Foram 263 projetos inscritos e 81 aprovados, abrangendo aproximadamente 70 municípios, que receberão a doação de 391 instrumentos musicais
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), em parceria com a CODEMIG, publica no Diário Oficial de 27 de dezembro, o resultado do Edital 2012 “Bandas de Minas”, programa voltado para a preservação e manutenção das bandas civis de música do estado de Minas Gerais.
Ao todo, foram 263 projetos inscritos, sendo 81 aprovados, abrangendo aproximadamente 70 municípios, que receberão a doação de 391 instrumentos musicais. Do total de aprovados, 33% das bandas estão sendo contempladas pela primeira vez.
Segundo dados da Superintendência de Ação Cultural da SEC, responsável pelo edital, após receberem os instrumentos musicais, algumas bandas – às vezes centenárias – têm conseguido aumentar o corpo de músicos e, consequentemente, de apresentações. O prêmio também tem permitindo que muitas bandas inativas retomem a atividade com regularidade.
O Prêmio Bandas de Minas prevê a doação de instrumentos musicais de sopro, metal e percussão, além de oferecer cursos/oficinas de capacitação e aperfeiçoamento artístico. Uma das novidades do Programa para 2013 será o lançamento de um novo edital, no início do ano, voltado para a aquisição de uniformes para os componentes das bandas.
Minas Gerais possui hoje 701 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura. Desse total, 657 corporações musicais, de 419 municípios, já foram beneficiadas com a entrega de 8.235 instrumentos nos últimos nove anos (2003 a 2012). Os recursos destinados ao Programa chegam a mais de R$ 6,3 milhões.
RESULTADO PROGRAMA
BANDA DE MINAS 2012
Municípios do Vale do Jequitinhonha
BANDA
MUNICIPIO
Banda de Música Santa Cecília Diamantina
Banda de Música Municipal Raimundo da Cruz Felício dos Santos
Banda Santa Cecília Gouveia
Corporação Musical São João Batista Itamarandiba
Grêmio Lítero Musical Euterpe Conceição Minas Novas
Obras Sociais e Musical de Virgem
da Lapa Virgem da Lapa
Clique aqui e confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário