sábado, 7 de setembro de 2013

Angelândia, Datas, Diamantina e Veredinha se inscrevem no programa Mais Médicos

Mais 4 municípios do Jequitinhonha aderem aos Mais Médicos, mas profissionais ainda resistem em vir para a região
Por Regiane Marques Sampaio/Editora do Jornal Acontece Regional, de Capelinha
Quatro municípios do Vale do Jequitinhonha se inscreveram na segunda etapa do Programa Mais Médicos: Angelândia, Datas, Diamantina e Veredinha. Com isso, chega a 44 os municípios da região que aderiram ao Programa Mais Médicos.


No total, o Jequitinhonha tem 51 cidades, mas, até agora, apenas dois municípios destes estão entre os que receberão médicos do programa federal: Santo Antônio do Jacinto e Aricanduva. Outros 9 municípios chegaram a ser contemplados na primeira fase, com um total de 15 médicos, mas 13 deles desistiram depois de saber que trabalhariam no Jequitinhonha. Das cidades que entraram na segunda fase, nenhum também conseguiu até agora ser contemplado.


A segunda etapa contou com a inscrição de 3.016 profissionais, dos quais 1.414 têm diplomas do Brasil e 1.602 do exterior, de 65 nacionalidades diferentes. 
Do total de médicos inscritos, 951 médicos já concluíram o cadastro, mas nenhum desses optou por uma cidade do Vale do Jequitinhonha. Falta ainda confirmar a inscrição de 2.065 profissionais. Só depois de o cadastro concluído, eles poderão escolher as cidades.


Os 400 cubanos que chegaram ao país serão direcionados a 206 municípios e 13 Distritos Indígenas. Do total, 91% desses médicos trabalharão no Norte e Nordeste do país. O restante, 36, irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário