Em sua última visita a Araçuaí, a secretária de Estado da Cultura, afirmou que o projeto de instalação do Museu na cidade é prioridade de sua pasta. Porém, a iniciativa permanece no papel.
Foto: arquivo
O prédio escolhido para ser o Museu de Percurso em Araçuai aguarda há anos verba do governo de Minas para restauração
A Secretaria de Estado de Cultura por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais realiza na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, o Encontro Regional de Museus no Jequitinhonha e Mucuri.
O Encontro tem por finalidade difundir as competências da política museológica auxiliando tecnicamente os municípios e iniciativas particulares na abertura e manutenção de museus.
Além de proporcionar compartilhamento de experiências e idéias no campo da museologia, pretende-se estabelecer o fortalecimento da identidade cultural da localidade e região.
O tema desse encontro em Araçuaí será a “Criação de museu”.
Local -Centro Cultural Luz da Lua Endereço Rua Dom Serafim , 426 – Centro
Data- 2 de outubro Horário das 9h às 17h. Público alvo gestores de museus e interessados em geral
Castelinho em Araçuai espera instalação de Museu
Adquirido pela prefeitura de Araçuaí, o casarão do Alto São José, conhecido como Castelinho- espera há anos por reformas em sua estrutura. O local foi escolhido para abrigar o “Museu de Percursos” da região. O projeto continua na gaveta do Governo de Minas que prometeu investimentos na ordem de R$ 500 mil reais.
Atualmente, parte da platibanda que protege o telhado está completamente danificada e ameaça desabar, isso sem falar nos muros que estão caindo, janelas apodrecendo e nas inúmeras rachaduras que colocam em risco toda a estrutura do prédio.
O problema do Castelinho é antigo e envolve um impasse entre a Secretaria Estadual da Cultura e a prefeitura de Araçuaí.
Em sua última visita a Araçuaí, a secretária de Estado da Cultura, afirmou que o projeto de instalação do Museu é prioridade de sua pasta, porém, a iniciativa permanece no papel.
Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação da Secretaria informou que o Decreto Municipal de destinação do prédio (41/2008) assinado em 10 de abril de 2008, não impede que a prefeitura tome as medidas emergenciais necessárias para a conservação do imóvel, uma vez que o documento estabelece uma destinação para o prédio e não a sua doação para o Governo do Estado
A prefeitura alega que não tem dinheiro para as reformas do prédio.
Museu de Percursos
O Museu de Percursos do Vale do Jequitinhonha foi concebido com o objetivo de preservar a diversidade das expressões culturais do Vale do Jequitinhonha.
O projeto faz parte do programa de musealização da região, desenvolvido sob a coordenação técnica da Superintendência de Museus e da Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
O projeto do museu prevê três cidades-sede (Jequitinhonha, no baixo Jequitinhonha; Araçuaí, no médio Jequitinhonha; e Minas Novas, no alto Jequitinhonha) e vai integrar a mesorregião que abrange 54 municípios do Vale do Jequitinhonha.
O Museu de Percursos terá na diversidade cultural do Vale o ponto de integração entre o meio ambiente e o homem, partindo de uma premissa inovadora, no âmbito da ação museológica do Estado.
Fonte: Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário