sábado, 26 de janeiro de 2013

Encontro de duas tradições: Bartucada se apresenta na Banda Mole


Banda de 250 integrantes, coração do carnaval de Diamantina, comanda o batuque no próximo dia 2, no centro de Belo Horizonte

Divirta-se - Estado de MinasPublicação:25/01/2013 14:01Atualização:25/01/2013 14:18
 (Tulio Santos/EM/D.A Press)

A Bartucada, tradicional banda de percussão de Diamantina, se apresentará no maior pré-carnaval de Belo Horizonte, o desfile da ‘Banda Mole’, no dia 2 de fevereiro, a partir da 13h. Os trios elétricos vão percorrer a Avenida Afonso Pena, entre Avenida Carandaí e Rua da Bahia, e contarão com a presença de outros artistas como Zé da Guiomar e baterias de escola de samba. 

A Bartucada transforma todos os gêneros musicais em ritmo de samba: desde o arrocha até Rolling Stones. Hoje, a banda é composta por cerca de 250 integrantes voluntários.

Serviço
Banda Mole

Data: 02 de fevereiro – a partir das 13h
Local: Avenida Afonso Pena
Entrada Franca


São 250 músicos voluntários (Tulio Santos/EM/D.A Press)
São 250 músicos voluntários
Diamantina

A Bartucada realiza o carnaval de Diamantina há 41 anos. Desde 2002, a banda  - que antes se apresentava no Largo da Quitanda - passou a tocar no Largo do Mercado, onde parte da área foi configurada como um espaço reservado e hoje é o coração do evento. 

O tema de 2013 é a tradição do carnaval de rua. A temática das “Marchinhas” vem ilustrar o lúdico, a inocência e a beleza de alegorias, fantasias e canções da festa. “Nosso intuito é resgatar o carnaval de rua com seus blocos caricatos e, ao mesmo tempo, levar à cidade foliões que valorizam a tradição e a alegria que Diamantina compartilha há 41 anos”, diz Conrado Grossi Fabrino, fundador da Bartucada. 

Dificuldades
O carnaval da cidade histórica ficou ameaçado pelo déficit nas contas públicas, mas no dia 16 de janeiro ficou decidido que a festa será realizada, mas com ajustes no orçamento. Segundo os organizadores da Bartucada, será um carnaval com união da população e ajuda de voluntários, com resgate do “otimismo do diamantinense”.

Neste ano, a festa adota o slogan “Carnaval de Diamantina: aqui seu coração bate e batuca”. A Prefeitura manteve os eventos mais tradicionais, como os blocos caricatos Rato Seco, Sapo Seco – comemorando 90 anos de batismo, além das batucadas Bat Caverna e Bartucada.

A Bartucada completou 40 anos em 2012 (Tulio Santos/EM/D.A Press)
A Bartucada completou 40 anos em 2012
Blocos Xai-Xai e Biribiri
Fundado em 1975 pela Bartucada, é um dos dez blocos tradicionais que completa o circuito diário de Diamantina e será o protagonista do movimento de resgate, convidando Bartuqueiros, foliões e turmas a compor alas temáticas, com um concurso de fantasias inédito. São oito sugestões de tema:

1.A pipa do vovô não sobe mais
2.Balança o Saco
3.Bandeira Branca
4.Cabeleira do Zezé
5.Maria Sapatão
6.Pierrot Apaixonado
7.Se você pensa que cachaça é água / As águas vão rolar / Chegou a turma do Funil
8.Seu cabelo não nega mulata / Lourinha-Lourinha / Aurora

O objetivo é fazer com que os foliões diamantinenses e turistas comecem a preparar suas fantasias com antecedência e façam um desfile inusitado e divertido no carnaval. O desfile contará com o tradicional estandarte e com um carro abre-alas. O bloco sai na segunda-feira, 12 de fevereiro, às 14h, da Igreja do Bonfim. Os foliões finalizam o desfile em frente ao palco da Bartucada, na Praça do Mercado Velho, em Diamantina.

Já o Biribiri é o espaço onde as bandas Bartucada e Bat Caverna se apresentam, que oferece serviços como área vip e camarote.

Mais informações: https://www.facebook.com/bartucada

Serviço
Carnaval Diamantina 2013
07 a 13 de fevereiro
Diamantina – Minas Gerais


Shows da Bartucada
Bloco Biri Biri, Largo do Mercado

08/02 – Sexta, noite – 1h às 7h
09/02 – Sábado, tarde – 16h às 22h
10/02 – Domingo, noite – 1h às 7h
11/02 – Segunda, tarde – 16h às 22h
12/02 – Terça, noite – 1h às 7h

Desfile do Bróquio Xai-Xai
Data: Segunda-feira, dia 12/02

Horário: 14h
Concentração: Igreja do Bonfim
Trajeto: pelas ruas da cidade finalizando em frente ao palco da Bartucada

Nenhum comentário:

Postar um comentário