sábado, 19 de janeiro de 2013

Artesã de Araçuai vai receber homenagem da UFMG


Zefa, artesã de Araçuai, vai receber homenagem da UFMG






O  Programa Saberes Plurais em Conexão, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG por meio do Polo de Integração, apresenta no dia 30 de janeiro um dos resultados do eixo de trabalho Cartografias Culturais Transmidiáticas. 
Trata-se da apresentação e lançamento de alguns dos produtos que irão compor o Museu Virtual dos Saberes e Memórias dos Mestres de Ofício do Vale do Jequitinhonha, como um DVD e uma publicação sobre a mestre de ofício Josefa Alves dos Reis, a Zefa.
Artesã de Araçuai vai receber homenagem da UFMG


O Saberes Plurais em Conexão é desenvolvido por  Maria Aparecida Moura, coordenadora, Maria das Dores Pimentel Nogueira, vice-coordenadora do Programa e pró-reitora Adjunta de Extensão, e Terezinha Maria Furiati, gestora, todas da UFMG.

O Museu Virtual, a ser gradativamente implantado, objetiva localizar e registrar as histórias e os ofícios dos grandes mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha.

Mestre homenageada

- A mestre artesã Zefa nasceu em Poço Verde, Sergipe, em 1925, e migrou para Araçuaí, Minas Gerais, em 1962.

Começou fazendo esculturas em barro, peças rústicas e originais. Após três anos muito criativos, Zefa largou o barro e passou a trabalhar a madeira disponível na região, esculpindo com traços firmes e originais suas obras.

Zefa é ainda contadora de caso e benzedeira. Possui peças nas mãos de colecionadores em vários países.

Ultimamente tem reduzido seu trabalho em decorrência da idade e problemas de saúde.

Fonte: UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário