sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Araçuaí: Dengue registra 60 casos diários


Araçuaí recebe Força Tarefa de combate à dengue




O município de Araçuaí, localizado na região do Jequitinhonha, nordeste de Minas, receberá a partir de amanhã, 04/01, a Força Tarefa de combate à dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A equipe, formada por 25 agentes de saúde, permanecerá na cidade até o dia 18/01 para atividades de controle vetorial em domicílios e lotes. As ações envolverão, ainda, o controle espacial por meio de bombas costais e fumacê (UBV).
Araçuaí recebeu a Força Tarefa pela última vez no período de 22 a 30 de dezembro de 2012. Contudo, nas últimas semanas, uma média de 60 pessoas procuraram atendimento médico com suspeita de dengue, o que fez urgente o reforço das ações.
“Pelo relato de aumento dos casos e o apelo do município para o retorno das atividades de controle focal, decidimos retornar a Araçuaí e dar continuidade aos trabalhos de vigilância e controle da dengue”, explica a Diretora de Vigilância Ambiental da SES-MG, Marcela Lencine. “Esperamos, assim, reduzir o número de notificações da doença no município, mas isso dependerá do esforço de todos para colaborar para a prevenção também”, completou.  
Ainda de acordo com Marcela, os técnicos da Força Tarefa já coordenam também junto ao município a reestruturação do fluxo de assistência à saúde. “A ideia é preparar a cidade para administrar adequadamente as suspeitas de casos da doença”, disse.

 Força Tarefa

A Força Tarefa de combate à dengue em Araçuaí será a primeira no ano de 2013. A iniciativa é parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, que no ano de 2012 visitou 42 municípios mineiros em situação crítica.
Fonte: Secretaria de Saúde de Minas Gerais

Falta de coleta de lixo aumentou a proliferação da dengue, em Araçuaí - MG

Lixo toma conta de Araçuaí e risco de dengue aumenta 21 12 12 TV Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário