domingo, 13 de janeiro de 2013

Quais são os candidatos a deputado pelo Vale em 2014?

Candidatos a deputado estadual começam a viajar pelo Vale do Jequitinhonha
 O médico Jean Freire, na foto, de camisa branca, é candidato a deputado estadual. Estão à sua direita, o vereador de Araçuaí, Artur Cândido, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT). À sua esquerda, o ex-prefeito de Francisco Badaró, José João. Manifestação por campus da UFVJM em cidades do Vale do Jequitinhonha. 

A corrida eleitoral de 2014 já começou. Embora o publico em geral não tenha conhecimento, há articulações para o lançamento de candidaturas a deputado federal e estadual, no Vale do Jequitinhonha.

Uma das candidaturas mais comentadas e tidas como certa é a do médico Jean Freire, atual vereador de Itaobim, pelo Partido dos Trabalhadores, Ele é candidato a deputado estadual,  de novo. Em 2010, obteve a expressiva votação de 24.752 votos, tendo ficado na 9ª suplência. Precisava de cerca de 35 mil votos  para se eleger. Teve uma votação massiva em cidades como Itaobim, Araçuaí, Berilo e Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha. Espera ampliar a votação e conquistar uma vaga na Assembléia Legislativa, em 2014.

Hoje,  ele expande seu trabalho de atuação para todo o Vale do Jequitinhonha, com atuação junto ao Movimento da UFVJM é nossa, pelo asfalto da BR 367 e projeto de apoio à formação da juventude.
 José Prates, ex-prefeito de Salinas, é nome cogitado para se candidatar a deputado estadual

Outra candidatura a deputado estadual possível é a do ex-prefeito de Salinas José Prates, do PTB. Ele governou Salinas por 8 anos, de 2005-2011. A cidade voltou a ser destaque econômico na região, com grande crescimento do seu PIB  - Produto Interno Bruto. Porém, encolheu-se políticamente com a retirada do campo representativo dos deputados estaduais Péricles dos Anjos (PSDB) e de Geraldo Santana (PMDB).
José Prates quer uma cadeira na Assembléia Legislativa para preencher um vazio existente na representação legislativa das regiões de Salinas, Alto do Rio Pardo, Baixo e Médio Jequitinhonha.
Ele terá que se acertar com deputado estadual norte-mineiro Arlen Santiago, do seu partido, a quem apoia. Ou então, migrar para outro partido.
 Deputado estadual Luiz Henrique Santiago, do PSDB, de Diamantina, é candidato à reeleição.

O deputado estadual Luiz Henrique Santiago, do PSDB, é candidato à reeleição. Ele é natural de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, embora tenha sua base eleitoral mais forte no norte de Minas, devido à herança eleitoral de sua esposa, a ex-deputada estadual Elbe Brandão. Luis Henrique se elegeu com 78 mil votos, em 2010.
Ele tem se movimentado muito pelo Vale do Jequitinhonha, procurando se identificar mais com a região e defendendo várias bandeiras da região. Chegou a formar uma Frente Parlamentar em defesa do Jequitinhonha, na Assembléia, que pouco avançou. Porém, tem atendido a demandas pontuais de vários municípios. Junto com o deputado estadual André Quintão, do PT, fez uma peregrinação por municípios atingidos pela seca, apresentando várias ações estruturantes para atender principalmente comunidades rurais e famílias de baixa renda.

O atual diretor da Copanor, Márcio Kangussu, ex-prefeito de Joaíma, no Baixo Jequitinhonha, e ex-deputado estadual, por dois mandatos, pode voltar a disputar as eleições em 2014, visando vaga à Assembléia Legislativa, dependendo das articulações do grupo político de Aécio Neves na região. 

Outras candidaturas ventiladas, porém ainda não confirmadas ou divulgadas são as do assessor parlamentar João Pedro (PT), de Minas Novas/Capelinha; Tadeu Martins, de Itaobim, e candidato a prefeito de BH, pelo PPL, em 2012; Saulo Laranjeiras, ator e cantor de Pedra Azul ; Roberto Botelho, ex-prefeito de Jequitinhonha.   

Dois candidatos podem surgir em Diamantina: Ragosino e Padre Gê. Se não ganhar a Prefeitura nas eleições extemporâneas. em abril, o ex-prefeito do Tejuco, natural de Itamarandiba,  se candidata a deputado estadual.   Ragosino promete sair candidato a deputado estadual de novo. Com a entrada do Padre Gê pode desistir para apoiá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário