segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Capelinha: Prefeito garante doação de área para campus da UFVJM

Zezinho da Vitalina garante aos representantes do Movimento UFVJM a aquisição da APERAM de uma área física de 120 hectares para construção do campus 
Prefeito Zezinho da Vitalina ( na foto, de camisa branca de mangas compridas), vereadores e os representantes do Movimento a UFVJM é nossa.

O prefeito de Capelinha, José Antônio Alves de Souza, o Zezinho da Vitalina, se reuniu com 22 representantes do Movimento a UFVJM é nossa, nesta quinta-feira, 17.01, quando garantiu aos presentes a doação de 120 hectares para a instalação do campus da UFVJM, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Zezinho informou que está sendo feita uma negociação de aquisição de área com a APERAM Bioenergia nas proximidades da cidade. Um levantamento foi realizado com técnicos da empresa e da Prefeitura e entregue à reitoria da Nossa Universidade, em setembro de 2012. O reitor Pedro Ângelo fez indicação de áreas mais viáveis. O prefeito disse que já se reuniu com diretores da APERAM para viabilizar a aquisição que se dará através de decreto de desapropriação para fins educacionais. 

A Diretoria de Infra-estrutura da UFVJM realizou estudos técnicos e indicou a viabilidade de algumas localizações com o estabelecimento de critérios como proximidade da cidade, fácil acessibilidade, proximidade de infra-estrutura urbana como serviços de água, esgoto, comunicações e energia elétrica, declividade, exame de impactos externos como a movimentação de aeronaves no Aeroporto Regional, etc.

A Prefeitura Municipal ficará responsável pela criação de infra-estrutura até a porta de entrada do campus o que demandaria recursos vultosos para investimentos. O prefeito procurará o estabelecimento de parcerias com os órgãos estaduais COPASA, CEMIG. SETOP e DER para viabilização do que for necessário.  

No próximo 22 de fevereiro, haverá uma Audiência Pública para definição oficial dos cursos a serem instalados no campus de Capelinha. Há indicações que os cursos a serem escolhidos sejam da área de Ciências Sociais (Direito, Economia, Ciências Contábeis, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo ou outros da área). Em uma segunda etapa, 5 ou 7 anos após a instalação poderão ser incluídos cursos de áreas da Saúde, Engenharias ou Agrárias.

O prefeito Zezinho da Vitalina entregará ao Reitor Pedro Ângelo, no dia da Audiência Pública, um documento de compromisso de doação da área destinada ao campus. da UFVJM, em Capelinha.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário