O trecho da rodovia BR-116 que será concedido terá 817 quilômetros, todos em Minas Gerais, entre as divisas do Estado com a Bahia e o Rio de Janeiro.
A tarifa-teto por quilômetro será de R$ 0,0627, ou R$ 6,40 em cada uma das oito praças de pedágio previstas.
Somente no Vale do Jequitinhonha e Mucuri a BR 116 tem cerca de 360 quilômetros, a metade do trecho da rodovia que será privatizada
Foto: divulgação
O trecho da rodovia BR-116 que será concedido terá 817 quilômetros, todos em Minas Gerais, entre as divisas do Estado com a Bahia e o Rio de Janeiro
As concessões de trechos da rodovia BR-116, que passa por Minas Gerais, vão demandar investimentos de R$ 5,1 bilhões.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou que a taxa interna de retorno ao investidor será de 5,50% ao ano. Em ambos os casos, vencerá o leilão o grupo que apresentar a menor tarifa de pedágio para as áreas licitadas.
O edital do trecho mineiro da rodovia BR-116 deve sair até o fim de novembro, e o leilão deve ocorrer até o fim de dezembro. O concessionário terá de investir R$ 5,1 bilhões.
O trecho da rodovia BR-116 que será concedido terá 817 quilômetros, todos em Minas Gerais, entre as divisas do Estado com a Bahia e o Rio de Janeiro. A tarifa-teto por quilômetro será de R$ 0,0627, ou R$ 6,40 em cada uma das oito praças de pedágio previstas.
O trecho é o primeiro a ser leiloado dentro do pacote de concessões anunciado pela presidente Dilma Rousseff em 15 de agosto, no valor de R$ 133 bilhões.
O governo planejava repassá-lo à iniciativa privada e o cronograma de licitação já era divulgado desde os balanços da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda durante o governo Lula.
As rodovias passaram a fazer parte do pacote de concessões devido a atrasos.
Detalhes de obras estarão na internet
Brasília. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou ontem sistema que permite acompanhar a execução física e financeira de obras rodoviárias na internet.
O Boletim Eletrônico de Medição (BEM) está disponível no site www.dnit.gov.br, com a descrição dos serviços e materiais pagos mensalmente em cada empreendimento, bem como os valores gastos.
Inicialmente, o cidadão poderá monitorar 107 obras de construção rodoviária. Para facilitar o entendimento de termos técnicos, foi elaborado um glossário.
Até o fim do primeiro semestre de 2013, a promessa é expor na web dados de todas as intervenções nas rodovias, inclusive as de manutenção. Numa etapa seguinte, está nos planos incluir os projetos em outros modais, como o ferroviário e o aquaviário.
De acordo com o diretor-geral do Dnit, general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, o novo sistema aumenta a transparência nas atividades do órgão.
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