Local sediará Museu de Percursos
Quem passa hoje pela Rua São José em Minas Novas já pode ver outra cena, o centenário sobrado Dário Magalhães que antes estava em ruínas, agora está finalmente sendo restaurado. A Empresa Restaurare construtora de Belo Horizonte que é responsável pela obra foi contratada pelo Instituto Estadual de patrimônio histórico e artístico IEPHA e já iniciou os trabalhos. O engenheiro Civil Renato Pinheiro Cury fala sobre os primeiros reparos no imóvel e o tempo de duração da obra nesta primeira etapa de restauração.
Foto: Eduardo Borges
|
SONORA
Construído no século XVIII, o sobrado Dário Magalhães já abrigou ilustres famílias minasnovenses, tendo como a primeira proprietária a senhora Ruth César, e o seu último proprietário, o Senhor Dário Magalhães que já foi vereador da cidade.
Os recursos para a restauração do sobrado vieram do Programa Restaurar, que integra o Minas Patrimônio Vivo, num investimento total de 820 mil reais. O sobrado será sede do Museu de Percursos, um projeto museológico que irá interligar municípios do Vale do Jequitinhonha em um roteiro cultural voltado à preservação, valorização e divulgação da riqueza cultural da região.
Agora, a prefeitura do município e a SEC, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, vão trabalhar em conjunto para que o Museu de Percursos seja finalmente implantado, tendo sua sede em Minas Novas e interligada a outros dois museus nas cidades de Jequitinhonha e Araçuaí.
Por Eduardo Borges – Rádio Bom Sucesso
http://blogdojequi.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário