Sete mandatos como vereador e três como presidente da Câmara de Piracicaba, cidade do interior paulista que detém o 47º PIB do país, com 368 mil habitantes. João Manoel é hoje uma liderança reconhecida na região.
Foto: Divulgação
João Manoel dos Santos nasceu na Comunidade de Neves, zona rural de Araçuai
De família humilde da zona rural de Araçuaí (MG) no Vale do Jequitinhonha, a vereador pela sétima vez em Piracicaba, cidade do interior de São Paulo.
A história de João Manoel dos Santos, 68 anos, encheria páginas de um livro e ilustra a trajetória de um garoto simples que com muita luta e dedicação construiu uma trajetória de sucesso.
Fugindo das agruras da seca do Vale do Jequitinhonha , ele saiu da Comunidade de Neves e chegou à Piracicaba em 1962. Conseguiu um emprego de faxineiro em uma das mais renomadas universidades do lugar, a UNIMEP- Universidade Metodista de Piracicaba. Pela sua disciplina, honestidade e capacidade de liderança foi promovido a chefe de manutenção. Em 1973, retornou à terra natal para buscar a família.
Em 1982 decidiu entrar na política após militância na área sindical. Teve 862 votos e não conseguiu se eleger.
Persistente, ele retornou às urnas na eleição seguinte, conquistando seu primeiro mandato, com 1.345 votos.
Hoje, João Manoel é uma liderança reconhecida na região, tendo ocupado pela terceira vez a presidência da Câmara.
Nas eleições deste ano, obteve 3.046 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A Câmara Municipal de Piracicaba é composta por 16 veradores.
“ Não foi fácil concorrer com 448 candidatos. Creio que minha vitória é o reconhecimento do meu trabalho”, afirma João Manoel que jamais se distanciou de suas raízes. Todos os anos visita Araçuaí para matar a saudade dos amigos e parentes.
Casado com Valdete Santos, que também é de Araçuai, o casal possui 8 filhos, sendo um adotivo.
Onde fica Piracicaba
Localizada às margens do Rio Piracicaba, que em língua tupi significa “ o lugar onde o peixe chega”, o município desenvolveu-se a partir do século 19 com o cultivo da cana-de-açucar e do café.
Atualmente, com cerca de 368 mil habitantes, Piracicaba, a 164 km de São Paulo, tem o 47º PIB ( Produto Interno Bruto) do país.
É sede de um dos principais centros industriais da região. Além da importância econômica é ainda um importante centro cultural, contando com diversas universidades de renome como a UNIMEP e ESALQ.
Sérgio Vasconcelos
Repórter da Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário