terça-feira, 18 de junho de 2013

Empresários ganham fortunas no transporte público de São Paulo. Trabalhador paga o pato.

Prefeito Fernando HADDAD: 

A QUESTÃO É USUÁRIO VS EMPRESÁRIO

Paulo Henrique amorim, jornalista da TV Record


Na reunião desta terça-feira, 18.06.13, com representantes de mais de cem organizações sociais ligadas ao problema do transporte público, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad,  enfiou o dedo no câncer.

A parte dos empresários na tarifa de R$3,20.

Ele abriu a caixa preta.

Haddad lembrou que, no custo da tarifa paulistana, o empresário entra com 10, o poder público com 20 e o passageiro com 70 !!!
Nos países desenvolvidos, disse ele, um terço da tarifa é paga pelo empresário, um terço pelo poder público e um terço pelo usuário.

Haddad, portanto, mudou o enfoque.

E agora ?

Os estudantes continuarão a protestar contra os empresários ?
Não tem nada de “apartidário, apolítico” – é “os que tem” vs “os que não tem”. Isso é antigo.
O prefeito de São Paulo Fernando Haddad começa a dar nexo político à discussão.

A discussão retoma o seu leito original: a política.

A eterna batalha entre os que tem e os que não tem.

Chega de “o movimento é apolítico, apartidário”. 

O debate começa a fazer sentido.

Por que a tarifa é alta ?

Quem pode dar mais e quem deve dar menos ?

Como repartir o bolo ?

Quem enfia o guizo no pescoço dos empresários ?

Eles vão ter que ganhar menos, bem menos.

Os manifestantes vão para rua defender a redução dos empresários ?

A Globo vai defender os manifestantes quando o bolso dos empresários entrar na roda ?

O senador Álvaro Dias vai dizer que o direito à manifestação é sagrado ?

Quais serão os alinhamentos políticos quando se discutir fulano entra com tanto e beltrano com tanto.

E depois: por que não tem metrô ?

Por que os tucanos fazem um km de metrô por ano ?

Que interesses adormecem atrás dessa aparente “incorreção técnica”?

A quem interessa não construir metrô, mais rápido ?

Por que é assim em 17 anos de governos tucanos em São  Paulo ?

A volta
à origem da questão:
quem se beneficia com transporte tão caro?

Na reunião foi informado também que a Prefeitura de São Paulo gasta cerca de R$ 1,2 bilhão por ano em subsídios para o transporte público. Os empresários são os que mais levam na fatia do bolo.

O jornalista Paulo Henrique Amorim publicou dois textos sobre este mesmo tema. O texto acima é uma condensação dos publicados no seu site Conversa Afiada.

Aqui: conversaafiada/economia/haddad-poe-os-empresarios-na-roda/
ou aqui: conversaafiada/haddad-a-questao-é-usuário-vs-empresário/

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