às 10h, no adro da Igreja do Carmo, foi feita a abertura da urna com a memória da campanha de mobilização pela preservação do patrimônio de Serro. Ângelo Oswaldo, ex-prefeito de Ouro Preto e ex-Secretário Estadual de Cultura de Minas Gerais,  fez o discurso final como orador da cerimônia.

História
Serro foi a primeira cidade inscrita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) na lista do patrimônio histórico brasileiro, em 1938.

Um de seus principais atrativos, o Museu Casa dos Ottoni foi criado em 1949 e ocupa uma construção do século XVIII. Seu acervo é formado principalmente por imagens de arte católica, e o museu começa a ser restaurado e revitalizado dentro do PAC das Cidades Históricas. 

Criada na mesma data como “Vila do Ouro”, a cidade de Caeté, que reúne igrejas barrocas com peças atribuídas a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738–1814), também já está em festa pelos seus 300 anos. A cidade é a sede do Museu Regional de Caeté, instalado em uma casa construída em fins do século XVIII.

O museu guarda um acervo composto por mobiliário e objetos de época, além de peças de arte popular e de arte sacra de cunho popular. Também atua na preservação da riqueza cultural, dos saberes e fazeres do povo de Caeté e seus distritos, promovendo cursos e oficinas sobre técnicas artesanais tradicionais na região.
Fonte: Ascom/Ibram

Agricultores familiares de Capelinha recebem dinheiro atrasado da CONAB


A CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento acaba de determinar o pagamento aos agricultores familiares, beneficiários do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

O pagamento é referente ao período de janeiro a agosto de 2013 e a medida beneficia diretamente 90 agricultores familiares capelinhenses com o repasse financeiro global de R$ 172 mil. Os produtores estavam sem receber desde janeiro de 2013 e a liberação do pagamento contou com a intermediação do prefeito Zezinho da Vitalina e do Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Henrique.

Carlos Henrique disse que a liberação dos recursos foi uma empreitada árdua e muito complexa com o ajuntamento de documentos e acompanhamento, passo a passo, do processo de prestação de contas, acompanhamento do processo e liberação dos pagamentos. 

O PAA é uma inciativa do governo federal e coordenado pela CONAB, objetivando incentivar a agricultura familiar, aumentar a produção, garantir sua comercialização e proporcionar o consumo de alimentos no próprio município cadastrado no programa. 

Os produtos são armazenados no Banco de Alimentos e distribuídos às escolas, creches, hospitais, CRAS e às famílias de baixa renda. 

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Henrique, “o pagamento aos agricultores familiares de Capelinha referente ao período de setembro a dezembro também deverá ser efetuado nos próximos dias”. 

Vale do Jequitinhonha tem 5 candidatos a deputado estadual.

 Candidatos disputam mais de 650 mil votos da região que sempre elegeram os deputados paraquedistas e "copa do mundo".

Publicado em 30.01.2014, às 09:53 horas. Atualizado às 19:39 horas.

O Vale do Jequitinhonha lançará candidatos a deputado estadual nas eleições de outubro 2014. Esta é uma boa notícia para aqueles que acreditam que nossa região sempre precisou de representantes nas altas esferas do poder. 

O Vale do Jequitinhonha tem 650.654 eleitores (2010). Obteve 367.405 votos nominais apurados em deputados estaduais, nas eleições de 2010, que daria para eleger 3 representantes na Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, sem precisar de outras regiões, já que o coeficiente eleitoral foi de 136.215 votos por legenda ou coligação para ocupar uma vaga. São contabilizados as microrregiões de Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Grão Mogol e Salinas.

Quem deitou e rolou foram mais de 50 deputados de outras regiões. Muitos destes deputados são paraquedistas ou padrão "copa do mundo", só aparecendo de 4 em 4 anos. Há algumas exceções daqueles que são de outras regiões, mas sempre estão presentes e têm compromissos com o povo do Vale. 

E os nossos candidatos? Do Vale do Jequitinhonha, apenas Luis Henrique Santiago (de Diamantina) e Délio Malheiros ( de Itamarandiba) se elegeram. Délio deixou o mandato parlamentar para assumir o cargo de vice-prefeito de Belo Horizonte, em 01.01.2013.

Nosso Vale sempre foi usado e abusado para preencher votação de candidatos de outras regiões que, assim, não tem compromisso primeiro conosco. Se sobrar tempo, dinheiro, emenda, interesse e boa vontade o eleito atende aos eleitores do Vale que o ajudaram a ocupar o cargo de representação.
Mas, raramente isso acontece.

