sábado, 26 de janeiro de 2013

Salinas: Cachaça mineira mostra qualidade e versatilidade no festival Madrid Fusión

Produto foi um dos escolhidos para representar Minas e o Brasil no evento espanhol e é o tema do último vídeo da série “Minas, o Estado da Gastronomia”
Museu da Cachaça em Salinas mostra história de produção tradicional de mais de 300 
anos da cachaça de alambique

Da Agência Minas
Museu da Cachaça, em Salinas, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas

Ao lado do café e do queijo, a cachaça mineira é um dos ícones que mostra a convidados e jornalistas do mundo todo o valor da cultura gastronômica do Estado. O produto é o tema do quarto e último vídeo da série apresentada pela  Agência Minas Agência Minas  esta semana, “Minas, o Estado da Gastronomia”.
Para melhorar a qualidade da cachaça produzida no estado, o Governo de Minas investiu bastante nos últimos anos. Uma das iniciativas foi a certificação de origem. “O programa certificação se baseia nas questões de qualidade, apresentação do produto, informações ao consumidor, como grau alcóolico.
Tudo isso foi favorável para colocar a cachaça definitivamente no mercado consumidor”, diz o gerente do programa Certifica Minas, Marco Antônio Vale.
Pura ou em forma de caipirinha, a cachaça mineira é um dos setores que mais gera emprego e renda no Estado. O modo de produção, porém, não mudou. Os alambiques são como eram há 300 anos, quando tudo começou. O Museu da Cachaça, inaugurado pelo Governo do Estado em Salinas, conta esta bela história e merece uma visita.
Agora, no Madrid Fusión, além de provar sua qualidade, a cachaça mineira prova também que tem tudo a ver com a gastronomia. Os festivais de pratos que usam a cachaça como ingrediente são a nova moda no Brasil e na Europa.
Assista ao lado a reportagem da Agência Minas em vídeo para conhecer mais sobre o tema.
a



Nenhum comentário:

Postar um comentário