sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Araçuaí: Campus do IFNMG tem novo Diretor


Professor diamantinense João Motta assume direção-geral do Campus Araçuaí

Fonte: IFNMG, com dica do leitor Fred Motta
Assinatura do termo de posse de João MottaO reitor substituto do IFNMG, professor 
Edmilson Tadeu Cassani, empossou na 
tarde de hoje, dia 3, o novo diretor-geral 
do Campus Araçuaí, professor João 
Antônio Motta Neto. 
A solenidade aconteceu na Reitoria, em 
Montes Claros.
Emocionado, João Motta agradeceu pela 
confiança nele depositada pela nova gestão 
do reitor José Ricardo Martins da Silva – 
que está em missão de trabalho em Portugal -, reafirmou seu compromisso com
a educação e com a Instituição e prometeu continuar trabalhando pelo Instituto da 
mesma forma que o faz desde que aqui ingressou, em fevereiro de 2010. João Motta 
sucede o professor Ednaldo Liberato de Oliveira na direção da Unidade.

Em seu discurso, o professor Edmilson Cassani acolheu, segundo suas palavras, 
"o mais novo integrante de nosso time". "Espero que o seu trabalho à frente do 
Campus seja exitoso no sentido de consolidar um efetivo diálogo interno, com 
reflexos produtivos para o próprio Campus e também para fortalecer a gestão 
do professor José Ricardo", disse. 
E convidou o novo diretor-geral a unir forças com os demais gestores do IFNMG: 
"Unidade de forças por um só Instituto, focado em se consolidar e evoluir para 
contribuir com a educação pública no nosso Norte de Minas, Noroeste de Minas, 
Vale do Jequitinhonha e Mucuri".
Publicado no Passadiço Virtual

Comentário
Esta nomeação, via Portaria administrativa, contraria os compromissos 
assumidos pelo novo Reitor, professor José Ricardo, em sua campanha para
a eleição da Reitoria, em junho deste ano: haveria consulta aos professores, 
alunos e pais na indicação do novo Diretor.
Como secretário da Associação de Pais e Mestres do IFNMG, campus Araçuaí. 
deixo aqui o meu protesto. 
Nada contra o professor João Motta, mas repudio a forma adotada pela nomeação.
Garanto que a notícia criou um clima de constrangimento no campus Araçuaí.
Começou mal o novo Reitor. 

10 comentários:

Carlos disse...

Caro Sr. Álbano,

Respeitando sua posição enquanto membro da Associação de Pais do IFNMG/Campus Araçuaí, penso que os fatos precisam ser melhor esclarecidos para não gerar uma interpretação equivocada e distorcida quanto ao assunto.

Vejamos:

1º) Na verdade o que fora proposto pelo Mag. Reitor Prof. José Ricardo, durante o processo eleitoral, seria consultar a comunidade acadêmica acerca da validação ou não da gestão do então Diretor-Geral do Campus Araçuaí, Prof. Ednaldo Liberato, ou seja, se ele permaneceria ou não como Diretor-Geral da Unidade.

2º) Uma vez que o Reitor eleito decidiu exonerar o então Diretor-Geral, Prof. Ednaldo Liberato, (ato juridicamente perfeito e de caráter discricionário do Reitor), extinguiu-se um possível processo de validação, ou seja, a consulta à comunidade acadêmica quanto à permanência ou não do então Diretor Prof. Ednaldo Liberato à frente da gestão do Campus Araçuaí.

3º) Tendo em vista que somente o Ministro da Educação pode deflagrar um processo eleitoral nos novos Campus, isto é, após 5 anos de sua implantação, conforme Decreto 6986/2009 em art. 13 que diz: "As consultas para o cargo de Diretor-Geral nos campi em processo de implantação deverão ser realizadas após cinco anos de seu efetivo funcionamento, contados da data da publicação do ato ministerial que autorizou o início das suas atividades, conforme o disposto no art. 12, § 1º, da Lei nº 11.892, de 2008").

4º) Portanto, tendo em vista que a nomeação do Diretor-Geral Pro Tempore (caso do Campus Araçuaí) é uma ato discricionário do Magnífico Reitor do IFNMG ( na jurisprudência o ATO DISCRICIONÁRIO consiste em a administração pode praticar com a liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua oportunidade e do modo de sua realização), tal decisão foi sensata uma vez que um processo de validação geraria um desgaste institucional improdutivo nesse momento crucial de implementação e construção do IFNMG/Campus Araçuaí.

5º) Finalizando, a nomeação do Prof. João Motta como Diretor-Geral Pro-Tempore do Campus Araçuaí foi recebida com entusiasmo e otimismo pela maioria dos funcionários e estudantes uma vez que o mesmo tem demonstrado notória competência e capacidade de liderança desde quando ocupava o cargo de Coordenador de Ensino do Campus Araçuaí.

O Magnífico Reitor Prof. José Ricardo começou muito bem, pautado nos princípios de sabedoria e sensatez em sua longa e profícua gestão à frente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Álbano Silveira Machado disse...

Realmente, precisa de mais esclarecimentos.

Continuo com minha posição.

Como é afirmado no ítem 4, foi um ato discricionário, sem consulta ao conjunto de membros do IFNMG, campus Araçuaí.

Espero sinceramente que "os princípios de sabedoria e sensatez" realmente sejam respeitados na gestão campus Araçuaí.

Nós, do Vale do Jequitinhonha, não somos marionetes como alguns gestores públicos pensam.

Espero que o nomeador professor João Motta consulte a comunidade escolar (professores, alunos e pais) sobre seus anseios em relação à instituição.

danielrj6 disse...

Sr Albano Silveira,

Uma das maiores preocupações do Instituto Federal - Campus Aracuai se encontra na gestao participativa. A prova disso esta justamente na participação de V.S como membro da Associação de Pais...O Campus Aracuai é o unico dos 7 campus do Norte de Minas Gerais que formalizou a Associação de pais, para fomentar a participaçnao dos pais nas Açoes do Instituto fato qeu Instituições de 50 anos nao o fizeram .

O Gremio tambem foi outra conquista , que tambem somente alguns campus formalizaram sua participação e existencia.

Outro ponto importante para corroborar com a participação de toda a comunidade, sera constar que a Associação e o Gremio contarão com salas individualizadas , computadores, internet , salas refrigeradas e todo conforto que puder ser proporcionado, fato que raros institutos proporcionam a seus discentes e seus familiares, fato que esta formalizado no relatorio da comissao de infra estrutura e ja reiteradas pelo novo Reitor - Jose Ricardo e o novo Diretor - Joao Mota.

Sr Albano, senhores pais e demais interessados, as explanaçoes acima ja esclareceram como foi ocorrido o processo, a consulta seria para VALIDACAO DA ATUAL DIRETORIA. Em nenehum dos 7 campus foi efetivado eleiçnes, porque ainda nao é epoca para esse processo, estamos em um processo de expansao e consolidaçao, precisamos fortalecer os trabalhos ja iniciados, dar continuidada para todo o processo .

Dessa forma , nao so afirmamos a participacao nesse processo, como necessitamos que voces paricipem do nosso dia a dia, algumas decisoes devem ser objeto de compartilhamento, outras exigirão decisoes imediatas , mas deixamos nossas portas abertas para participação de todo o Processoe e para questionamentos.

Como defensor da UFVJM em Capelinha, voce sabe a importancia de um Instituto, de uma Universidade no fomento e desenvolvimento da região, e que somente com essa colaboração e unicao poderemos construir um Instituto Maravilhoso para todos.

Nos procure, estamos de portas abertas para melhor entendimeno dos nossos trabalhos para os seus meninos e meninas...feito com carinho e dedicacao todos os dias....aguardo...abraço e fique com Deus

Daniel Sampaio
Diretor Administrativo
IFNMG - Campus Aracuai

danielrj6 disse...

Dessa forma, entendemos que o Reitor Professor Jose Ricardo buscou os melhores perfis, com maturidade e sapiencia para que nossos trabalhos possam melhorar e atender melhor aos nossos alunos e comunidade.

Podemos errar...podemos acertar....mas sempre com o objetivo de proporcionar o melhor...vamos ser otimistas...nossos gestores estao começando seus trabalhos..referenciados pelo belo trabalho realizado anterormente...

Otimo Fim de semana

Unknown disse...

Caro Sr. Álbano,
Permita-me discordar de um trecho do seu comentário. Na verdade, não há no Plano de Gestão do professor José Ricardo o compromisso com a “consulta aos professores, alunos e pais na indicação do novo Diretor”. A proposta de validação dos diretores pró-tempore não pode ser confundida com eleição. O campus só pode ter eleição a partir da expedição da portaria de autorização do MEC publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá para os novos campi somente após cinco anos de seu funcionamento.
Observemos que a palavra “validar” tem como sinônimos abonar, aprovar, autenticar, ratificar, legitimar e referendar. Portanto, o processo de validação só faria sentido se fosse para definir a continuidade ou não da gestão do diretor pró-tempore nomeado pelo reitor anterior. Com a opção pela saída do diretor pró-tempore nomeado pelo reitor anterior cessa-se a possibilidade e a necessidade de validação, pois só se pode ratificar ou referendar algo que está posto.
Vejamos um exemplo de utilização da palavra “validação”:
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, classificou nesta segunda-feira de "ridícula" a demora do processo de validação pela Casa Branca do nome escolhido por ela para comandar a Usaid (sigla em inglês da agência do governo americano para ajuda externa). Folha de São Paulo, 14/07/2009
Conclui-se, portanto, que somente seria possível haver a validação em se havendo um nome indicado. Logo, a saída do diretor anterior inviabiliza o processo de validação.
Alguém poderia concluir que, com a indicação do novo diretor, seria possível pensar novamente em validação. Em tese sim, mas temos que observar que não há uma definição clara de procedimentos de validação e que não seria possível fazer “consulta aos professores, alunos e pais”, pois isso seria uma eleição, o que somente pode acontecer após autorização via Portaria do MEC.
Considerando que “validação” não é sinônimo de “eleição” e que não há um procedimento único de validação, o entusiasmo com que foi recebida no campus a nomeação do professor João Motta, pode ser compreendida como uma forma de validação de sua indicação.

Agroecologia do IFNMG disse...

É importante compreendermos, que neste momento, não é possível ter eleições nos campus novos dos institutos federais pelas razões legais já mencionadas. Com a saída do Prof. Ednaldo, que prestou relevantes serviços ao nosso campus, é natural que o novo Reitor indicasse pessoa com a experiência necessária em gestão educacional e, tenho convicção que o nome do Professor João Motta era o mais indicado em razão não só da sua experiência, mas sobretudo pela sua seriedade e competência técnica. Parabéns e sucesso Professor João Motta.

Professor Emerson Delano Lopes
Campus Araçuaí

Aécio Miranda disse...

Meus caros,
É importante que todos nós trabalhemos para o desenvolvimento pleno do IFNMG e em especial, para o nosso campus aqui em Araçuaí. O instituto é um patrimônio da nossa região, assume em sua missão a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento regional. Nesse sentido, devemos ter sempre presente que o desenvolvimento só se dará de forma plena quando propiciar a participação de todos em seu processo de construção. O episódio da nomeação do nosso novo Diretor Geral, professor João Mota, por quem tenho muito respeito, não deve ser debatida apenas sob a ótica da competência técnica ou de sua experiência profissional. Em primeiro lugar é preciso entender que como Instituição de Ensino devemos primar pela formação para o exercício da cidadania. Desta forma, não podemos perder a oportunidade de democratizar todas as nossas ações, sob pena de termos nosso discurso destoante da prática. Como já disse um grande pensador, na educação não existe espaço para o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. A educação deve ser essencialmente um exemplo de como fazer a coisa certa. A grande expectativa que foi criada no interior do campus Araçuaí, principalmente no processo de eleição para o novo reitor, em visitas dos candidatos e compromissos assumidos, foi de que a comunidade interna teria a oportunidade de dizer o que ela acredita ser melhor para o campus. É difícil ver um comentário onde um colega de trabalho diz “o Reitor Professor Jose Ricardo buscou os melhores perfis, com maturidade e sapiencia para que nossos trabalhos possam melhorar e atender melhor aos nossos alunos e comunidade”. Eu não duvido que o nosso Reitor tenha feito, de fato, isso. Mas será que não temos maturidade ou competência para dizermos nós mesmos o que é o melhor perfil para gerenciar nosso campus? Não é um retrocesso no processo de construção da democracia negar a um grupo a oportunidade/direito de expressar aquilo que acredita ser o melhor para si? Eu concordo que validação não é sinônimo de eleição, mas acredito que é sempre possível promover a participação dos grupos, sobretudo nas decisões mais importantes. Nesse caso, sem fazer juízo de valor, acredito que perdemos uma excelente oportunidade de exercer a democracia tão proferida em nossos discursos.
Abraços,
Prof. Aécio Miranda
IFNMG- Campus Araçuaí

Unknown disse...

Eu votei em Kau por entender que a sua proposta era a melhor, inclusive a de validação no nosso campus. Bom, validação, consulta ou eleição, entendam como melhor convier. Para mim, a democracia no campus Araçuaí ficou prejudicada. Vejam que esta construção poderia ser fruto de um diálogo direto com servidores e a comunidade.Da minha parte, farei o possível para contribuir com o Campus, mas entendo que faltou diálogo.

Unknown disse...

Prezados,
Diante dos fatos, gostaria de fazer uma pergunta: Como uma instituição do tamanho do IFNMG pode consolidar e evoluir? Acredito que qualquer que seja a resposta, ela deve ter como cerne os princípios democráticos. Assim sendo, não há como ser democrático sem ouvir as pessoas e a comunidade. Neste contexto, acredito que alguns poucos servidores do Campus Araçuaí foram ouvidos/consultados para a nomeação do amigo professor João Motta como diretor geral pro tempore. Ou ele foi nomeado sem que ninguém do campus fosse ouvido/consultado? Consultaram-se alguns, porque não o ouvir a todos? Esclareço aqui que não faço nenhum juízo de valor do professor João Motta, por quem tenho admiração e respeito. Outra questão que também chama a atenção é o fato de servidores de outras unidades administrativas do IFNMG que estão a quilômetros de distância e até mesmo quem nunca visitou o campus Araçuaí dizer que esta foi a melhor opção. Não que estes “irmãos” não tenham o direito de opinar, mas se julgam no direito de fazê-lo, negar esta oportunidade àqueles que estão no dia-a-dia do IFNMG – Campus Araçuaí é no mínimo contraditório, um contrassenso. Cabe ressaltar também que, após quase três anos de funcionamento (janeiro de 2010 a setembro de 2012), os servidores do campus Araçuaí já se conhecem o bastante para saber indicar, quem entre eles, poderia ou não assumir a direção do campus, não fazendo, portanto, sentido algum, a nomeação como ato discricionário do reitor. É preciso reafirmar também que, a consulta à comunidade sobre a permanência ou não da gestão anterior bem como a composição de uma nova, fez parte dos compromissos do professor José Ricardo junto aos servidores do Campus Araçuaí. Para finalizar, faço também minhas, as palavras do professor Aécio.
Abraços a todos.
Natalino Martins Gomes
Professor do IFNMG – Campus Araçuaí.

Juvenal M. Gomes (Prof. IFNMG Campus Araçuaí) disse...

Na nossa Carta Magma, faço referência ao CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
.....
“ IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; “
.....

Referencio a nossa Constituição Federal, não por uma vocação legalista, mas pela força da Expressão “Livre a manifestação do pensamento” que nós é garantida, e que devemos exercitar cada vez mais dentro da nossa instituição (IFNMG). Mas ai cabe uma pergunta, será que tem se criado os espaços e nos dados às oportunidades para nos manifestarmos? Haja vista, a exemplo pelo ato do Reitor, professor José Ricardo, pela indicação da nova direção do Campus, sem consulta aos servidores do Campus.
Dentro da perspectiva de gestão da Instituição assumida pela renovação da Reitoria criou-se dentro do Campus Araçuaí, o anseio de manifestarmos o nosso pensamento sobre a gestão da nossa casa, e nada mais democrático do que ser ouvido aqueles que dia-a-dia levantam e fortalecem as bases para consolidação do IFNMG Campus Araçuaí.
Que estes exemplos, possam ser “caldo de debates” e de manifestações de pensamento, para que cada vez mais fortaleça a democracia e que se criem os canais e oportunidades para se ouvirem a comunidade envolvida.

Prof. Juvenal M. Gomes
IFNMG - Campus Araçuai

Postar um comentário