sábado, 19 de janeiro de 2013

Prefeitos em Minas congelam orçamento para novas obras


No Vale do Jequitinhonha, prefeituras dos municipios de Araçuai, Berilo e Virgem da Lapa estão com as portas fechadas até fevereiro.


Em Governador Valadares, a prefeitura prefere falar em contingenciamento

O motivo para a adoção da medida é a falta de garantia da liberação de verbas federais e estaduais, responsáveis por abastecer a maior parte dos caixas municipais.Em vez de anunciar obras, os prefeitos em Minas se preparam para congelar os orçamentos.



Alguns prefeitos já falam em “cortar na carne”, seja reduzindo os próprios salários ou a folha de pagamento. Em um cenário promissor, anúncio de obras e novos investimentos só em 2014.


É o caso do município de Araguari, no Triângulo Mineiro. Recém-empossado na prefeitura, Raul Belém (PP) vai congelar o orçamento municipal. A dívida atual chega a R$ 78 milhões, segundo o prefeito.


“A situação está péssima. Dependendo do resultado da auditoria, vou baixar um decreto para criar um gabinete de emergência. Essa dívida vem de anos”, declarou.


Serviços básicos como capina e varrição das ruas estão paralisados. O prefeito declarou que vai chamar os credores e fazer uma proposta para pagá-los em prestações.


Outra medida será reduzir em 10% a folha de servidores. “53% da nossa receita está comprometida com folha de pagamento”, declarou.


O prefeito de São Francisco, Norte de Minas, Luis Rocha (PMDB), diz que vai cortar o próprio salário. “Vou ter que congelar o orçamento. São R$10 milhões em dívidas”, disse.


Dentre as obras que não poderão ser feitas em 2013, está a drenagem da cidade. “Infelizmente, a população vai ter que esperar”, disse.


Em Governador Valadares, Vale do Rio Doce, o secretário de Administração, Ranger Belisário, prefere falar em contingenciamento. “Vamos liberar pagamento só quando tivermos o dinheiro”, declarou.

De acordo com ele, as novas obras anunciadas serão aquelas cujo investimento já foi captado. “A situação não está maravilhosa, mas não podemos reclamar”.
No Vale do Jequitinhonha, prefeituras dos municipios de Araçuai, Berilo e Virgem da Lapa estão com as portas fechadas até fevereiro.

Foante: Portal Hoje em Dia, via Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário