quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quatro municípios do Vale do Jequitinhonha já definiram seus candidatos a prefeito

Municípios do Médio Jequitinhonha 
apontam candidatos a prefeito
Araçuaí, Virgem da Lapa,  Berilo e Chapada do Norte
 já sabem quem escolher nas próximas eleições
A campanha eleitoral já começou. Vários grupos políticos nos municípios de todo o Vale do Jequitinhonha vêm definindo seus candidatos a prefeito. Podem surgir novas candidaturas devido a insatisfações, racha de grupos, acordos mal amarrados e pressão da sociedade por novas alternativas de gestão local.
A  tendência é de duas candidaturas na maioria dos municípios, não se vislumbrando outro quadro.
No Médio Jequitinhonha, nos municípios de Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte e Virgem da Lapa já há definições de candidaturas a prefeito. Dificilmente, haverá alteração nos indicados pelos grupos políticos até o momento.
Veja o quadro em alguns municípios da região:

Araçuaí  pode ter duelo Aécio x Cacá
o prefeito Aécio Jardim é candidato à reeleição, tendo como vice Leonardo, do PMDB. Embora tivessem brigado nas eleições de 2010, um chamando o outro de ladrão, juntou-se de novo, para enfrentar uma candidatura do PT, que havia governado o município por 12 anos.
Prefeito Aécio Jardim disputa a reeleição com o vice Leonardo
Aécio se aproveitou de vários convênios com o governo estadual e governo federal – deixados pelo ex-prefeito petista José Antônio  - e realizou várias obras na cidade, principalmente de pavimentação.
O medo da turma de Aécio é a candidatura de Maria do Carmo Ferreira da Silva, a Cacá, que ocupa cargo no governo federal, em Brasília. Alguns confessam que é a única opção da oposição petista de voltar ao poder no município.

Ex-prefeita Cacá, ao lado dos deputados Luiz Henrique Santiago e André Quintão.
Através de artimanhas políticas, o Tribunal de Contas do Estado de Minas, rejeitou contas da Cacá, devido a erros técnicos, em repasse a mais para a Câmara de Vereadores. Assim, ela ficaria inelegível, pela Ficha Limpa.  Os aliados de Aécio tentam macular a imagem de Cacá, falando em desvios de verbas.
Lideranças petistas dizem que ela pode se candidatar, os aliados do Aécio divulgam que não.
O PT teria o médico Armando como plano B.

Virgem da Lapa: prefeito Dim quer fazer sucessor
Depois de 7 anos no poder, o PT de Virgem da Lapa apresentou Harley, Secretário Municipal, como pré-candidato ao Executivo. Marcinho de Naila, do PSB, também se diz candidato, dentro do mesmo grupo. O prefeito Dim Martins faz várias articulações para manter o grupo unido, tentando convencer um ou outro dentro de um projeto político.
Nas duas eleições, de 2004 e 2008, Dim ganhou em todas as urnas, alcançando mais de 70% dos votos. Ele acredita que o grupo continua no poder, em Virgem da Lapa.
Prefeito Dim Martins, abraçado com o artesão e congadeiro Mestre Bastião, de Minas Novas
A oposição lança o ex-prefeito Diógenes Timo, que foi derrotado em 2008. Ele procura fazer articulações tentando tirar lideranças que apóiam a atual administração. Conseguiu fazer a presidência da Câmara com Lacerda e o apoio de dois vereadores que saíram do PT, Marcinho de Zué e Jênisson.  Mas, Lacerda vive a ameaça de cassação do mandato devido à acusaçãode uso indevido do veículo da Câmara.
A Câmara dos Vereadores teve  seu programa na Rádio Morada suspenso também devido ao baixo nível de acusações que ali se dava, principalmente através de Marcinho de Zué, que ataca ferozmente a administração e o grupo político comandados pelo prefeito Dim.

Berilo: Candidato de Barueri enfrenta filho de ex-prefeito  
Em Berilo, há dois candidatos definidos para as eleições municipais: Betão, de Barueri, e Higor, filho do ex-prefeito Ioiô.
Depois de 7 anos de governo, o grupo do prefeito Lázaro Neves não conseguiu se articular politicamente,  vivendo brigas políticas e disputas internas, principalmente no segundo mandato. Com isso, grupos de apoiadores e lideranças se sentiram alijadas, bandeando-se para a oposição.
O vereador Zezinho de Jamiro, do DEM, apresentou-se como candidato e fez várias ações como presidente da Câmara, forte influência sobre o prefeito Lázaro e apoio de candidato a deputado federal diferente da opção do grupo. Atropelou companheiros e encostou no prefeito para ser o indicado preferido. Três Secretários - Tintim, Edmilson e Moacir -, procuraram outra alternativa por não concordarem com a candidatura de Zezinho. Ele prometia tirar a concentração de poder que eles detêm. No final do ano, Tintim se afastou da Prefeitura, por decisão pessoal.
Prefeito Lázaro Pereira Neves (à direita), ao lado do presidente da 
Câmara Municipal, João Diógenes
Foi apresentada a candidatura do empresário Alberto Eleutério, o Betão, como candidato a prefeito. Betão nasceu em São Paulo e mora em Barueri. Seus pais são de Berilo e sua mulher também. Ele viveu seu período de adolescência na cidade, no início da década de 80.
Sua principal apresentação é o projeto Barueri Bem Berilo, em que a prefeitura paulista distribuiu cestas básicas e brinquedos, em dezembro de 2009 e 2010, além de doar veículos e equipamentos usados para a Prefeitura de Berilo. Barueri também patrocinou um projeto de captação de água de chuva com R$ 300 mil reais. Esta campanha não se repetiu em 2011, como estava previsto. Não houve explicação da suspensão do programado.
O jovem Higor Maciel, 26 anos, é o candidato da oposição. Ele foi candidato a prefeito em 2008, após viver o trauma do assassinato de seu pai,  o ex-prefeito Ioiô, em junho daquele ano. Ele tinha apenas 22 anos. Viveu sua primeira experiência política por estar sempre afastado das atividades do pai, prefeito por duas vezes.  
Foi uma campanha muito emocional com a utilização massiva do nome do pai. Embora tenha sido preso o assassino confesso que disse ter cometido o crime por encomenda do médico Luiz Nogueira, o clima pesou durante todo o período eleitoral, com as suspeitas de crime político.  Higor perdeu as eleições de 2008, por apenas 207 votos, a mais apertada na história de Berilo, com acusação de uso abusivo da máquina pública.
Espera alcançar vitória neste ano, após filiação ao PSDB e articulação de mais 5 partidos. Ele conta com o desgaste da atual administração que vem realizando obras, mas maltratando o povo, segundo várias lideranças do seu grupo.

Chapada do Norte: Ex-prefeito Manoel Branco 
enfrenta comerciante indicado por Teco
Após duas vitórias fáceis, em 2004 e 2008, e uma administração de muitas obras com diversos convênios com o governo estadual, o prefeito Teco Soares pode ter sérios problemas para eleger
o seu sucessor, o comerciante Ronaldo de Zuza.
Prefeito Teco Soares, de Chapada do Norte, tem dificuldades na eleição de sucessor
Ele enfrentará o popular Manoel Branco, ex-prefeito de 1997 a 2004.
Teco venceu as duas eleições citadas devido à articulação de Paulinho da Cachoeira que se tornou seu vice e trouxe mais da metade do grupo do Manoel para apoiá-lo, na época.

Paulinho acreditava que seria o candidato natural do novo grupo. Teco o preteriu. Os políticos da cidade, principalmente a família Soares, não querem entregar o comando do município para lideranças dos distritos, como aconteceu com Manoel Branco, de Boa Vista. Além do mais, Teco acredita poder ter mais influência na administração com Ronaldo de Zuza, como prefeito. O que diminuiria seu poder com Paulinho de Rosa, da Cachoeira, que tem autonomia e grande experiência como homem público, como vice-prefeito por duas vezes e vereador por 3 vezes.
Por sua vez, Manoel Branco tem grande aceitação popular e é respeitado como bom administrador – apesar da pouca leitura-, transparente e democrático, utilizando o lema de “não roubar e nem deixa roubar”.
E ainda pior para o candidato de Teco: Manoel Branco espera contar com o apoio de fiéis companheiros como Zé Emetério, vereador no 4º mandato, da região do Granjas; Zé Donério, de Boa Vista; Paulinho de Totô, ex-prefeito; de dois irmãos do Teco; e de lideranças da cidade, do São João, Córrego do Rocha, Água Suja, Santa Rita, Cachoeira, Batieiro, Marzagão e outras comunidades, quase todos apoiadores da atual administração.

Mais um fator de dificuldades para Ronaldo de Zuza. Paulinho da Cachoeira sempre foi grande amigo de Manoel Branco, desde os tempos de corte de cana, na região de  Taquaritinga, em São Paulo. Foi Paulinho o grande articulador político da candidatura e apoiador da administração de  Manoel Branco. Só não se candidatou em 2004 porque Paulinho de Totô, ex-prefeito da cidade, não abriu mão de ser candidato.  Paulinho de Cachoeira bandeou-se pro outro lado e deu a vitória à oposição. Ele sabe que terá mais espaços políticos com Manoel do que com Ronaldo.  Seu movimento político define a peleja.
Mas, promete ser uma das disputas mais acirradas da região.

16 comentários:

Chapada em 3D disse...

Está com postagem equivocada, e sem fundamentações legais e política.
Morador do município vejo este tipo de reportagem muito tendenciosa para ser criada e postada em uma ferramenta de comunicação tão democrática quanto o blog. Em pleno século 21 no vapor da democracia política e partidária no calor das tecnologias da informações, pouco se publica nas redes e nas mídias impressas matérias tendenciosas, informações não condizentes da realidade atual da política no município de Chapada do Norte. Não vejo o prefeito TECO fazer escolhas e nem apontar pré candidatos ao cargo de prefeito. O município tem hoje duas história uma antes do prefeito TECO e outra após dois mandatos de excelência, não é fato é realidade para todos, quem não vê são adversários do município de Chapada do Norte, aqueles que não moveu e move até hoje uma “palha” à favor de nossos cidadãos. Caros leitores, pare apenas cinco segundos de seu valioso tempo e lembre do local onde mora como era entes do prefeito TECO e avalie nos dias de hoje.
Quero aqui deixar minha indignação como acompanhante do “blog do Banu” desde sua criação. As recentes postagens, sem critérios e sem avaliação, ou seja, falta de estudos com fundamentações lógicas.

Álbano Silveira Machado disse...

Caro anônimo que se intitula Chapada em 3D,

Primeiro, eu escrevo e assino embaixo.
Desconheço quem possui este nome em Chapada do Norte.

Segundo, não há desmerecimento de obras realizadas pelo prefeito Teco. Fala-se da articulação política, de lideranças e dos grupos que compõem o mosaico político local.
Se a reportagem é tendenciosa, o seu comentário é ainda mais.
Você somente defendeu a administração atual, desprezando todas as anteriores, dividindo a história do lugar em antes e depois do atual prefeito. É desconhecer a história do lugar.
Modéstia à parte, eu a conheço muito bem.

Terceiro, esta avaliação se dá a partir de ouvir vários representantes dos dois grupos, antes chamados de "tampa e balaio". Claro que este terminologia já não cabe mais. Mas, tenho informações próprias e outras captadas com pessoas de grande conhecimento do tabuleiro da política de Chapada.
Você tem todo o direito de discordar como defensor de uma ala política. O que não se deve fazer em política, e em nenhum outro tipo de disputa, é desprezar o adversário como se ele não tivesse valor e força.
Também não menosprezo a força de Ronaldo de Zuza e Dona Lia. Ele é muito forte. Também não tiro os méritos do prefeito Teco com seu apoio político.

Disse e reafirmo: a disputa pode ser muito acirrada. Será decidida a partir da posição do atual vice-prefeito Paulo Elvídeo Borges Figueiredo, o Paulinho de Rosa, do distrito da Cachoeira do Norte, e do vereador José Emetério, do distrito de Granjas do Norte.

Por último, o Blog do Banu tem credibilidade devido às colocações diretas, verdadeiras, com estudos e "fundamentações lógicas", que, muitas vezes, fere posições como aconteceu no comentário acima.

Álbano Silveira Machado disse...

Caro Chapada em 3D,
completando. Já publiquei vários post com verdeiras propagandas de feitos da administração atual, geralmente com textos do Blog do Tim, o vereador Adailton Rodrigues, da base do governo. E continuarei publicando sem cobrar como publicidade.
Não houve um comentário sequer, questionando tais post. Nem a oposição chiou.

Chapada em 3D disse...

Não estou me posicionando partidariamente e nem quero tornar esta ferramenta de comunicação uma disputa, apenas surpriendir pela péssima colocação do administrador desta bela ferramenta em apontar fatos SEM NENHUMA FUNDAMENTAÇÃO E FONTES DE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS. Caso tenha captado infomações de fontes como você mesmo diz "...tenho informações próprias e outras captadas com pessoas de grande conhecimento do tabuleiro da política de Chapada" parabéns, pois reportágens se baseia em dados e/ou fontes de informações. Reafirmo que o município tem hoje duas história: "uma antes e outra depois du atua prefeito". Não menosprezo os demais apenas vejo o município com tais características evolutivas que não tínhamos antes, pois nosso povo era desacretitado e se posso dizer nosso município não tinha nenhum valor no senário de nossa federação nacional.

eo brigadeiro disse...

banu vc esta totalmente por fora de politica do nosso municipio
vc nen tem fontes de onde vc tirou issu visito o seu blog todos os dias mais hoje vejo que vc caiu muitooo querer dizer que quem indicou o candidado foi o teco so pra refrescar sua menmoria quem indicou o ronaldo foi o povão .quem te falou que o prefeito teco tem dificudades para escolher vc nen conversou com com ele .vc esta afirmando coisas que vc nun viu .

Álbano Silveira Machado disse...

eo brigadeiro!
É impressionante! Eu escrevi, fiz uma análise da política local, dei nomes aos bois e disse porque eu pensava assim.
E assinei embaixo!
Eu conheço o município de Chapada inteirinho,assim como suas lideranças.
Vem um anônimo e contesta sem apresentar nenhum fundamento.
Eu não disse que Teco tem dificuldades para escolher o candidato. O grupo dele tem bons nomes, inclusive o do Ronaldo e do Paulinho, vice-prefeito.
Disse que sua escolha pode levá-lo às dificuldades de eleger o escolhido. Nada mais. Vai depender dele e das costuras políticas que fará.

"O pior cego é o que não quer ver".

Ademilton Macedo disse...

Prezado Banu!

Li hoje pela manhã com atenção e satisfação, sua analise sobre o cenário das eleições municipais de Chapada do Norte. Impossível negar-lhe veracidade!

Seu BLOG é sabidamente, por aqueles dotados de capacidade intelectual e discernimento, uma importante e relevante ferramenta de divulgação dos fatos e notícias da nossa região...

Você posta conquistas, realizações, festas e também aponta problemas e cobra soluções, faz denúncias e isso tudo, sem portanto, se acovardar por traz da escuridão do anonimato!

Assim, sugiro-lhe que não ocupe seu tempo, respondendo postagens anônimas, que não merecem qualquer credibilidade. Primeiro pela ausência de autoria e segundo, por que nossa região e o nosso povo, precisam de você, com sua atenção voltada para o que fato interessa!

Quero portanto, parabenlizá-lo por este trabalho que seguramente, contribui muito para o desenvolvimento da nossa aviltada região.

Eu sou Ademilton Macedo, de Cachoeira do Norte; atualmente residindo, trabalhando e estudando em Ribeirão Preto/SP. Porém, sem deixar de voltar os olhos para a nossa região e o nosso povo.

Abraço.

Hélita Figueiredo disse...

Parabéns por suas colocações Banu. Esclarece, e muito, àqueles que não acompanham o cenário político de Chapada do Norte.
Aos que acompanham e conhecem a política em sua essência, veio para "ecoar" o nosso sentimento.

Hélita Figueiredo

Oliveira disse...

Virgem da Lapa merece outros nomes... Pois a sociedade consciente não vai aceitar a imposição do prefeito Dim em Lançar Harley, que é o seu homem de confiança e tem uma grande rejeição da sociedade.Muito menos o retorno de um passado!
Pois esperamos que o próximo prefeito dê continuidade nas coisas boas que estão acontecendo em nosso município.

Unknown disse...

Sobre o que diz a "reportagem" sobre Araçuaí...

Banu,

Contenha seu ímpeto petista nas notícias do seu site.

Você está caindo no ridículo.

Sim, caindo no ridículo...

Não tem ninguém em Araçuaí com medo de Cacá. Se alguém te disse isso, está enganado.

Também nunca ouvi dizer que Aécio chamou Leonardo de "ladrão" e vice-versa...

Sobre esse trecho: "Aécio se aproveitou de vários convênios com o governo estadual e governo federal – deixados pelo ex-prefeito petista José Antônio - e realizou várias obras na cidade, principalmente de pavimentação", comento o seguinte: Aécio FEZ os convênios e não se aproveitou do trabalho da administração anterior. Até mesmo porque a administração anterior teve 12 anos para fazer convênios, que ele fez em 4.

"Sobre esse trecho: Através de artimanhas políticas, o Tribunal de Contas do Estado de Minas, rejeitou contas da Cacá, devido a erros técnicos, em repasse a mais para a Câmara de Vereadores. Assim, ela ficaria inelegível, pela Ficha Limpa. Os aliados de Aécio tentam macular a imagem de Cacá, falando em desvios de verbas.
Lideranças petistas dizem que ela pode se candidatar, os aliados do Aécio divulgam que não. O PT teria o médico Armando como plano B".

Sinceramente? Que conhecimento técnico você tem para criticar uma decisão do TCE? Colocar a pecha de "artimanha política" a uma decisão do TCE poderia lhe render era um bom processo.

Política é um negócio sujo mesmo. Bom mesmo deve ser estar vivendo de prefeitura. Quem está dentro não quer largar o osso, quem está fora quer tomar o osso.

Não estou defendendo Aécio não, tá? (que isso fique bem claro).

O Vale do Jequitinhonha é pobre. Pobre no sentido material, pobre de espírito.

Não me venha com aquela velha cantilena de que "o Vale é Rico", tem "tambores", "batuques", "violas", "grupos teatrais", "artesanato"...

Saia da sua Berilo e dê um passeio pelo Vale do Paranaíba em Minas Gerais. Ou vá em Uberlândia, Uberaba, Araxá... Ali sim... Riqueza... Soja, milho, café, desenvolvimento... Essa mentalidade de que artesanato produz riqueza está na raiz do nosso atraso e subdesenvolvimento.

Ideia que vocês, petistas, defendem com tanto fervor.

Att.,


Ruy Jardim Neiva
OAB/MG 100.068

Álbano Silveira Machado disse...

Caro Ruy,
1 - quem me disse que o Aécio o chamou de ladrão foi o próprio Leonardo, vice-prefeito, em 2010, na campanha eleitoral. O Aécio não gostou do seu vice apoiar outro candidato diferente do seu.
2 - Convênio com o governo federal assinados com mais de R$ 3 milhões foram deixados prontos, no final de 2008, pelo ex-prefeito José Antônio;
3 - Todos os membros do TCE são do grupo do Aécio e fazem julgamento político como o caso da Cacá. Se não tivessem medo da Cacá não fariam as articulações para inviabilizar sua candidatura, por erros técnicos. Correllgionários do Aécio me disseram o que afirmei. Tenho muitos amigos nas duas alas políticas local que fazem esta mesma análise;
4 - Conheço outras regiões ricas e não prego pobreza como lema de vida. O Vale é potencialmente rico, economicamente não devido aos diversos governos que o abandonaram. Defendo um desenvolvimento sustentado. Por isso, luto noite e dia pela expansão da UFVJM com instalação de campus na sua Araçuaí, Capelinha e Almenara. Creio que esta á a principal bandeira do Vale para termos uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento regional.

diversidade disse...

Eleitor indignado, Chapada do Norte.
Amigo Banu, Parabéns pelas suas colocações que são todas verdadeiras não tem nada de antes e depois aqui em Chapada com continua do mesmo jeito saúde péssima, transporte escolar péssimo os alunos anda mais de pé do que de carro, merenda escolar péssima assim mesmo quanto educação nem se fala cada dia pior e o atual prefeito só viajando para BH ele e seus secretários atrás das diárias para colocar no bolso como ele vai ter cara de pedir voto para seu sucessor sendo que ele pisou em todos que votaram nele nem se quer dar um bom dia aos seus eleitores. Agora o Manuel Branco é popular e trata todo mundo do mesmo jeito bem, Paulinho da Cachoeira do mesmo jeito muito educado e popular. O Manoel é candidato do povão nós queremos tirar o poder do atual prefeito. O Ronaldo é ótima pessoa também mais se unir com o prefeito é difícil para ganhar as eleições.

alan disse...

Caro Banu, li atentamente, como faço sempre suas colocações no blog. Por se tratar de um blog você pode expressar livremente suas opiniões sem se preocupar com o cunho jornalístico delas, no entanto com o alcance que voce tem poderia, isso é uma sugestão, deixar bem claras as suas preferências. Sobre Virgem da Lapa, minha cidade, acredito que muita água ainda há de correr e novidades poderão surpreender.
Grande abraço!!

Álbano Silveira Machado disse...

Prezado Alan,
A análise política que faço é uma leitura minha, naquele momento. Sua visão pode ser diferente.
Se você quiser me enviar um outro olhar sobre a sucessão em Virgem da Lapa,fico grato. Me mande por email e registre seu telefone, por favor.
Esta visão aí em cima é pessoal sim, mas não é irreal.
Aliás, os quadros também mudam, de acordo com movimento dos grupos políticos e decisões pessoais.
Em abril, farei outras análises, mas de forma diferente deste post. Consultarei uma ou duas lideranças de cada grupo, e alguém com olhar mais imparcial/crítico sobre as visões políticas manifestadas.
Aí, sim, estarei fazendo um espécie de reportagem.
Continue acompanhando o Blog e dando suas opiniões. A sociedade cresce em cidadania é com participação e debate de todas as questões públicas.

Ana Elisa Macedo disse...

Banu, venho acompanhando seu blog recentemente e vc estar corretíssimo em relação ao cenário politico de Chapada do Norte, mas gostaria muito de entrar em contato com vc via email, para te passar algumas imagens e relatar a precariedade do saneamento básico do distrito de Granjas do Norte e o descaso de segurança publica tbem no distrito.
Uma idosa de 63 anos foi estrupada e pior a policia nem compareceu ao local, mesmo depois da mesma ter sido levada a Minas Novas e o médico legista ter confirmado o estrupo. A populaçao esta revoltada!
(tenho imagens de esgoto a ceu aberto em frente a escola do distrito e da creche sendo invadida pelo mato e tbem com esgoto a ceu aberto em frente a mesma) e tem mais e mais caso de descaso e de falta de respeito das autoridades com a populaçao.

Aguardo contato

Anônimo disse...

Claro Bnu ! Aki é Daiana Neta de Manoel Brando
gostaria que você publicasse no seu blog !
essa enquete que esta Rolando na Internet!

Em quem você votaria para
prefeito nas proximas eleições
*clike no link e de sua opinião

http://www.criarenquete.com.br/1191310-em-quem-voce-votaria-para-prefeito-nas-proximas-eleicoes.html

Postar um comentário