Imóveis desativados em Minas são transformados em rodoviárias, postos policiais e em centros culturais

Para Hélio[foto], o destino da estrada de trem reflete o que ocorreu com a própria família. “Cinco de meus seis filhos adotivos foram procurar emprego em outros lugares. Dois foram para Campinas (SP), outro para São Paulo, mais um para Angra dos Reis (RJ) e outro para Teófilo Otoni (MG).” Hélio ficou com a esposa e duas netas. Eles moram numa das casas construídas pela Bahia-Minas, na década de 1920, quando a oficina de trens foi montada. O local foi projetado para construir desde pequenos parafusos a complexas peças. O maquinário era um dos mais modernos para a época.
O fim da Bahia-Minas também ganhou o lamento do meio artístico. Dois dos integrantes do Clube da Esquina, Milton Nascimento e Fernando Brant, contaram a saga da linha férrea na música Ponta de areia: “Ponta de Areia, ponto final / da Bahia-Minas, estrada natural / que ligava Minas ao porto, ao mar / caminho de ferro mandaram arrancar”. O imóvel onde funcionou a importante oficina, desde 2000, foi modificado para abrigar o ginásio poliesportivo do município. A imponente fachada, contudo, continua preservada, sugerindo o quanto o endereço foi importante para a região. Parte do lugar atualmente é ocupado por um posto da Polícia Militar. A outra parte funciona como uma minirrodoviária, onde três empresas de ônibus levam passageiros para o interior de São Paulo, da Bahia e de Minas.
Longe de lá, em Araçuaí, onde era o fim da linha da “Baiminas”, a estação local abriga um centro cultural. O interior do imóvel foi melhorado, mas a parte externa precisa de revitalização: vidraças estão quebradas, a parede foi pichada e parte do passeio foi arrancada. “Quando criança, andei demais nesse trem. Me divertia bastante. Quem sabe, um dia, o trem não volta?”, deseja José Mário Ferreira, de 52, vendedor de aguardente de boa qualidade na região.
Transnordestina
Projetada para ser a mais importante ferrovia de integração dos estados do nordeste, a Nova Transnordestina deveria ser inaugurada este ano, mas o impasse financeiro entre a concessionária controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e o governo federal praticamente paralisaram a construção nos últimos seis meses. Especialistas indicam que se prevalecer o ritmo atual, o trem só entrará nos trilhos em 2036.
O ponto da discórdia é o orçamento aprovado em 2005. Inicialmente previsto em R$ 4,5 bilhões, foi acrescido de R$ 900 milhões em 2008. Mesmo assim, a CSN, vencedora do leilão para construir e operar a ferrovia, garante que a verba não é suficiente e pressiona para novo acréscimo de R$ 2,8 bilhões. O governo resiste. Caso resolva ceder, o custo vai praticamente dobrar, chegando a R$ 8,2 bilhões.
Fonte: Jornal Estado de Minas
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