domingo, 13 de janeiro de 2013

Itaobim: Jovem atleta é esperança de ouro olímpico em 2016


Verônica Brazões Xavier é campeã estadual de Taekwondo e de Judô

Vernica01 219x300 Jovem Verônica Brazões de Itaobim é esperança de ouro olímpico em 2016Natural de Itaobim, no Medio Jequitinhonha, nordeste de Minas, a jovem atleta, estudante da UFVJM, tem chances reais de garantir uma vaga à principal competição multi-esportiva do mundo, as Olimpíadas
Chegar ao pódio em uma Olimpíada é uma grande honra. Ou melhor, participar da maior competição esportiva do mundo é uma demonstração real de força e qualidade. Afinal, as medalhas são a aspiração dos atletas de ponta. No entanto, há somente três em disputa em cada modalidade (outro, prata e bronze), e para chegar à mais cobiçada, ao degrau maior do panteão esportivo mundial é necessário um trabalho árduo.
Almejando esta conquista, uma nova geração de atletas se dedica aos treinos para conquistar uma vaga nas Olimpíadas Rio 2016. Entre eles, a multicampeã Verônica Brazões Xavier, natural de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, e hoje, radicada em Teófilo Otoni, que detêm os títulos de campeã estadual de Taekwondo e o Campeonato Mineiro de Judô. Com chances reais de disputar a Olimpíada no Brasil, em 2016, credenciada, sobretudo, pelos relevantes resultados obtidos nos últimos anos, Verônica concedeu esta entrevista exclusiva ao Jornal Diário de Teófilo Otoni. No bate papo, a atleta de 22 anos fala sobre sua preparação, conquistas recentes e o sonho de competir pelo país. Vernica02 Jovem Verônica Brazões de Itaobim é esperança de ouro olímpico em 2016
JORNAL – O primeiro semestre foi um dos mais significativos da sua carreira, com títulos estaduais no Taekwondo e Judô. No entanto, o ano de 2012 ainda marcou mais uma conquista, o exame para Faixa Preta Internacional em Taekwondo. O que muda a partir de agora em termos de competição?
Esses resultados foram importantes para minha carreira enquanto atleta. Quanto aos campeonatos poderei disputar normalmente, só que com um diferencial, lutarei como faixa preta disputando uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo e terei oportunidade de disputar o Ranking dos melhores atletas nacionais.
JORNAL - No último dia 16 de dezembro, você participou de um campeonato interno de MMA promovido pelo Mestre Franco, no clube Planalto em Araçuaí. Conte-nos como foi essa experiência. 
Foi um campeonato Araçuaí versus Teófilo Otoni. A nossa equipe conquistou quatro dos cinco títulos em disputa. Na oportunidade, venci a disputa na categoria até 53kg, peso pena no MMA.
JORNAL - A partir de 2013 você disputará campeonatos em nível nacional e até mesmo internacional dentro das seletivas para a equipe brasileira. A Confederação de Taekwondo já disponibilizou o cronograma das competições?
Ainda não tenho cronograma, pois estou esperando o calendário da Confederação Brasileira de Taekwondo. Mas, meus próximos campeonatos serão em nível nacional, já a partir do primeiro semestre de 2013, com chances de disputar torneios internacionais.
JORNAL – Você tem participado, em alto nível,de torneios em artes distintas como Judô e Taekwondo. Nos próximos anos pretende dar exclusividade a apenas um, visando à preparação mais forte para a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro? 
Como faixa preta meu foco agora será principalmente o Taekwondo, haja vista que no Judô o ideal é começar a praticar desde criança.
JORNAL - Então, o sonho olímpico pode ser tornar realidade?
Minhas chances de participar das olimpíadas no Taekwondo são altas. Agora que sou faixa preta poderei participar das seletivas nacionais. Já no judô creio que será inviável, pois a carência para se chegar a faixa preta é muito grande, em torno de oito anos, então não terei tempo para chegar neste nível até 2016.
JORNAL – Como serão as seletivas brasileiras para um atleta conseguir vaga olímpica?
Existem as seletivas fechadas, em que a Confederação Brasileira de Taekwondo convida os melhores atletas que lutaram nos campeonatos nacionais e que ficaram no Ranking Nacional. Depende da quantidade de atletas que passaram nas seletivas nacionais e internacionais, no caso do Brasil, por exemplo, nas olimpíadas de 2012, nosso país contou com vários representes judocas, pois passaram nas seletivas. No caso do Taekwondo só foram dois representantes Diogo e Nathalia. Somente estes dois conseguiram se classificar.
JORNAL - Você acredita no sonho olímpico, de participar da competição, ser uma das representantes do país? Por quê?
Sem sombra de dúvida acredito, e tenho potencial para isso. Um verdadeiro artista marcial tem que ter perseverança, determinação e coragem. São características que internalizei e por isso tenho grandes chances de chegar ao meu objetivo de ser campeã Olímpica.
JORNAL - Qual a principal dificuldade em ser uma atleta de alto rendimento no Judô e Taekwondo na cidade? 
Posso afirmar que o apoio ao esporte em Teófilo Otoni, no que se refere ao Judô e Taekwondo, não existe, haja vista que em um certo campeonato que participei solicitei junto a Secretaria Municipal de Esportes ajuda de custos somente para as passagens, e a resposta… Na verdade não teve nem resposta. Simplesmente me ignoraram.
JORNAL – Apesar da dificuldade, existem aqueles que apóiam os atletas locais. Quem são os seus patrocinadores? 
Agradeço a Cristiane Ataíde (assistente social) que sempre me ajudou como atleta, e quanto aos patrocinadores sou muito grata a UNIMED Três Vales, pelo apoio nas viagens e campeonatos.
JORNAL – Qual será sua meta profissional para 2013?
Permanecerei em Teófilo Otoni, com o Mestre Franco Souza, Faixa Preta Internacional em Taekwondo. Inicialmente ficarei na cidade, pois tenho aqui o apoio da UNIMED Três Vales, e foi graças a ajuda de custo fornecida que tive a oportunidade de viajar para muitos campeonatos.
JORNAL - O que os amigos, torcedores e o esporte local poderão esperar da Verônica atleta, multicampeã?
Nessa nova fase, como Faixa Preta Internacional, vou fazer o meu melhor sempre, treinar muito e não desistir em nenhum obstáculo, e assim conquistar o meu objetivo de disputar uma medalha olímpica em 2016.
JORNAL - Espaço aberto para mensagens aos familiares e amigos que acompanham você, seu trabalho. 
Agradeço primeiramente a Deus, ao Mestre Franco, a todos os meus amigos que sempre torcem por mim e me dão força. A equipe Tigre, a minha mãe (in memória) que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos, as minhas irmãs, ao meu pai, ao meu namorado, e a todos do Jornal.
Fonte: Diário de Teófilo Otoni, via Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário