quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Caos administrativo faz prefeito de Araçuaí fechar prefeitura

O prefeito Armando Paixão (PT) diz que a medida foi tomada diante da total desorganização administrativa em que se encontra a prefeitura.

Há 3 anos a administração municipal funciona na Vila Magnólia, em um prédio alugado. O antigo prédio da prefeitura aguarda verba para reformas


A prefeitura de Araçuaí (MG) uma das mais importantes do Médio Vale do Jequitinhonha estará com suas portas fechadas até o dia 31 de janeiro.

A decisão foi tomada pelo prefeito e médico,  Armando Jardim Paixão (PT) no segundo dia após ser empossado no cargo.

“ Encontramos uma situação caótica. Até agora não temos ainda um diagnóstico da real situação financeira e administrativa da prefeitura, em função da falta de transição do governo”, afirma o prefeito.

Em entrevista ao Jornal Gazeta, ele disse que a medida foi tomada para arrumar a casa e organizar o planejamento dos serviços públicos municipais.

Durante o período em que a prefeitura permanecer fechada,  um balcão de atendimento para situações consideradas urgentes, estará disponível ao publico, na rua Rio de Janeiro, 377, Vila Magnólia (Centro Administrativo Municipal) 
  
Confira trechos da entrevista concedida na sede da AMEJE- Associação dos Municípios do Médio Vale do Jequitinhonha, na manhã de quarta-feira (9).

JG- O senhor distribuiu comunicado à população sobre o fechamento da prefeitura, alegando caos administrativo. O que o senhor pretende fazer diante disto?
  
 Estamos tomando pé da situação. Não temos ainda o banco de dados da arrecadação do município. Parece que tudo foi apagado.Não sabemos se há dinheiro em caixa. São várias contas bancárias. Aos poucos vamos organizando a casa.

JG- Com relação aos equipamentos e máquinas, o que foi encontrado?

 Tem muita coisa sucateada, carros sem motor e máquinas que precisam de reparos. Nos primeiros dias,  pedimos socorro à prefeitura de Virgem da Lapa para nos emprestar uma ambulância porque as nossas estavam estragadas.Já resolvemos este problema
  
JG- Os servidores que eram contratados,  foram demitidos no final do ano. Eles  saíram sem receber o 13º,  o salário de dezembro e as rescisões contratuais. O  que o senhor vai fazer?

  Como eu disse, não sabemos ainda a real situação financeira da prefeitura. Vamos fazer o levantamento do que existe nos Bancos e ver o que podemos fazer.

JG- A comissão de transição não fez um relatório desta situação? O senhor ainda não sabe qual o montante das dívidas e a relação dos credores?
  
 O governo anterior não passou nenhuma informação. Até agora sei que há muitas dívidas, principalmente com a Copasa, Cemig, INSS e com fornecedores.

 JG- Com relação ao retorno  do Centro Administrativo para o antigo prédio da prefeitura . Até hoje não foram repassados os recursos para a reforma . Como o senhor pretende solucionar este problema?

 Estamos estudando isso. Precisamos nos informar sobre os recursos prometidos para a reforma. Anexo à prefeitura, existe o prédio do PSIU cedido pelo Estado e onde estava funcionando a Secretaria de Assistência Social. Ele também precisa de reformas. Por enquanto vamos ficar onde estamos até encontrar uma saída. Já nos foi oferecido  um andar do novo prédio da Câmara de vereadores que está sendo construído. Creio que a obra ficará pronta em 2 meses.

 JG -Há muitas críticas com relação ao último concurso da prefeitura. Uma delas é  a suspeita de que pessoas de confiança do ex-prefeito foram beneficiadas. O concurso foi homologado durante o período eleitoral. O senhor pretende rever esta situação? De que forma?

Estamos fazendo um levantamento para ver se ele foi feito dentro da legalidade. Temos informações que,  quem organizou o concurso também  participou das provas. Há muitas irregularidades. Enquanto isso não for esclarecido,  não podemos convocar ninguém.

JG- O senhor vai realizar uma auditoria na contas  e contratos da prefeitura?
 
Sim.

JG-Que cara terá a nova administração e o que vai diferenciá-la da anterior?

Vamos dar ênfase à Saúde e à Educação e valorizar o servidor público que há 4 anos está sem aumento salarial. Vamos implantar mais três PSFs ( Programa Saúde da Família) . Atualmente existem cinco. Vamos abrir um no bairro Pipoca, outro no São Jorge/Itatiaia  e o terceiro, no distrito de Engenheiro Schnoor. 
  
JG- Os telecentros  comunitários , incluindo os da zona rural, estão fechados. Quando o senhor vai reabri-los?

Os computadores foram recolhidos para um dos almoxarifados da prefeitura. Precisamos ver em que situação eles se encontram.
  
JG- E as obras que foram iniciadas no governo anterior e que estão paralisadas, como por exemplo, a reforma da Praça do Coreto, símbolo histórico de Araçuaí?

Para a Praça do Coreto existe um recurso de R$ 50 mil que está  depositado em conta. Porém, o projeto de reforma precisa de alterações. Com relação às outras obras, estamos fazendo um levantamento dos convênios, cujos recursos já estão creditados em conta e outros que ainda não foram liberados.

JG- Araçuaí está vivendo um surto de dengue. Há muito lixo pela cidade. Que providências a prefeitura está tomando para mudar este quadro?

No próximo domingo vamos realizar um grande mutirão de limpeza, com capina das ruas e recolhimento de entulho. Uma equipe de 26 pessoas da Secretaria Regional de Saúde do Estado já está em Araçuaí. A prefeitura contratou mais 26 em caráter de urgência, por 30 dias para auxiliar nos trabalhos.
  
JP- O CAPS/SESAMAR que atende pessoas com sofrimentos mentais está fechado. Toda a equipe foi dispensada, inclusive psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional e pessoal de apoio. Há uma previsão de quando ele será reaberto?
  
Na próxima segunda-feira. Já convidamos alguns profissionais da Saúde para integrar a nova equipe.

JG- O senhor gostaria de acrescentar alguma coisa à entrevista?

Só lembrar que, durante o período que a prefeitura estiver fechada os serviços essenciais de saúde, limpeza pública, mercado, matadouro, rodoviária e cemitério, funcionarão normalmente.

Sérgio Vasconcelos
Repórter, na Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário