Publicação do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico-IEPHA- reúne pela primeira vez todos os bens protegidos pelo Estado ao longo de 40 anos
Foto: Gazeta de Araçuai
Igrejas de Couto de Magalhães de Minas foram incluídas no Guia de Bens Tombados pelo Estado
O rico patrimônio histórico de Minas poderá ser apreciado em um livro repleto defotografias, mapas e plantas. O “Guia de Bens Tombados Iepha/MG”, lançado nesta terça-feira (13) como parte das comemorações da Semana do Patrimônio Histórico, traz 99 processos de tombamento feitos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), desde a criação do órgão, na década de 70.
A obra apresenta uma vasta documentação. “Para o Estado que detém o maior patrimôniocultural do país, esse guia servirá como importante ferramenta para a preservação e a fiscalização dos bens”, diz o presidente do instituto, Fernando Cabral.
Ampliação
O título, com 400 páginas e foco em 40 cidades, contempla tombamentos feitos até 2002. A segunda edição, ampliada, está sendo organizada.
A produção do guia contou com a participação de mais de 40 técnicos do instituto, responsáveis pela edição dos textos e pesquisa de imagens.
Cidades do Vale do Jequitinhonha com bens tombados pelo IEPHA
1- Couto de Magalhães de Minas
2- Diamantina
3- Chapada do Norte
4- Itacambira
5- Minas Novas
6- Serro
Fonte: Portal Hoje em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário