segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Itamarandiba: Audiência Pública por implantação de campus da UFVJM

Itamarandiba: Audiência Pública por implantação de campus da UFVJM Surge mais um Movimento para implantação de campus da UFVJM em cidades do Vale do Jequitinhonha. Desta vez, é a cidade de Itamarandiba que promove uma audiência pública no próximo dia 23.11.2011, às 19:00 hs, no Plenário José Sena, na Câmara Municipal da cidade.




A cidade que pleitea a implantação do novo campus Universitário do Alto Jequitinhonha, já ganhou a adesão de diferentes municípios vizinhos que confirmaram presença no evento. Além do apoio das municipalidades vizinhas, o movimento para a implantação do Campus em Itamarandiba tem o apoio dos deputados federais Leonardo Monteiro (PT), Bernado Santana (PR) e dos deputados estaduais Adelmo Leão (PT) e Délio Malheiros (PV), informou membros do Movimento em Itamarandiba:


" O movimento da UFVJM é Nossa pela implantação de um campus em Itamarandiba está a todo vapor. A cada dia o movimento ganha mais forças e a audiência pública na Câmara Municipal no próximo dia 23.11 servirá para mobilizar ainda mais a população e lançamento do grande movimento que a cidade terá no dia 04 de dezembro.




Desde a divulgação da expansão da UFVJM para outras regiões ficamos indignados e, hoje, o resultado é a mobilização da população e instituições em Itamarandiba. Foram confeccionados adesivos, faixas e outras mídias de divulgação. É preciso compartilharmos do momento histórico que vive o Jequitinhonha e reafirmamos o município, importante âncora com infraestrutura institucional, urbana e com um campo dinâmico e de forte vocações florestais para as atividades extensionistas da Universidade".


A ALMG promove audiência no dia 24 em Diamantina e nossa comitiva estará presente, junto ao Vale, na defesa da UFVJM é Nossa", finalizaram.
Audiência Pública: dia 23.11 (19:00hs) - Câmara Municipal de Itamarandiba.
Pedro Afonso, de Itamarandiba.
Comentário:


É justo e de direito toda cidade do Vale reivindicar um campus da UFVJM para seu local. No Alto Jequitinhonha será implantado um campus, entre 2012 e 2015, conforme decisão do CONSU - Conselho Universitário.



Porém, a cidade para se candidatar como sede de campus deve ter as seguintes características: ser pólo regional, aglutinando vários municípios; possuir infra-estrutura urbana de saúde, educação, saneamento básico, comunicações, transportes, de serviços; ter amplo acesso de cidades vizinhas, inclusive asfaltadas; possuir apoios políticos da própria cidade e de municípios vizinhos, como de deputados estaduais e federais.



No Alto Jequitinhonha, a cidade de Capelinha já vem se mobilizando desde agosto pelas redes sociais. Há cerca de 45 dias, o movimento vem crescendo com a adesão de toda a população, de vários partidos políticos, igrejas, escolas, empresariado, associações e sindicatos. Já tem o apoio de 11 municípios, em uma microrregião de 21, com abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas. No dia 25.11, sexta-feira, fará grande manifestação em Praça pública, quando se espera mais de 5 mil pessoas de toda a região, tendo confirmada a presença de 4 deputados federais.


O Movimento A UFVJM é nossa! que se espalhou por todo o Vale do Jequitinhonha já firmou posição em centrar fogo em algumas cidades com chances reais de viabilizar os três campi no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. Assim, o Movimento unificado e fortalecido propõe campus em Capelinha (no Alto), Araçuaí ou Itaobim( no Médio) e Almenara (no Baixo).


Itamarandiba vem reivindicando um IFET há muitos anos. O Movimento acredita que esta proposta tem o apoio de todas as cidades da microrregião. Porém, a competição com Capelinha pode vir a atrapalhar as duas cidades enfraquecendo a luta por um campus no Alto Jequiinhonha.

18 comentários:

Mário Sampaio disse...

Itamarandiba tem que desenvolver pra depois querer um campus da UFVJM, não há sentido nenhum ter este campus em Itamarandiba, eles tem mais é que reconhecer que é melhor em Capelinha que irá atender uma região maior,Capelinha está esta bem centralizada e poderá atender a todos,Itamarandiba não tem infraestrutura nenhuma pra receber um campus,povo de itamarandiba devia fazer a comparação de Capelinha e Itamarandiba lá no IBGE, o IBGE irá dizer pra vocês..

Denin disse...

Discordo de Você Mário Sampaio, pois digo a você que Capelinha não está CENTRALIZADA, Itamarandiba faz limite com 13 municípios, Capelinha faz apenas com 09, ou seja, em Itamarandiba, mais municípios poderiam ser atendidos, e questão de infraestrutura digo-lhe que Itamarandiba não está tão diferente de Capelinha não, as duas Cidades são bem parecidas, e digo-lhe que a diferença de população é de aprox. 2.600 pessoas, realmente é decepcionante saber que até Capelinha está nos passando, mas isso só ocorreu por causa da APERAM e dos Distritos como "Aricanduva" que se emanciparam, dando uma forte perca de população, ou seja, mesmo perdendo "uma cidade" ainda quase nos igualamos a vocês, imagine se não houvesse ocorrido isso????!!!!

Mário Sampaio disse...

Não é só na questão d e população não, Capelinha é muito mais rica do que Itamarandiba, foi isto que pedi pra vocês de Itamarandiba verem no IBGE, o produto interno bruto de Capelinha é quase o dobro de Itamarandiba, capelinha é a segunda do vale no PIB, Diamantina é a Primeira, Capelinha está em plena expansão, é só vocês virem conferir como a cidade tem crescido, é a cidade do vale que mais cresce, sem comentários...

Denin disse...

Pois éhh... Itamarandiba com toda sua "pobreza" é a Capital BRASILEIRA do Eucalipto, o 6º maior produtor de mel do pais, cidade SOLIDÁRIA do Brasil, somos a unica cidade do alto do jequitinhonha que possui terreno adequado para o crescimento habitaconal, um enorme loteamento na saída para Carbonita, mais 3 lotementos enorrrmes para serem finalizados, um Centro social que é o único da região que tem certificado federal, MAS O QUE CAPELINHA ( NÃO DIGO TODOS, MAS SIM A PARTE QUE INCLUI VOCÊ) TEM MAIS QUE ITA É a arrogância e o desejo de se tornar uma cidade grande sem espaço para crescer... ;)

Mário Sampaio disse...

Ví que não conhece bem capelinha, no final do bairro acácias existe um outro loteamento que se chama bouganville, que é do mesmo tamanho.e já foi vendido uma grande aréa na mesma região onde será feito um outro loteamento, e na saída para a sua ITA existe o bairro aeroporto onde já existe pelo menos 160 casas sendo construída.espaço pra crescer aqui tem tanto como aí, sei que Itamarandiba tem muita aréa plana, mas tudo já cheias de eucalipto, o limite de plantação da Aperam aí foi como aqui, aproximou muito mesmo da Cidade, por tanto aí não tem mais que Capelinha espaço pra crescer.não tenho nada contra Itamarandiba, só acho que ela não terá um campus da UFVJM, até pq ela nem foi incluída no PDI, então era para o pessoal daí estar dando força pra Capelinha..

Denin disse...

" Não adianta querer tapar o brilho do sol com uma peneira" - Pense nisso!!! ;)

Mário Sampaio disse...

O mesmo digo pra vc, vc não quer enxergar por conta do bairrismo que tem pela sua cidade, eu não tou com bairrismo não, tou dizendo o que realmente é. Capelinha está bem acima de Itamarandiba, até admiro Itamarandiba, por serem grandes frequentadores de Capelinha. todos os dias sempre vejo carros com placa de Itamarandiba por aqui,não só de Itamarandiba como de todas as cidades vizinhas,isto é pq Capelinha é a mais completa da região, por aqui se encontra tudo que procura...

Denin disse...

Tá acima nda!! kkkkk
Questão do pessoal estar indo aí,geralmente é por conta da Caixa Econômica e INSS, mas não se preocupe pois o movimento daí por parte dos itamarandibanos vai cair muito, pois a agência do INSS aki em ITA já está pronta, e a caixa irá construir uma agência que ficará em 1,5 milhão acredita?? rsrsrs... percebi mesmo como aí tem tudo, apenas 01 hospital ( coitados da população quando aí crescer "absurdamente"), aki temos 02 ( e olha "como vc diz" aki é pobre) vergonha pra Capelinha!!! somente um hospital. ahhhh olhando o IBGE "como vc pediu", percebi que aí tá feio em saúde ehin??! apenas 17 Estabelecimentos de saúde SUS, aki temos 26! mais fazer oque?? não vou mais discutir com vc pois respeito sua opinião e repito novamente "Não adianta querer tapar o brilho do sol com uma peneira"!

Herbert Ferreira disse...

Capelinha pode estar em pleno desenvolvimento e ter o segundo maior PIB da região. Sem sombra de dúvidas, Capelinha está se transformando uma cidade desenvolvida, mas o que vem em questão é a criação de um Campus de Universidade Federal. O governo federal, ou melhor, o PT em nível federal está em favor não só de cidades que se dizem ricas, mas principalmente as que não são. Itamarandiba com menos desenvolvimento que Capelinha, como diz você Mário Sampaio, está se candidatando sim a ter um campus da UFVJM e não perderemos esperanças até o último momento. Não me importo e nem tenho medo das suas palavras quando se diz respeito a Capelinha, pois a CAPITAL BRASILEIRA DO EUCALIPTO, sim está em busca deste campus. E eu tenho certeza absoluta que se vier mesmo o campus para a nossa região, te afirmo uma coisa com convicção e novamente com muita certeza... DILMA ROUSSEFF QUE FOI MAJORITÁRIA EM ITAMARANDIBA, NÃO DEIXARÁ QUE MANDE ESTE CAMPUS PARA OUTRA CIDADE QUE É TOTALMENTE OPOSIÇÃO!!!

Mário Sampaio disse...

Vocês que fiquem esperando este campus aí, vocês chegaram tarde, vai para vocês não, se não vier pra Capelinha, pra vocês é que não irá.porquer não asfaltaram Aricanduva para Itamarandiba de onde ela se desligou? tá vendo que Capelinha só ganha de vocês, com isto aricanduva virou um bairro de Capelinha só temos a ganhar com isto,Angêlandia que era um distrito de Capelinha ligou por asfalto a Capelinha, com isto virou um outro bairro de capelinha,pra te falar a verdade tem uns 10 anos que não passava em Itamarandiba,mas passei aí há pouco, mudou muito pouco mesmo,estrada de Itamarandiba só se leva a ela,Itamarandiba ficou isolada, pra mim Turmalina tá na frente de Itamarandiba,aqui pode ter um só hospital, mas é melhor do que os dois que tem aí,ele tem uma boa extensão em um só lugar, aí tem dois bem pequenos,conheço eles.voltando ao assunto de estradas, mais uma cidade se ligará a capelinha,que é setubinha, com isto virará outro bairro de capelinha trazendo mais pessoas pra cá,agradeço ao herbert por reconhecer a real situação de Capelinha,ele está bem por dentro da situação daqui,pq senti que falou sem zombar,sei que abrirá a CEF e INSS aí, isto não será suficiente pra ter baixas tão significantes pra Capelinha,há uma enorme região hoje frequentando capelinha...

Mário Sampaio disse...

Olha, a Aperam já doou uma aréa de 20 hectares, mais 10 de um outro empresário, totalizando 30 hectares de aréa para o Campus, está vendo que estamos na frente.Capelinha está na frente, bem na frente de Itamarandiba,isto só mesmo quem não quer ver,realidade é dura de aceitar..

Arthur Oliveira disse...

"O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita" (2 timoteo 2; 4-6). Continuem lutando Itamarandibanos...

MÁRCIA RODRIGUES disse...

PC090238.JPG

MÁRCIA RODRIGUES disse...

UVJM É NOSSA.
Almenara-MG

Adenilson Vieira disse...

Quero deixar Registrado aqui um agradecimento ao MÁRIO SAMPAIO, por mostrar pro Vale do Jequí e sobretudo para o MUNDO atravéz da Rede Social (internet); a falta de carisma e simpatia por parte de alguns nativos como ELE, que se acham superiores aos demais munícios do Alto Vale que para Capelinha ao menos por parte DELE a UFVJM não deve Ir. Não por isso, mas Porquê iria CONTRA o Projeto e Objetivo do CAMPI que é DESENVOLVER e ATENDER a Maioria! Se Capelinha está Na "Galha do PAU" devem até já ter uma UNIVERSIDADE e só eles sabem disso... Bão tamém! Nós não temos e precisamos Mais que Capelinha!!! É Claro, Nossas CIDADES Vizinhas e Não Bairros como diz o MÁRIO SAMPAIO (quando se refere à Aricanduva e Angelândia)também anceiam por crescimento e oportunidade.
Apenas com arrogância, Disprezo e Antipatia ninguém nunca venceu uma Batalha Dr. MÁRIO SAMPAIO.
Pense nisso... Fique com DEUS.

Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia disse...

È isso ae Adenilson,eu mesma nunca pensei nelas como bairro, e sim como uma cidade vizinha com oportunidades de crescimento proprios !

Heberty Lima disse...

É uma pena que deparamos com alguns comentários "egoístas" citados acima revelando uma profunda mágoa entre as duas principais cidades do alto do jequitinhonha, pelo visto o rancor ainda vigora o que até hoje é justificado por uma estrada de terra ligando estes dois municípios. Se houvesse união e respeito no lugar de desafio e disputa por parte dos políticos e da população, nós poderiamos morar em uma cidade e estudar em outra.
(como ocorre em Itamarandiba e Carbonita) e (Capelinha e Angelândia). Espero que a união e o respeito possa abrir nossos olhos e que não deixe escapar esta oportunidade, sou de Itamarandiba e espero poder ver meu filho, amigos e familiares estudando na terra natal e se não for posível 55 km é logo ali. Pois “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”

Postar um comentário