Os candidatos a deputado estadual da região que se articulam para enfrentar as eleições de 2014 e representar a região como legítimos filhos do Vale,  são os seguintes:
Suplente de deputado estadual Dr. Jean Freire - PT (à direita, na foto), com o deputado federal Reginaldo Lopes(PT), na luta pela implantação de campus  UFVJM em outras cidades do Vale do Jequitinhonha. 

Dr. Jean Freire (PT) – médico, vereador de Itaobim por 3 mandatos, suplente de deputado estadual tendo obtido 24.752 votos, em 2010.
A votação expressiva obtida nas últimas eleições, coloca o Dr. Jean Freire como um forte candidato com grandes possibilidades de eleição, devido à continuidade de seu trabalho na região, não só como médico, mas participando de várias ações políticas, movimentos sociais  (campus da UFVJM, asfalto da BR 367, audiência públicas diversas),  e divulgação de projetos sociais de sua iniciativa como a Casa do Estudante, mutirão contra o câncer de pele, solidariedade às APAES, Cinema na comunidade, Incentivo à leitura, entre outros.
Dr. Jean Freire tem procurado ampliar suas bases eleitorais, atendendo a todo o Vale do Jequitinhonha, muito além do Médio Jequitinhonha onde concentra sua atuação, mas atuando também nas regiões do Alto e Baixo Jequitinhonha, além do Vale do Mucuri.
 Deputado estadual Luiz Henrique Santiago, do PSDB, de Diamantina, é candidato à reeleição.

Luis Henrique Santiago (PSDB) – cirurgião dentista, natural de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, é deputado estadual, tendo herdado o espólio eleitoral da ex-deputada estadual Elbe Brandão, sua esposa.
Ele foi eleito com 77.740 votos, em 2010. Sua maior votação foi no norte de Minas com 39.298 votos. Em seguida, o Vale do Jequitinhonha/Mucuri deu-lhe 20.036 votos, tendo uma votação expressiva na sua cidade natal Diamantina com 5.700 votos; vindo depois Araçuaí com 3.189; Jordânia com 1.906; Rio Pardo de Minas com 1.814 votos; Turmalina com 1.746; Ponto dos Volantes com 1.718; Minas Novas com  1.216; Francisco Badaró com 1.208 votos e em outras mais.
Ele atuou junto ao Governo de Minas para a liberação de recursos para estes municípios e participou de projetos e campanhas na região. Integrou uma movimentação para formar uma bancada parlamentar do Vale do Jequitinhonha, na ALMG, que não foi adiante devido à falta de compromisso de outros deputados estaduais. Junto com o deputado estadual André Quintão, do PT, fez visitas às áreas mais críticas da seca e propôs ações para combater seus efeitos. Esteve presente na região, em vários momentos políticos como Audiências Públicas sobre a seca, asfalto da BR 367 e estadualização da FEVALE – Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha, de Diamantina.
É candidato à reeleição.


Roberto Botelho (PSDB) tem esperanças de eleição como candidato a deputado estadual, representando o Baixo Jequitinhonha

Roberto Botelho (PSDB) – cirurgião dentista, prefeito da cidade de Jequitinhonha por 3 vezes, tendo feito seu sucessor, Roberto Botelho tem sua base eleitoral principal no Baixo Jequitinhonha de onde quer sair com uma votação massiva. Já ocupou a diretoria da AMBAJ – Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha por várias vezes. Sempre foi de confiança do grupo político de Aécio Neves.
Disputará os cerca de 132 mil votos da microrregião do Baixo Jequitinhonha, com cerca de 75 mil apurados, com seus colegas de grupo político como os forasteiros  Gustavo Correa, Mauri Torres, Neilando Pimenta e Carlos Pimenta. Terá que obter mais da metade dos votos da microrregião para complementar em outras.
Apresenta-se como candidato pelas suas gestões na Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, realizando eventos regionais, se articulando com prefeitos, vices e vereadores.  

José Pedro (PT) – natural de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, assessor parlamentar do deputado federal Miguel Correa Júnior. José Pedro Cordeiro tem feito articulações nos municípios do Alto Jequitinhonha, atuando com ações de liberação de recursos federais de emenda parlamentar; de estruturação de cursos do PRONATEC, com vagas oferecidas pelo Colégio Técnico da UFMG; com acompanhamento das elaborações de Planos Municipais de Saneamento Básico, com gestões junto à FUNASA.
Ele acredita que terá uma boa base eleitoral também na Grande BH, onde o deputado federal e presidente do PT de Belo  Horizonte, Miguel Correa Júnior, é bem votado, a quem assessora como interlocutor de representações institucionais.  



