quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

30º Festivale é lançado em Belo Horizonte, hoje

30 pessoas serão homenageadas por destaque

no desenvolvimento cultural do Vale
Nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro, a Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha (FECAJE), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e do Instituto Sociocultural VALEMAIS, promove em Belo Horizonte o lançamento do 30º FESTIVALE – Festival de Cultura Popular do Jequitinhonha.
Na ocasião, a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, entrega placas em homenagem a 30 pessoas de atuação relevante e destacável no desenvolvimento da cultura do Vale do Jequitinhonha. Entre os agraciados estão Frei Chico, Gonzaga Medeiros, Guilardo Veloso, João Evangelista Rodrigues, Pereira da Viola, Rubinho do Vale, Tadeu Martins, Titane e Saulo Laranjeira.
Entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2013, a cidade de Medina terá seu dia a dia movimentado pelas atrações culturais de música, artesanato, poesia, teatro, grupos de arte popular, fotografia, culinária, entre outras. São as atividades do FESTIVALE, evento tão singular no país que traz à tona as riquezas culturais dessa região mineira.
A programação também inclui oficinas de capacitação - algumas ministradas por servidores da Secretaria de Estado de Cultura - em iniciação teatral, artesanato em cerâmica, técnica vocal, brinquedos e brincadeiras, dança afro, xilogravura, iluminação, malabares e formação de coral, entre outras.
O FESTIVALE – O Festivale teve suas origens no “I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha”, promovido pelo jornal Geraes, em 1979, na cidade de Itaobim. Seu objetivo era dar vez e voz ao povo do Vale, sua cultura, seus sonhos e sua luta por melhores condições de vida.
Em 1980, foi realizado o I Festivale, na cidade de Itaobim. Desde então, o evento se repetiu sempre com o caráter da itinerância, tendo como objetivo principal valorizar, preservar e divulgar a cultura popular do Vale do Jequitinhonha, promover o intercâmbio entre os artistas e o público e a comercialização da arte ali produzida.
Palco de todas as manifestações artísticas da região, como folia de reis, congado, boi de janeiro, apresentações de dança, teatro, canto coral e artesanato, o Festivale foi criado a partir das mais variadas matérias primas encontradas na região, como o barro, a palha, o couro, o tecido, a linha, o cipó, as pedras preciosas, o coco e o ouro, bem como a experiência de vida e sabedoria popular.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura
Serviço: Lançamento do 30º Festivale
Data : 09 de janeiro - Quarta-feira - 19 horas
Local: Pizzaria Vinicius - Av Coronel Pedro Paulo Penido, 212 - 
Cidade Nova - Belo Horizonte  ( atrás da Feira dos Produtores)
30 personagens homenageados por participação 
no desenvolvimento cultural do Vale
Agradeço a indicação honrosa do meu nome entre as pessoas homenageadas. 
Este foi o convite enviado aos homenageados. 
Prezado (a) Sr. (a),
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, juntamente com a FECAJE e apoio do Instituto Valemais, fará a entrega, nesta quarta-feira, de placas em homenagem a pessoas que contribuíram para a valorização e divulgação da cultura do Vale do Jequitinhonha nos últimos 32 anos. A homenagem se dará durante festa de lançamento do 30º Festivale.
Você será um dos homenageados, como pessoa importante para a história da cultura do Vale do Jequitinhonha. Sua presença será muito importante para todos nós. Aguardamos confirmação de sua presença ou indicação de pessoa para representá-lo (a) na solenidade.
Este ano o FESTIVALE “temporão” acontecerá na cidade de Medina, entre os dias 20 e 26 de janeiro. O evento de lançamento em BH será nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro de 2013, no horário das 19 horas, na Pizzaria Vinicius - Av. Coronel Pedro Paulo Penido, 212, no bairro Cidade Nova (atrás da Feira dos Produtores), com entrada franca.
Até lá.

VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha
Lista dos homenageados:
1. Albano Silveira Machado - Banu - Berilo
2. Ângela Gomes Freire - Araçuaí
3. Aurélio Silby - Santana do Araçuaí - Ponto dos Volantes
4. Benedito Silva Porto - Bené- Capelinha
5. Chico Damasceno
6. Claudio Bento - Jequitinhonha
7. Darkan Viana - Almenara
8. Fabiane Pereira Vargens - Jordânia
9. Francisco de Assis Mota (Zizinho) - Novo Cruzeiro
10. Frei Chico
11. George Abner - Pedra Azul
12. Gonzaga Medeiros - Fronteira dos Vales/Almenara
13. Guilardo Veloso - Pedra Azul
14. Itamar Alves de Souza - Minas Novas
15. João Evangelista Rodrigues - Poeta/fotógrafo - BH
16. José Ênio
17. Lodônio Figueiredo - Pedra Azul
18. Marcos Gobira Damasceno - Jordânia
19. Maria Núbia Alves Cruz - Rubim
20. Mauro Chaves - Medina
21. Paulinho Pedra Azul - Pedra Azul
22. Pereira da Viola - São Julião/ Téofilo Otoni
23. Raimundo Luiz Vieira - Padre Paraíso
24. Rubinho do Vale - Rubim
25. Saulo Laranjeira - Pedra Azul
26. Tadeu Martins - Itobim
27. Titane - cantora
28. Ulisses Mendes - Itinga
29. Valdeci Paulo de Souza - Tiburcim - Salinas
30. Vilmar Oliveira - Medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário