Há dois anos o ex-prefeito lutava contra um câncer de pulmão
O ex-prefeito foi sepultado no jazigo do pai que faleceu em setembro do ano passado
Sob uma salva de palmas, foi sepultado em Coronel Murta(MG) , no início da noite de terça-feira (22)o ex-prefeito do município, Heleno Moutinho, 60 anos.
Há dois anos ele lutava contra um câncer de pulmão. Seu estado se agravou nos últimos dias. Já bastante debilitado, o ex-prefeito estava recebendo tratamento à base de morfina, em sua casa, em Coronel Murta.
No sábado (19.01), ele foi levado para o hospital São Vicente em Araçuai, onde faleceu na manhã de terça-feira (22).
O corpo foi velado em sua própria residência, na rua Inácio Figueiredo, bairro Boa Vista.
Centenas de pessoas foram se despedir do ex-prefeito. Coroas de flores foram enviadas por escolas de Araçuai e Salinas e também por instituições públicas e privadas.
A Associação dos Municípios do Médio Vale do Jequitinhonha (AMEJE) , também enviou uma coroa, em nome dos prefeitos da região.
" Era um homem bom, honesto, digno e trabalhador. Sua morte deixa um vazio entre nós", lamentou o primo e atual prefeito da cidade, Letâncio Freire (PMN).
" Perdemos um amigo e um líder político da região", disse o deputado federal Rodrigo de Castro(PSDB) , filho do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, de quem o ex-prefeito era amigo particular. Representando também o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, Rodrigo de Castro chegou ao velório por volta das 14 horas e ficou pouco mais de uma hora, retornando para Belo Horizonte.
" Além de perder um amigo, perdemos também uma liderança regional", afirmou Inael de Almeida Murta, prefeito de Rubelita, município vizinho de Coronel Murta.
" Ele era um entusiasta e defensor das causas do Vale do Jequitinhonha. É uma perda não só para a família mas para toda a região", observou Marlio Costa, prefeito de Jenipapo de Minas.
" Ele foi um prefeito que olhou e ajudou os carentes", disse o vereador do município Nézio Viana, o Bau.
"Perdemos um grande amigo, uma pessoa vencedora, com um caráter incrivel.Nem mesmo um câncer abalou sua força em viver e lutar pelos seus ideais. Foi de uma lisura e bondade sem precedentes. Nunca olhava partidos quando ajudava as pessoas, principalmente as mais carentes", lembrou o historiador Jairson Kleber.
Trajetória
Funcionário aposentado da Transbrasil Transportes Aéreos, ele se candidatou a prefeito de Coronel Murta em 2000, tendo como vice, o atual prefeito do município Letâncio Freire.
Sua chapa foi derrotada por Inácio Murta, de quem Moutinho tornou-se aliado em 2004, como vice em sua chapa. Inácio Murta foi assassinado em 2007. Heleno Moutinho assume a prefeitura e se reelege na eleição seguinte.
Em 2010, ao realizar uma cirurgia para retirada da vesícula, em Belo Horizonte, os médicos diagnosticaram um câncer de pulmão. Com uma coragem e determinação invejáveis, Heleno Moutinho travou uma verdadeira guerra contra a doença, mas, perdeu a batalha às 7:30 hs da manhã cinzenta de terça-feira(22) .
Casado com a bióloga Sandra Regina de Morais, atual Superintendente Regional da Secretaria de Estado da Educação, Moutinho deixa, além da viúva, 4 filhos.
Ele foi sepultado às 19 horas no jazigo do pai Manoel Rodrigues Moutinho, que faleceu em setembro do ano passado aos 91 anos.
Sérgio Vasconcelos
Repórter
Fonte: Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário