quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Diamantina: Vereador Maurício Maia toma posse como prefeito interino

Novas eleições devem ser marcadas para 14 ou 21 de abril
Paulo Célio entra com recurso para tomar posse como prefeito eleito
 Vereador Maurício Maia, do PSDB, assume prefeitura de Diamantina, interinamente 
(Foto oficial da Câmara Municipal)

O vereador do PSDB, Maurício Maia, tomou posse como prefeito interino de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais. Ele ficará no cargo até a realização de  novas eleições que devem se dar no mês de abril. Há conjecturas das datas em torno de 14 ou 21 de abril.

A posse de prefeito interino se deu devido ao impedimento de posse do médico Paulo Célio, como o candidato a prefeito mais votado nas eleições de 7 de outubro.  O TSE Tribunal Superior Eleitoral cassou o registro de candidatura do seu vice na chapa, Gustavinho. O TRE Tribunal Regional Eleitoral de Minas entendeu que Paulo Célio também estaria impedido de tomar posse, embora tenha sido diplomado.    

 Embora não fosse divulgada, a posse dos vereadores teve presença de muitos cidadãos de Diamantina (site da Câmra)

A conjuntura política de Diamantina vive um clima de tensão como nos tempos coloniais. A eleição da Câmara se deu de forma a que poucos diamantinenses participassem do ato que deve ser público e bastante divulgado.

A diretoria da Câmara de Vereadores não emitiu convite oficial para a posse, no dia 1º de janeiro. No site oficial, há um convite datado de 28 de dezembro, marcando a posse para às 8 horas da manhã. Anteriormente, havia sido divulgado que seria às 16:00 e depois 19:00 horas.  

Analistas políticos locais acreditam que ao marcar a posse para tão cedo seria para impedir a participação popular na cerimônia.

Posse dos Vereadores
O vereador Maurício Maia, PSDB, como presidente da Câmara até 31 de dezembro, assumiu os trabalhos de posse dos vereadores para a nova legislatura 2013-2016. Não foi dada oportunidade para o vereador mais idoso presidir os trabalhos, como é de praxe em todas as Câmaras.
O presidente justificou a não confecção dos convites para a posse devido ao período conturbado da política local.
13 vereadores de Diamantina que tomaram posse para a Legislatura 2013-2016. 
(Foto oficial do site da Câmara Municipal)
Vereadores de Diamantina que tomaram posse: 1. Lado da Palha – 966 votos; 2. Marcelo do Mandacaru – 955 votos; 3. Marcos Tibães – 892 votos; 4. Quete – 823 votos; 5. Lourival – 745 votos; 6. Dr. Miguel – 646 votos; 7. Cássio Moreira – 515 votos; 8. Vanderlei da Saúde – 456 votos; 9. Maurício Maia – 442 votos; 10. Antônio Veloso – 355 votos; 11. Adair Muniz – 352 votos; 12. Zé Paulo – 320 votos; e 13. Rosilane Fisioterapeuta – 248 votos.

Após a posse dos novos vereadores, Maurício Maia foi reeleito presidente da Câmara, para o biênio 2013-2014. Ele obteve 9 votos dos 13 vereadores presentes.

A surpresa de todos foi a deserção de dois vereadores eleitos ligados ao Padre Ge e que votaram na chapa articulada pelo prefeito eleito Paulo Célio, do PSDB. Vanderlei da Saúde, do PRB, e Zé Paulo, do PMDB. Este foi um fervoroso defensor do ex-prefeito Padre Ge.

Também do lado da coligação que elegeu Paulo Célio aconteceram duas deserções: os vereadores Marcelo Mandacaru e Quelé, ambos do PP de Gustavinho.

Marcelo Mandacaru queria ser presidente da Câmara. Tentou se aliar ao grupo do Padre Ge, mas não obteve sucesso.

Os vereadores ligados ao grupo político de Paulo Célio elegeram todos os cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Logo em seguida, o presidente eleito, Maurício Maia, leu a notificação do Juiz Eleitoral de plantão de Diamantina, expedido em 28.12.2012, determinando que o presidente eleito da Câmara de Vereadores fosse empossado como prefeito de Diamantina, e permanecesse no cargo até que fossem determinadas e realizadas novas eleições no município.

Logo depois, Maurício Maia fez o juramento de cumprimento às leis federais, estaduais e municipais, tomando posse como prefeito municipal de Diamantina.

Um fato curioso da  posse: Maurício Maia conduziu todo o processo. Ele era presidente da Câmara até 31 de dezembro. Conduziu os trabalhos da posse dos vereadores e a eleição da presidência da Câmara que ele próprio disputou e se reelegeu. E o cúmulo, segundo analistas políticos locais: deu posse a si mesmo como prefeito interino. A praxe destas cerimônias seria a condução dos trabalhos do vereador mais idoso, o Lourival do PSDB, mesmo partido do Maurício.

Empossado, Maurício Maia se encaminhou para a Prefeitura Municipal, quando recebeu a transmissão do cargo, do Padre Gê.

Possíveis candidatos

Vereador Marcelo Mandacaru, do PP, o segundo mais votado das eleições, será o candidato a prefeito de Gustavinho, caso o racha com Paulão Célio aconteça. Gustavinho pode também indicar sua nora Márcia Dayrell ou Rogério Farnezi, do BATCAVERNA, como vice de uma chapa composta  ou apoiada por Paulo Célio.  

A candidatura do Padre Ge é considerada inviável politicamente, devido ao abandono da cidade após as eleições e muitos processos judiciais existentes contra ele.

Há ainda uma disputa de espaço entre os deputados estaduais do PSDB Luiz Henrique Santiago, ligado ao grupo de Paulo Célio, e Célio Moreira, ligado ao grupo de Gustavinho e Marcelo Mandacaru.
Outras candidaturas possíveis: o eterno candidato Ragosino do PTC, e Ademir Pereira, do PSB.

O vereador Marcos Tibães, do PT, também fala em candidatura, mas o presidente da sigla petista, Miguel Pavie, quer a preferência.

Dr. Miguel Pontes, do PRB, está articulando e correndo por fora dos grupos políticos tradicionais.

A conjuntura política de Diamantina anda tão complexa e feita nos bastidores. Não se dá notícia do que acontece nos meios de comunicação. Nem mesmo no facebook cidadãos se arriscam a dar palpites sobre a situação política local.

Entenda melhor a situação politica em Diamantina:
http://blogdobanu.blogspot.com.br/2012/12/diamantina-presidente-da-camara-tomara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário