quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Araçuaí: UFMG lança hoje DVD Mestra Zefa

Lançamento será no Teatro Luz da Lua, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas

O DVD Mestra Zefa, será lançado hoje a partir das 20:30hs no Centro Cultural Luz da Lua, em Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha.

O DVD é uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) através do Programa Pólo de Integração do Vale do Jequitinhonha e o Programa de Extensão Saberes Plurais.

 Josefa Alves Reis, a mestra Zefa, nasceu em Poço Verde, região fronteiriça entre os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia em 1925.

Quando seu irmão mais velho, em 1958, foi construir Brasília em busca de uma situação melhor para família, viu-se em completa miséria, pois o irmão nunca mais deu notícias e nem retornou ao lar, ela então, como milhares de nordestinos, migrou para Minas Gerais, até chegar em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha.

Contadora de histórias e escultora aposentada, é uma das figuras mais amáveis e interessantes de Araçuaí


Quem é Zefa

A Zefa artesã não veio de repente, passou cerca de 10 anos de sua caminhada buscando sua verdadeira vocação que era a arte da escultura.

Inicialmente trabalhava com uma mistura de barro, farinha de trigo e cinzas. Após três anos muito criativos, Zefa largou o barro por acreditar que estava prejudicando sua saúde. Esta nossa terra aqui começou a ser falada com os Franciscanos, o Projeto Rondon e outros movimentos desse topo. Um dia fiz uma figura de Frei Chico, que já tinha ido embora, de barro. E depois, continuei modelando no barro, mas adoeci e os estagiários disseram que eu tinha anemia e não poderia mais trabalhar com o barro. Eu fiquei triste. Eu adorava o barro, conta.

Zefa escolheu então a madeira, esculpindo com traços firmes e originais suas obras mais conhecidas e reconhecidas. Na madeira se tornou mestra, conhecendo e sabendo como poucos explorar em suas peças as características naturais das madeiras da região, entre elas a imburana, o vinhático, a cabiúna, o cedro, a braúna preta, a aroeira e a jataípeba.

O que a natureza do Vale fornecia, Zefa recriava em forma de arte. Além de escultora, Zefa é ainda contadora de caso e benzedeira.

Muito doente, Zefa  vem sofrendo com problemas de visão nos últimos anos

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário