sábado, 3 de outubro de 2009

Ponte de Santa Rita é sonho de Chapada do Norte

Ponte sobre o rio Araçuaí está quase pronta
Santa Rita vive "realização de um sonho"
Chapada do Norte - Vale do Jequitinhonha
A travessia sobre o rio Araçuaí, no povoado de Santa Rita, em Chapada do Norte, sempre foi um transtorno para quase metade do município.
Nos períodos chuvosos, quando o rio cobria a ponte existente, a travessia era feita de canoa de madeira, sem a menor segurança. Ou então, a pé ou a nado, quando se tornava ainda mais perigoso. Nas águas, os moradores das comunidades da região de Santa Rita, da região de Cachoeira do Norte e Boa Vista tinham quer dar voltas de 120 km para chegar à cidade de Chapada do Norte.
A construção da ponte sobre o rio Araçuaí, no Distrito de Santa Rita, localizado á 12 km da Sede, sempre foi um sonho das comunidades chapadenses à margem esquerda do rio.
Por isso, a construção da ponte já é considerada um marco na história do município. Possuindo uma estrutura de mais de 100 metros de comprimento e um custo estimado em aproximadamente R$ 1 milhão, a ponte proporcionará uma travessia segura.
A obra teve início em outubro de 2008, numa parceria do Governo de Minas e Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, estando em fase de conclusão.
Tragédia
Foi nesta passagem do rio Araçuaí onde os moradores das comunidades dos três distritos citados viveram uma das suas maiores tragédias.
Em 06 de fevereiro de 2005, uma caminhonete D-20 caiu no rio Araçuaí. O acidente ocorreu após a caminhonete, que tentava atravessar a ponte de madeira coberta por 30 cm de água, ter errado o traçado e cair no rio.
Oito pessoas morreram no acidente: Carlos Geraldo dos Santos, 23, Síria de Souza Ramos, 35, Leila Barroso Machado, 25, Elton Diony Santos, 20, Sebastião Rodrigues do Amaral, 50, e Nelito Francisco de Figueiredo, 52 anos. Três passageiros conseguiram se salvar, nadando.
Com a colaboração de Adailton de Jesus Rodrigues, o Tim, professor, vereador, morador de Santa Rita do Araçuaí.

3 comentários:

Unknown disse...

sou nascido em chapada mais especificamente em Boa Vista, e a muito tempo não moro mais ae, mas sempre tento me informar a respeito desta terra maravilhosa onde esta cravada as minhas raizes, e fico muito contente em saber que a ponte esta pronta, pois, nosso povo merece. Um povo sofrido trabalhador mas acima de tudo felizz... td d bom para tds chapadenses e continuem divulgando nossa terra pela internet, pois o mundo todo deveria conhecer esse pedacinho de Brasil de gente Humilde e trabalhadora.

corinthians disse...

parabens moço...ou na minha opinião vc agora tem q mostrar o povo q o vale naum tem so pobreza mais sim belezas,culturas.etc
meu e-mail é esse marcobodao@yahoo.com.br
meu orkut bodao15@yahoo.com.br
abrassss e mais uma vez parabens pelo seu trabalho

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário