VIII Festival de Gastronomia Frango Caipira no Alto Jequitinhonha atrai milhares de turistas que curtem a natureza e gastronomia popular
Quem passar pelo distrito serrano de São Gonçalo do Rio das Pedras, entre 31.10 e 03.de novembro, vai ter a oportunidade de experimentar sabores mineiros, com toques do cerrado. Nesta data, oito restaurantes de São Gonçalo do Rio das Pedras apresentam a criativa gastronomia de Minas, tendo o frango caipira como base, durante a 8ª edição do Festival de Gastronomia Frango Caipira.
Este lugarejo São Gonçalo do Rio das Pedras fica no município do Serro,no Alto Jequitinhonha, a menos de 36 km de Diamantina.
Sabores, cores e perfumes alimentam os sentidos. Frangos, galinhas e galetos caipiras serão preparados com os mais diversos ingredientes, dos tradicionais ora-pro-nobis e molho pardo, passando pelo pequi e broto de bambu.
O Festival resgata, ainda, elementos típicos da região, como o lobo-lobô, a palma e o quiabo da lapa e presta homenagem a um dos mais tradicionais ingredientes da região: o Queijo do Serro, que teve o seu modo artesanal de produção registrado como Patrimônio de Minas (2002) e do Brasil (2008), e compõe diversos pratos e sobremesas a serem servidos durante o Festival.
Para comemorar as tradições de Minas, nada como uma Roda de Viola, acompanhada de contação de casos e estórias do imaginário da região.
.
Artesanato
O variado artesanato da região ainda poderá ser admirado e adquirido em uma mostra durante o Festival. Aventais, balaios, mandalas, potes, tapetes e re outras peças produzidas com materiais diversos, como capim, tecido, linha e bambus se misturam em cores e pontos na composição das peças, que enfeitam e alegram o cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário