segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Salinas: Prefeitos do Norte de Minas iniciam gestão sob a mira da Justiça

O desafio dos novos gestores, além de colocar a casa em ordem, é fazer com que as prefeituras iniciem um ciclo com a marca da honestidade e da transparência.

Foto: Dione Afonso Prefeitos do Norte de Minas iniciam gestão sob a mira da Justiça
A PF invade sede de uma das empresas acusadas de participar de fraudes, no Norte de Minas
Além de terem recebido as prefeituras com problemas financeiros, salários do funcionalismo atrasados e serviços básicos deficientes, os novos prefeitos eleitos no Norte de Minas iniciarão suas gestões sob a desconfiança da Polícia Federal (PF), da Receita Federal e dos ministérios públicos Estadual e Federal.
 
  Afinal, nos últimos quatro anos, quando estiveram nas mãos de seus antecessores, esses municípios foram alvo de várias operações, sob o comando dos órgãos de controle, que apontaram suposto rombo de mais de R$ 500 milhões aos cofres públicos.
 
  Os esquemas envolveram, além dos prefeitos, funcionários públicos e empresários responsáveis pela prestação de serviços às prefeituras.
  
Muitos dos envolvidos continuam presos e responderão por formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e outros crimes contra a administração pública.
 
Agora, o desafio dos novos gestores, além de colocar a casa em ordem, é fazer com que as prefeituras iniciem um ciclo com a marca da honestidade e da transparência.
  
Eles também querem provar aos órgãos de controle e de fiscalização que têm condições de gerir seus municípios dentro da legalidade.
 
A intenção, acima de tudo, é a de valorizar a confiança recebida do eleitor. Para isso, muitos prefeitos começaram a abrir auditorias em suas administrações e a fazer uma devassa em todos os contratos com os fornecedores que estão sob suspeita.
  
Investigada
   Em Francisco Sá, município com pouco mais de 25 mil habitantes, localizado a 471 km da capital, o recém-empossado Denilson Rodrigues Silveira (PCdoB) promete investigar todas as empresas apontadas pela PF durante a operação Máscara da Sanidade, em meados de 2012, que desarticulou fraude em 36 prefeituras mineiras.
 
  “Queremos manter a ficha limpa com os órgãos fiscalizadores. Vamos contratar uma empresa para analisar documentos e rever processos licitatórios. Se algo estiver errado, ou gerar a mínima suspeita, não vamos hesitar em rescindir contratos”, assegura o prefeito.
  
Suspeitas
   Hasteando a mesma bandeira, prefeitos de outras cinco cidades ouvidos pela reportagem – Olhos D’Água, Patis, Porteirinha, Salinas e Manga – também iniciaram auditorias na administração.
  
“As páginas que queremos ocupar são as dos cadernos de turismo. A boa notícia é que temos potencial para isso e é realmente uma pena que, até agora, nossa missão seja limpar a sujeita. Nos cabe agora dar fim a essas suspeitas que têm fundamento”, afirma o prefeito de Salinas, Joaquim Neres, o Quincas da Ciclodias (PT).
 
Fonte: Portal do Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário