sábado, 1 de junho de 2013

Serragem colorida e símbolos católicos tomam ruas de Francisco Badaró


Fé e tradição unem fiéis na confecção do tapete 

de Corpus Christi

Uma tradição que os moradores de Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha, (MG) não podem precisar em anos, mas em devoção.

Toda quinta-feira de Corpus Christi, os fieis se reúnem para estender o tapete de serragem colorida e celebrar a passagem de Jesus Cristo. Nesta quinta-feira (30), cerca de 300 pessoas circundaram a Praça Matriz  daquela cidade, usando a criatividade e a fé para desenhar os símbolos da Igreja Católica.

Vasos de flores e lençóis coloridos nas janelas,  linhas pintadas no chão  e desenhos biblícos  fazem parte do cenário de umas das mais belas datas religiosas preservadas na cidade.

O dia começou bem cedo para os jovens Yuri Fernandes, 17, Jesus Alexandre, 15 e Marcela Viana, 18. "Estamos desde cedo aqui trabalhando no nosso desenho", disseram. " Desde os 7 anos faço isso. O percurso da procissão já foi maior. Em outros anos já vi todas as ruas serem decoradas", lembrou Yuri. " As pessoas e principalmente os jovens, estão esquecendo as tradições", emendou Michel Jonathan Pereira, de 17 anos.


Na passarela desenhada no centro da rua Direita,  cada equipe de voluntários, todos ligados a pastorais ou grupos religiosos católicos, foram  responsáveis pela decoração.

O tapete é confeccionado com serragem de madeira .. A serragem é tingida de variadas cores, para fazer as formas dos desenhos. Sal, café, farinha de trigo, , fitas e  flores são alguns dos materiais usados para dar o acabamento final nos desenhos.


"Todo mundo se envolve, todo mundo se ajuda. Apesar de apenas algumas pessoas aqui fazerem o desenho, um vizinho dá um pouco de água, um pouco de sal, então acaba que todos participam de alguma forma”, explica uma moradora


Em cerca de quatro horas, praticamente todo o tapete está pronto para a cerimônia de Corpus Christi. " Começamos por volta das 4 horas da manhã", contou uma adolescente.

A missa teve inicio por volta das 9 horas. Após o sermão, os fiéis circularam as ruas em torno da igreja, retornando ao templo.

" É uma das festas mais importantes da igreja", diz o adolescente Michel Jonathas que quer ser padre. Ele vai representar a cidade na Jornada Mundial da Juventude que acontece em julho no Rio de Janeiro e reunirá jovens do mundo inteiro para um encontro com o Papa.

Corpus Christi

O Corpus Christi (do latim, ‘Corpo de Cristo’), festa da Igreja Católica, é realizado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, 60 dias após a Páscoa, em alusão à quinta-feira santa em que Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. A tradição de confeccionar os tapetes para a procissão de Corpus Christi começou em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores

Sérgio Vasconcelos
Repórter, no Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário