E o campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara.....
quando será, Presidenta Dilma?
Luana Lourenço, Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (07.08), da inauguração do campus avançado da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) em Varginha, no sul de Minas Gerais.
O campus funciona desde 2009, quando foi instalado em um prédio provisório cedido pela prefeitura da cidade. Com recursos do Programa Expansão Fase 1, que antecedeu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a sede definitiva começou a ser construída e tem parte em funcionamento desde 2012, segundo informações da Unifal.
Dilma inaugurou o último prédio da primeira fase de construção do campus, que representa 50% da área total da universidade.
Segundo a Unifal, até 2014, o campus de Varginha terá também complexo esportivo, restaurante universitário, alojamento e um edifício administrativo.
Segundo a Unifal, até 2014, o campus de Varginha terá também complexo esportivo, restaurante universitário, alojamento e um edifício administrativo.
Em Varginha, a Unifal oferece quatro cursos de bacharelado interdisciplinar em ciência econômica e os de administração pública, ciências atuariais e ciências econômicas com ênfase em controladoria.
O campus tem cerca de mil alunos.
O campus tem cerca de mil alunos.
Comentário do Blog:
A presidente da República, Dilma Rousseff, inaugura mais um campus universitário. Para variar, no sul de Minas, onde várias cidades têm Universidade pública ou campus. Somente Federal tem a de Lavras e a de Alfenas. E campus se espalha pela região.
A UFVJM representa o Vale do Jequitinhonha e Mucuri todo e suas quase 100 cidades. Só tem campus em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
O PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da UFVJM já aprovou campus em Capelinha (Alto Jequitinhonha), Araçuaí (Médio Jequitinhonha) e Almenara (Baixo Jequitinhonha). Falta o Ministério da Educação bater o martelo e autorizar o funcionamento.
Para isso, precisa de muita gestão política junto ao governo federal, em Brasília, principalmente no MEC.
Cada uma das prefeituras municipais das cidades a ser beneficiada poderia entrar com uma contrapartida de aluguel de prédio ou Colégio antigo para sediar o campus da UFVJM. Depois, veria a questão da construção da estrutura física. O MEC arcaria com os custeios: professores, técnicos administrativos, equipamentos, laboratórios, luz, água, telefone, transportes, etc.
Varginha não fez assim com a UFAL? Governador Valadares também não alugou um prédio para o campus da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora?
Por que não pode acontecer em cidades do Vale do Jequitinhonha?
Um comentário:
Sou jornalista e gostaria de um telefon de contato:
Lilian Pacheco
(31) 7503.3144
(31) 8554.1449
Postar um comentário