Na foto acima, Edicleusa está ao lado dos prefeitos de Rubim e Rio do Prado, Evandro Botelho e Vima, respectivamente.

 Edicleusa Veloso (PR) - natural de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, no nordese de Mias, concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

É formada pela UFMG em Engenharia Civil, Pós-graduada e Mestre em Saneamento,
Atualmente, é diretora da SEDRU-MG - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, sendo coordenadora do Programa de Saneamento do Estado .
Os vereadores Léo Rocha e Vanda Miranda, de Almenara, entre outras lideranças locais manifestaram apoio a Edicleusa.


Dois outros candidatos podem surgir em Diamantina: Ragosino Araújo (PRB) e Padre Gê (PMDB). Ragosino, dono de rádio local, promete sair candidato a deputado estadual de novo. Com a entrada do Padre Gê , ex-prefeito do município, de 2009-2012, pode desistir para apoiá-lo.

José Prates é candidato a deputado federal
 José Prates, ex-prefeito de Salinas, é nome cogitado para se candidatar a deputado federal

José Prates (PHS) - natural de Salinas, é arquiteto pela UnB - Universidade de Brasília, tendo concluído o curso, após exílio forçado pela ditadura militar, tendo morado na Argélia.


Sua candidatura a deputado federal é possível, mas não foi ainda anunciada. Ex-prefeito de Salinas, José Prates governou o município por 8 anos, de 2005-2011. A cidade voltou a ser destaque econômico na região, com grande crescimento do seu PIB  - Produto Interno Bruto. Porém, encolheu-se politicamente com a retirada do campo representativo dos deputados estaduais Péricles dos Anjos (PSDB) e de Geraldo Santana (PMDB).

José Prates quer uma cadeira na Câmara dos Deputados para preencher um vazio existente na representação legislativa das regiões do norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Em um outro post a ser publicado será abordado as candidaturas a deputado federal. Já confirmados os pré-candidatos Patrus Ananias (PT), de Bocaiúva; Tadeu Martins (PPL), de Itaobim; e Zé Prates (PHS), acima, de Salinas.

Nem PT, nem PSDB: PMDB lança campanha para candidatura própria ao governo de Minas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Acidente na BR 116 provoca morte de caminhoneiro de Novo Cruzeiro

andre luiz1

carro







Em 27-01-2014, nesta terça-feira, por volta das l7:00 horas,  no KM 166 da BR 116 próximo a Padre Paraíso, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, o caminhão 1120, dirigido por Andre Luiz Teixeira dos Santos e a Carreta-baú, dirigida por Ismael Mendes Cardoso, vieram a colidir. Este foi o relato da Polícia Rodoviária Federal.
O acidente provocou a morte do caminhoneiro André Luiz Teixeira dos Santos, natural de Novo Cruzeiro, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas
Os dois motoristas foram socorridos pelas Unidades do SAMU de Itaobim e Padre Paraíso, e encaminhados para o Hospital Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Padre Paraíso. Devido a gravidade do estado de saúde foram removidos para um hospital em Teófilo Otoni. 
André não resistiu aos ferimentos e faleceu. Parentes e amigos, inconformados com a morte, prestam seus sentimentos nas Redes Sociais. 
Fotos retidas de Rede Social do Facebook-Fonte: Lente do Vale

Serro: Iphan agiliza estudos que podem liberar obra de hospital

Resquícios de casa de fundição que funcionou no século 18 foram encontrados no “quintal” do hospital

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais promete concluir, em até 90 dias, uma análise arqueológica que pode desemperrar a ampliação da Casa de Caridade Santa Tereza, no Serro, região do Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais. O único hospital da cidade sofre com o impasse entre história e progresso, pois a ampliação da unidade esbarra em vestígios arqueológicos descobertos no entorno.

