quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aécio não conta a verdade sobre as tarifas de ônibus

Senador critica mas não informa que comanda o lobby nacional das 
tarifas das empresas de ônibus municipal, intermunicipal e 
interestadual
Publicado no Novo Jornal: www.novojornal.com/politica/aecio-nao-conta-a-verdade





O Senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, utilizou uma rede social
para afirmar: “São brasileiros de diversas partes do país se mobilizando, entre outras 
questões, contra o aumento de passagens, contra a baixa qualidade dos serviços 
públicos, de transporte”.

Evidente que é precisa e louvável a análise de Aécio esquecendo-se apenas de informar
que sua carreira política sempre foi financiada pelos concessionários de ônibus, patrimônio
herdado de seu pai que igualmente foi desde a década de 60, defensor dos interesses
dos concessionários de ônibus.

No congresso nacional Aécio sempre defendeu os interesses das empresas de ônibus
mantendo paralisado quando presidente da Câmara dos Deputados todos os projetos que
visavam modernizar e moralizar o setor. Sendo inclusive sua a iniciativa para prorrogação
sem licitação das concessões de linhas interestaduais e internacionais.

Foram durante os oito anos que Aécio governou Minas e os três de seu sucessor Anastasia
que os concessionários de transporte de passageiros metropolitanos e interestadual
conseguiram as maiores tarifas de sua história sem que fosse feito qualquer investimento
que a justifica-se. A frota da região metropolitana de BH está ai para atestar tal descaso.

O senador também não informou que por sua orientação as linhas metropolitanas e
intermunicipais permanecem entregues a seis famílias através de uma simulada e
fraudada licitação que já poderia ter sido anulada pelo MP se o processo não estivesse
dormindo  no TJMG, assim como o sindicato dos concessionários ganhou o direito de
explorar e operar a bilhetagem eletrônica da RMBH sem que igualmente qualquer certame
licitatório ocorresse.

Com certeza apostando no esquecimento da população esconde que seu financiador e vice-
governador em 2002 foi Clesio Andrade, concessionário de ônibus, hoje senador e presidente
da CNT Confederação Nacional do Transporte, envolvido nos maiores escândalos de corrupção
do País.

A participação do senador Aécio Neves na defesa dos concessionários de ônibus é tão grande
que na aliança celebrada entre o PSDB e PSB para eleger Marcio Lacerda ficou reservado
para seu grupo a gestão da BHtrans, empresa municipal que sabidamente defende e representa
os interesses dos concessionários de ônibus da capital mineira.

Quem fixa a tarifa, regulamenta e fiscaliza a qualidade do transporte de passageiros em
 Minas Gerais e o DER-MG autarquia do governo de Minas e na capital mineira o BHtrans,
ambos administrados por integrantes do PSDB, escolhidos a dedo por Aécio Neves.

Se o senador quer contribuir para melhoria da qualidade assim como uma menor tarifa
porque seu prefeito Marcio Lacerda e seu governador Antonio Anastasia não fazem o que o
prefeito de São Paulo Fernando Haddad fez:
"Abrir a caixa preta da planilha que calcula a tarifa do transporte de passageiros. 
Haddad lembrou que, no custo da tarifa paulistana, o empresário entra com 10%, o poder 
público com 20% e o passageiro com 70%".

E agora Senador?

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