Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o regulamento da telefonia celular determina que a operadora é obrigada a ressarcir seus clientes pelo período de interrupção
Foto: arquivo
O sinal foi interrompido na segunda-feira e o serviço só foi regularizado nesta quinta-feira (8).
Clientes da Tim enfrentaram dificuldades para realizar e receber chamadas durante 4 dias em Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha.
Pelas redes sociais, os usuários reclamaram da operadora.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o regulamento da telefonia celular determina que a operadora é obrigada a ressarcir seus clientes pelo período de interrupção.
O sinal foi interrompido na segunda-feira e o serviço só foi regularizado nesta quinta-feira (08.08).
Pelas redes sociais, os usuários reclamaram da operadora.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o regulamento da telefonia celular determina que a operadora é obrigada a ressarcir seus clientes pelo período de interrupção.
Apesar de o formato da reparação não estar definido, as empresas costumam oferecer abatimento proporcional nas faturas dos assinantes pós-pagos e, nos planos pré-pagos, bônus em ligações.
Todos os clientes afetados pelo problema têm direito à reparação. No caso da internet e telefonia fixa, o desconto proporcional ao tempo de indisponibilidade do serviço deve vir na fatura mensal.
Clientes que se sentirem prejudicados podem buscar indenizações por danos materiais na Justiça.
TIM lidera reclamações na Anatel por problemas de sinal
A operadora TIM é a líder de reclamações dos usuários na ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por problemas no sinal, cobertura e rede, segundo dados da reguladora referentes a julho deste ano.
No mês, a Anatel recebeu pouco mais de 3,5 mil queixas de clientes da operadora por problemas no sinal - uma queda em relação a março deste ano, quando as reclamações superaram o pico de 4 mil. Em segundo lugar, vem a Claro, com pouco menos de 2,5 mil queixas, seguida pela Vivo e Oi, com cerca de 1,5 mil reclamações. Na divulgação de hoje, a Anatel não forneceu dados precisos.
As reclamações dos usuários subiram consideravelmente após a medida cautelar que a Anatel tomou para suspender a venda de chips da TIM, Oi e Claro em todo o País, em julho do ano passado.
Mesmo com a medida, os dados da agência mostram que as quedas de ligação pelo celular nas quatro maiores operadoras piorou: o número de ligações que caíram saiu de 0,77% em agosto de 2012 para 0,86% em abril deste ano.
Os números que medem o acesso dos usuários ao sinal de voz e internet também pioraram. A média de cobertura das operadoras passou de 96,87% em agosto de 2012 para 96,45% em abril deste ano. No caso do sinal de internet, o percentual caiu de 97,3% para 96,71% no período.
Fonte: Gazeta de Araçuaí
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