Depois de 15 meses de abertura de licitação, DNIT homologa decisão de empresa vencedora de licitação
Próximo passo é encaminhar o processo para a Diretoria Colegiada para homologar a adjudicação.
Foi homologada no dia 14/01/13, o processo licitatório nº 50600.003835/2009-77, tendo como objeto a seleção de empresas para elaboração de projeto para pavimentação da BR-367, que foram divididos em dois lotes.
O asfaltamento dos trechos da BR-367 foi dividido em dois lotes, a saber:
Lote
|
Descrição
|
Valor (R$)
|
Valor (R$) Licitado
|
Prazo de Execução
|
01
|
Rodovia: BR-367/MG; Trecho: Divisa BA/MG (Salto da Divisa) – Entroncamento BR-259(B) (Gouveia); Subtrecho: Divisa BA/MG (Salto da Divisa) – Entroncamento MG-406 (Almenara) - Salto da Divisa-Jacinto-Aalmenara; Extensão:
|
2.725.018,65
|
1.740.612,61
*economia de 984.406,04 mil reais
|
380 Dias
(1 ano e 15 dias)
|
02
|
Rodovia: BR-367/MG; Trecho: Divisa BA/MG (Salto da Divisa) – Entroncamento BR-259(B) (Gouveia); Subtrecho: Entroncamento MG-114(A) - Minas Novas;
(Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte- Minas Novas)
Segmento: km 332,9 ao km 392,6; Extensão:
|
3.653.838,96
|
1.893.186,07
*economia de 1.760,652,89 mil reais
|
420 Dias
(1 anos e 2 meses)
|
No primeiro lote, ganhou a concorrência a empresa Consol – Engenheiros Consultores que ira realizar o projeto pelo custo de R$ 1.740.612,61. O preço é bem abaixo do valor original, tendo uma economia de R$ 984.406,04 mil reais para os cofres públicos.
Este lote se refere ao trecho entre Salto da Divisa-Jacinto-Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, numa extensão de 61,6 km. O prazo é de 1 ano e 15 dias para a elaboração do projeto. Ou seja, 31 de janeiro de 2014.
Situação caótica da BR-367 durante o período de chuvas |
No segundo lote, ganhou a concorrência a empresa Direção Consultoria e Engenharia LTDA que ira realizar o projeto pelo custo de R$ 1.893.186,07 O preço é bem abaixo do valor original, tendo uma economia de R$ 1.760,652,89 mil reais para os cofres públicos.
Este lote se refere ao trecho de Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas, em uma extensão de 59,7 km.
Aqui, o prazo é de 1 ano e dois meses para entregar o projeto. Ou seja, 14 de março de 2014.
Aqui, o prazo é de 1 ano e dois meses para entregar o projeto. Ou seja, 14 de março de 2014.
Texto de Bernardo Vieira, do Blog do Jequi, com alterações
Comentário:
É impressionante como tudo o que os governos estadual e federal traçam para o Vale do Jequitinhonha demora tanto. Este processo de licitação demorou 1 ano e 3 meses para sua conclusão. Desde outubro de 2011, vem se arrastando, com demora na publicação do Edital, mais ainda para na análise da documentação, com muita demora na orientação do processo.
Colocou-se um valor altíssimo de R$ 6,37 milhões. Como o valor da elaboração do projeto de engenharia fica em torno de 3%, o valor da pavimentação da rodovia com seus 121,3 km foi estimado pelo DNIT em torno de R$ 210 milhões.
Pelo resultado da licitação, imagina-se que o valor total de pavimentação dos dois projetos fique em torno de R$ 121 milhões, com um valor aproximado de R$ 1 milhão por km pavimentado.
Este é um cálculo de técnicos do DNIT, da Regional de Goiás.
Esperamos que a corrupção não aumente o valor real das obras, para não demorar ainda mais a obra tão sonhada pelo povo do Vale do Jequitinhonha.
Mais ainda: que a elaboração dos projetos seja concluído em prazo mais curto que 12 meses. E que o processo de licitação e a execução das obras não demorem como o da elaboração dos projetos.
Se assim for, dificilmente veremos o início das obras em 2014 ou 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário