Zefa, artesã de Araçuai, vai receber homenagem da UFMG
O Programa Saberes Plurais em Conexão, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG por meio do Polo de Integração, apresenta no dia 30 de janeiro um dos resultados do eixo de trabalho Cartografias Culturais Transmidiáticas.
Trata-se da apresentação e lançamento de alguns dos produtos que irão compor o Museu Virtual dos Saberes e Memórias dos Mestres de Ofício do Vale do Jequitinhonha, como um DVD e uma publicação sobre a mestre de ofício Josefa Alves dos Reis, a Zefa.
Artesã de Araçuai vai receber homenagem da UFMG
O Saberes Plurais em Conexão é desenvolvido por Maria Aparecida Moura, coordenadora, Maria das Dores Pimentel Nogueira, vice-coordenadora do Programa e pró-reitora Adjunta de Extensão, e Terezinha Maria Furiati, gestora, todas da UFMG.
O Museu Virtual, a ser gradativamente implantado, objetiva localizar e registrar as histórias e os ofícios dos grandes mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha.
Mestre homenageada
- A mestre artesã Zefa nasceu em Poço Verde, Sergipe, em 1925, e migrou para Araçuaí, Minas Gerais, em 1962.
Começou fazendo esculturas em barro, peças rústicas e originais. Após três anos muito criativos, Zefa largou o barro e passou a trabalhar a madeira disponível na região, esculpindo com traços firmes e originais suas obras.
Zefa é ainda contadora de caso e benzedeira. Possui peças nas mãos de colecionadores em vários países.
Ultimamente tem reduzido seu trabalho em decorrência da idade e problemas de saúde.
Fonte: UFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário