quarta-feira, 22 de junho de 2016

João de Deus, o Mestre da Congada e dos leilões.

João de Deus nasceu na rua da Boa Vista em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, no ano de 1901. Faleceu, em 1999, aos 98 anos.


Por  Deyse Magalhães*

Até hoje sua voz gritando os leilões e os anuais aos sons do ruflar dos tambores ainda ecoa em nossos ouvidos, durante o mês de junho, ocasião em que acontece a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas.

Apresentava-se à frente dos cortejos no seu tradicional traje de "Capitão da Guarda" e não media esforços para atender as funções que lhe eram destinadas.

Só nos resta as lembranças! 
Seu nome está eternizado também na canção Jequitivale de Mark Gladston, não só para os minasnovenses mas para todo o povo do Vale do Jequitinhonha.

"Desculpe seu doutor, 
mas receba os cumprimentos meus, 
eu fico com a filosofia do mestre João de Deus.
A saudade me maltrata e me faz olhar no calendário..
Pra ver se faltam poucos dias pra ouvir o tambor do rosário.
Vale que vale cantar,Vale que vale viver,
Vale do Jequitinhonha,Vale eu amo você." ( Mark Gladston).


Deyse Magalhães é natural de Minas Novas, do Vale do Jequitinhonha. Costuma contar papo que sempre morou em uma única rua da cidade: a Rua do Mercado. Carnavalesca, promotora de eventos, ativista cultural, formada em Filosofia, pela PUC-Minas. Mora há mais de 30 anos em BH,  às margens do Ypiranga, o bairro. Independência e sorte!

Um comentário:

Unknown disse...

g
faca um poema de acordo com essa edtoria

Postar um comentário