Para a gestão do município, o aval para a construção de quatro apartamentos de internação (particulares e conveniados) e 15 leitos (para o Sistema Único de Saúde) seria o presente de aniversário da cidade, que faz 300 anos hoje.
O projeto de reforma tem recursos assegurados (R$ 600 mil), tinha autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estava praticamente aprovado pelo Iphan até a intervenção da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, solicitando o estudo arqueológico.
A superintendente do Iphan em Minas, Michele Arroyo, diz que vai agilizar a análise, em vista da importância da obra – o hospital atende a moradores de pelo menos dez cidades. “Os vestígios, que provavelmente são da construção original, uma casa de fundição, serão analisados no contexto do patrimônio, de forma a compatibilizar a intervenção com a preservação”, afirmou.
A boa notícia é que o processo pode ser mais rápido porque o edifício não tem tombamento isolado, apenas proteção dentro do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do Serro, protegido pelo Iphan em 1938.
Obras urgentes
Segundo o secretário de Saúde do Serro e ex-presidente do hospital, Adelmo Batista Lessa, a ampliação, que seria no “quintal” da unidade e, portanto, não afetaria o sítio arqueológico, poderia aumentar a capacidade de cirurgias realizadas mensalmente de 80 para 100. São procedimentos ortopédicos, ginecológicos e gerais.
Ele teme que o atraso tire a reforma da pauta de investimentos da mineradora responsável (trata-se de uma medida compensatória) e que se percam os recursos.
“Nossa população está ansiosa pela obra e prejudicada com o atraso e a burocracia”, salienta o prefeito Epaminondas Pires de Miranda.
História preservada
A secretária de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, que encaminhou o pedido do estudo arqueológico, reconhece a necessidade de ampliação do hospital, mas ressalta a importância da cautela para preservação do patrimônio histórico tombado, o que não necessariamente impede as obras estruturais na unidade.
A pesquisadora Laís Ottoni Barbosa Ferreira foi quem encontrou os vestígios, “um monte de pedras cobertas de mato”, há 15 anos, tenta uma licença para a construção de um sítio arqueológico numa parte do terreno que não prejudique a expansão do hospital.
“Ainda podemos encontrar por lá antigas fornalhas, instrumentos enterrados ou até resquícios de ouro”, ressalta Laís, que é da família do proprietário da antiga Casa de Fundição.
Exploração do ouro
- A Casa de Caridade Santa Tereza funciona há mais de cem anos na antiga Casa de Fundição do Serro, datada do século 18.
- As casas de fundição foram as mais antigas repartições destinadas à arrecadação de tributos sobre a exploração do ouro. O trabalho delas consistia em recolher o metal dos exploradores, purificá-lo, retirar o quinto e transformar em barras com a identificação “ouro quinhado”.
- Com a decadência do ouro em fins do século 18 e início do 19, as fundições foram abolidas. Oficialmente, foram extintas em 1834.
- A Casa de Fundição do Serro pertenceu inicialmente a Manuel Vieira Ottoni, antigo oficial da casa de fundição da Vila do Príncipe (nome do então povoado em 1714), que se tornou o patriarca da influente família Ottoni.
Fonte: Jornal Hoje em Dia

Malacacheta:Homem não aceita fim do relacionamento e sequestra filho de um ano

Vista parcial de Malacacheta, no Vale do Jequitinhonha/Mucuri, no nordeste de Minas Gerais

O fato aconteceu sábado (25/01), na vila Boa Sorte em Malacacheta, e mobilizou polícia Militar, SAMU, e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). 

De acordo com informações, o homem que estava preso, foi rejeitado pela companheira após a sua liberdade. 

Não aceitando isso, o ex-presidiário passou a manter a ex-companheira em cárcere privado. Na manhã de sábado (25/01), a mulher conseguiu se libertar enquanto o homem dormia, fugindo do local com o filho para a casa de uma pessoa da família e em seguida procurou a Polícia Militar para registrar ocorrência. 

Quando acordou e percebeu a ausência da mulher, o homem procurou por ela, quando a encontrou, tomou dos braços a criança de um ano e fugiu para um matagal próximo a residência. 

Por mais de 12 horas, a PM com auxílio de equipes especializadas tentaram negociar a libertação da criança e realizaram vários trabalhos para prisão do pai da criança. 

Por volta das 16 horas, o homem fez contato com a mulher, informando que teria deixado à criança próximo a residência. Os militares ouviram o choro da criança, resgataram e a levaram pra mãe e em seguida encaminhou a criança de um ano de idade para o hospital, porque este apresentava problemas respiratórios, mas passa bem. 

Segundo a PM, o homem chegou próximo a residência 2 vezes porém sem a criança, e o mesmo só mantinha contato com a esposa por telefone, e mais ninguém. O homem está foragido.

 Fonte: Polícia Militar de Malacacheta

Em Pedra Azul,mulher mente que foi estuprada, para enganar o marido

A intenção da mulher era esconder do marido uma traição

Foto: arquivoEm Pedra Azul,mulher mente que foi estuprada, para enganar o marido
Ela contou que foi abordada por um homem durante uma caminhada na avenida Inhaúmas
Uma mulher de 41 anos pode responder por comunicação falsa de crime após registrar um boletim de ocorrência denunciando um suposto estupro, na noite de  terça-feira (28), em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.

Na verdade a dona de casa tentava esconder uma traição do marido.

De acordo com a Polícia Militar, J.J.B procurou uma companhia da corporação e disse que, durante uma caminhada, foi abordada por uma homem na avenida Inhaúmas. O “estuprador”, que estava em uma caminhonete, teria obrigado a mulher a entrar em seu veículo, sob ameaça de morte.

Após a queixa, militares fizeram rastreamento na região e conseguiram localizar R.P.S, de 42 anos. O homem confirmou aos policiais que transou com J.J.B. No entanto, o suspeito contou outra versão. A suposta vítima não teria sido forçada.

O casal se conheceu há 20 anos e, há alguns meses, se reencontraram e resolveram retomar o namoro. Eles já trocavam várias mensagens pelo celular e pelo Facebook. Nessa terça, os amantes resolveram passar um dia juntos. A história foi confirmada pela dona de casa.
  
Depois que foi deixada em casa, para que o marido não desconfiasse, a mulher resolveu registrar a queixa. J.J.B alegou que estava com medo que a traição viesse à tona. A ocorrência foi encerrada na delegacia da cidade e caberá ao delegado decidir se ela será indiciada.


Fonte:O TEMPO

Deputado Reginaldo Lopes comemora adesão de Minas ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

 
Idealizador e presidente da Comissão Especial pela Reformulação do Ensino Médio, o deputado federal Reginaldo Lopes comemora a adesão de Minas Gerais ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) oferece formação continuada aos professores de escolas públicas de todas as disciplinas.

Em Minas, a expectativa é que 62 mil educadores participem do programa e que 2.200 professores sejam responsáveis por ministrar a formação aos docentes do ensino médio. Esses orientadores são provenientes das seguintes instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Pode participar do Pacto o professor que atue em sala de aula e esteja registrado no Censo Escolar de 2013. Ele será cadastrado pelo diretor da escola, mediante a secretaria de educação estadual aderir ao Programa. O MEC espera que os 495,6 mil docentes do ensino médio que trabalham em 20 mil escolas públicas do país participem das aulas.

Este ano, os professores cursarão dois módulos do pacto. O primeiro trata da formação comum a todos e, no segundo, serão abordados conteúdos das áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Os docentes vão destinar seis horas semanais à formação continuada. Serão três horas de aulas coletivas e três de estudos individuais.

Os educadores vão receber bolsa mensal de R$ 200 para fazer a formação e os professores orientadores, supervisores e coordenadores também recebem bolsas que variam entre R$ 765 e R$ 2 mil.

Reforma do Ensino Médio
Para Lopes, o Pacto fortalece a proposta do Legislativo -  projeto de lei (PL 6840/13) - que pretende alterar a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/1996) da educação nacional. A ideia é instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, organizar os currículos por áreas do conhecimento, incluir temas transversais, estimular a carreira profissional escolhida, eliminar o ensino noturno para menores de 18 anos, entre outras providências.

O PL é resultado do trabalho de quase dois anos da Comissão de Reforma do Ensino Médio que debateu as razões para a falta de interesse dos jovens no ensino médio e para os resultados pouco promissores obtidos neste nível de ensino. Neste ano, uma nova Comissão foi criada para dar parecer ao PL. 

“As ações do Executivo, como a criação do Pacto, contribuem com o nosso trabalho na Câmara. Nosso objetivo é que as mudanças no Ensino Médio se tornem um programa de Estado e não apenas um programa de Governo”, salientou Lopes.

UFVJM apresenta Mostra pelos Vales, de quinta a sábado

Espetáculos teatrais, apresentações musicais, performances, exposições e saraus acontecem de 30.01 a 01.02 em vários espaços de Diamantina.

A segunda edição do evento “Mostra pelos Vales” é uma realização do programa de extensão "Telas e Textos", da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com os Cursos de Letras da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM.
Ela acontecerá no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014, reunindo vários espetáculos teatrais, apresentações musicais, performances, exposições e saraus em diferentes espaços de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais.
O evento tem por objetivo mostrar os trabalhos artísticos da comunidade discente e docente da UFVJM, além de incentivar e estimular, por meio dessa aproximação a materiais artísticos diversos, produzidos em nosso meio cultural, a visão múltipla (interdisciplinar e crítica), a sensibilidade, a imaginação e a criatividade dos envolvidos, tornando-os mais capazes de observar, avaliar, discutir e  pensar sobre as diversas perspectivas e produções estéticas, poéticas, plásticas e culturais do mundo contemporâneo, especialmente em sua dimensão local.
Confira aqui  a programação: