sábado, 26 de janeiro de 2013

Programa Água para Todos é apresentado em reunião com prefeitos da Ameje, em Araçuai

Prefeitos do Médio Jequitinhonha foram informados sobre intervenções previstas para a microrregião: cisternas e sistemas simplificados de abastecimento serão construídos


Cerca de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo vereadores, representantes de sindicatos e associações comunitárias, além de lideranças regionais.
O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (Sedvan), participou na quarta-feira (23.01), em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, de reunião com os recém-empossados prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Ameje).
  
A convite da nova diretoria da entidade, cujo presidente é o prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão(PT), o secretário Gil Pereira mostrou as principais ações previstas no Programa Água para Todos com o objetivo de auxiliar os municípios da microrregião, pertencentes ao semiárido mineiro, na convivência com os períodos de seca.

“O foco do Água para Todos, resultante de parceria entre os governos Estadual e Federal, é promover o acesso à água na zona rural do Norte e Nordeste de Minas, beneficiando famílias de baixa renda, por meio de intervenções que disponibilizem água para beber e produzir alimentos. Os municípios do Médio Jequitinhonha vão receber cisternas e sistemas simplificados de abastecimento”, informou Gil Pereira.    

Durante a reunião, o secretário apresentou a tabela para os 17 municípios que serão beneficiados com o programa .

Eles serão contemplados com cisternas de placas e sistema simplificado de abastecimento. Os benefícios são de acordo com a população  e tamanho de cada município, segundo Gil Pereira.

As licitações serão feitas pela Copasa.. As cisternas são de 16 e 52 mil litros.

Sobre as pequenas barragens, o diretor da Ruralminas disse que existe um convênio entre o IDENE e o Ministério do Desenvolvimento Social e que a construção está em processo de licitação para atender 17 municípios da região.

Veja a tabela dos municípios

1-Araçuai- 12 sistemas simplificados de abastecimento

2-Berilo- 542 cisternas de placas

3-Caraí- 12 sistemas simplificados de abastecimento

4-Chapada do Norte 857 cisternas de placas e 11 sistemas simplificados de abastecimento

5-Comercinho- 6 sistemas simplificados de abastecimento

6-Coronel Murta- 5 sistemas simplificados de abastecimento

7-Francisco Badaró- 450 cisternas de placas e 8 sistemas simplificados de abastecimento

8-Itaobim- 6 sistemas simplificados de abastecimento

9-Itinga- 9 sistemas simplificados de abastecimento

10-Jenipapo de Minas- 175 cisternas de placas e  5 sistemas simplificados de abastecimento

 11-José Gonçalves de Minas- 312 cisternas e 5 sistemas simplificados de abastecimento

12- Leme do Prado- 91 cisternas de polietileno

13- Medina- 7 sistemas simplificados de abastecimento

14-Novo Cruzeiro- 12 sistemas simplificados de abastecimento

15-Padre Paraíso-09 sistemas simplificados de abastecimento

16-Ponto dos Volantes-09 sistemas simplificados de abastecimento

17-Virgem da Lapa- 08 sistemas simplificados de abastecimento

Do total dos 17 municípios a SEDVAM ficará responsável por 5 e o restante, à cargo da Fundação Banco do Brasil e Cáritas.

Serão investidos no programa, R$27.358.250,21

Idene-MG
 O secretário estava acompanhado do vice-diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene-MG), Roberto Grapiuna, ex-prefeito de Joaíma; do coordenador do Programa de Cisternas, Arnaldo Severino, da diretora regional do Vale do Jequitinhonha, Margareth Durães (Diamantina), além do diretor presidente da Copanor – Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A, Frank Deschamp.

 Prefeitos e vices.

Também participaram do encontro o primeiro vice-presidente da Ameje e o prefeito de Jenipapo de Minas, Márlio Geraldo Costa; o segundo vice-presidente e prefeito de Comercinho, Célio Barbosa Costa; os prefeitos de Virgem da Lapa, Harley Lopes Oliveira, de Coronel Murta, Francisco Eletâncio Freire, e de Francisco Badaró, Antônio Sérgio Mendes, todos conselheiros fiscais da entidade; além dos prefeitos de Berilo, Higor Maciel Coelho; de Cachoeira de Pajeú, Humberto Tolentino; de Chapada do Norte, Ronaldo Lourenço Santana; de Itaobim, José Alves de Oliveira; de Itinga, Adhemar Marcos Filho; de José Gonçalves de Minas, Aécio Rodrigues Motoso; de Medina, Robson Meleye Machado; de Padre Paraíso, Dulcinéia Duarte de Souza Pinto; de Ponto dos Volantes, Cândido Ferraz Alves; e de Virgem da Lapa, Harley Lopes de Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Idene e Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário