O Conselho Federal de Medicina Veterinária parabeniza os profissionais pelo seu dia.
A ciência conhecida por tratar dos animais, cuida ainda do homem e da natureza.
No dia 9 de setembro, é comemorado o Dia do Médico Veterinário. São 90 mil profissionais da área em atividade por todo país e aproximadamente cinco mil novos médicos chegando ao mercado por ano. A área no Brasil é recordista mundial em número de escolas de Medicina Veterinária. São cerca de 190 instituições.
A ciência vai muito além do atendimento aos bichos. Inspeção de alimentos, desenvolvimento de vacinas e medicamentos, agronegócio e gestão sustentável também são áreas de atuação.
No campo ou na cidade, em clínicas, fazendas ou zoológicos, os veterinários sempre estão presentes. Na considerada medicina veterinária ‘tradicional’, onde fazem o atendimento clínico e cirúrgico, eles se dedicam aos animais de pequeno porte, os chamados bichos animais de companhia (cães e gatos). Porém, são eles também que atendem os de produção (aves, bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos) e os selvagens (de cativeiro ou de vida livre).
Os Médicos Veterinários estão diretamente ligados a saúde do homem. São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, além de participarem de atividades ligadas à saúde pública, como estudos e pesquisas de novas vacinas para o tratamento e erradicação de doenças causadas pelos animais.
Para Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), quando o Médico Veterinário cuida da saúde do animal, ele está consequentemente cuidando da saúde do homem. “Quando cuida dos animais com qualidade, ele acaba também protegendo os homens. É o gato que será um bom companheiro, o cavalo que irá servir para o tratamento por equoterapia e por aí vai. Ë uma relação direta”.
E a profissão é ainda mais abrangente, englobando outras tantas áreas. A implantação e administração de projetos ecológicos e em reservas naturais é um exemplo de mais uma atividade, assim como o desenvolvimento de técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.
O meio ambiente também é uma área de atuação. Recentemente, a categoria divulgou, através do Conselho, um compromisso público de médicos veterinários e zootecnistas com a sustentabilidade. Entre os itens, está previsto um trabalho que estimule a sustentabilidade de espécies e ecossistemas; a preservação, proteção e conservação da biodiversidade; o uso sustentável de recursos naturais; o controle de riscos ao ambiente, a educação ambiental e o bem-estar animal.
“Por todo o esforço e dedicação de cada profissional e pelo futuro brilhante que nos espera, parabenizo os Médicos Veterinários do Brasil” – Benedito Fortes de Arruda.
Assessoria de Comunicação CFMV
Parabéns a todos os médicos veterinários!
Um abraço especial ao Cristiam Costa, médico-veterinário que atua em Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. Foi ele quem sugeriu este texto, no facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário