quarta-feira, 1 de junho de 2011

BR 367: Parlamentares governistas denunciam morosidade do DER

BR 367: Parlamentares governistas denunciam morosidade do DERDNIT rompe Termo de Compromisso e reassume projeto de pavimentação no PAC II
Mapa indicativo de trechos da BR 367 , em Minas Gerais e BahiaO senador mineiro Clériston Andrade (PR-MG), os deputados Gilmar Machado e Leonardo Monteiro (PT-MG), juntaram-se com os outros deputados federais da base governista da presidenta Dilma, para denunciarem a morosidade do DER – Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais em relação ao Termo de Compromisso assinado em 05.05.2010.

O documento assinado entre o DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre, do Ministério dos Transportes, e o órgão público mineiro estabelecia que seriam repassados R$ 7 milhões para a licitação de projeto de obras e licenciamento ambiental para a pavimentação da BR 367. Porém, o DER MG enrolou um ano, não apresentando o Edital de acordo com as normas legais.

Uma acareação feita entre técnicos dos dois órgãos, em Belo Horizonte, em abril passado, exigida pelos prefeitos do Vale, demonstrou que o jogo de empurra não poderia continuar.


Assim, o DNIT deverá apresentar um Edital para elaboração de projeto de obras e licenciamento ambiental, em breve, para asfaltamento da BR 367. Logo após, soltará novo Edital para a execução das obras, que já tem recursos previstos no PAC II.
As obras deverão ser orçadas em torno de R$ 230 milhões, para um percurso de 123 quilômetros para os dois trechos; Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas, com 61 quilômetros e Jacinto-Salto da Divisa-Itagimirim(BA), com 62 quilômetros.

O prefeito de Virgem da Lapa, Dim Martins, vereadores petistas Reginaldo, de Francisco Badaró, Edivânio, de Jenipapo de Minas, e João Diógenes, de Berilo, estiveram em Brasília, para cobrar agilidade em vários projetos. Eles informam que o DNIT garantiu que as obras terão início em junho de 2011.


Estaremos vigilantes. Não podemos aceitar esta enrolação de asfaltamento da principal rodovia do Vale. Acredito que a pressão deve continuar de todas as formas possíveis. Como o DNIT puxou para si a responsabilidade vamos centrar fogo no órgão federal.

O Sindicato dos Rodoviários do norte de Minas e Vale do Jequitinhonha e outras entidades acreditam que somente com a paralização por uma ou duas horas no entroncamento da BR 367 com a Rio-Bahia, em Itaobim, no Médio Jequtinhonha, é que fará o governo acordar e tomar uma atitutde concreta de realizar tão importante obra.

Somente assim, acreditam as entidades, o governo federal cumprirá o seu compromisso de asfaltar a BR 367. Na inauguração da Barragem de Setúbal, em Jenipapo de Minas, no Médio Jequitinhonha, em 19.01.10, a Presidenta Dilma, junto com o presidente Lula, quando ainda era candidata, garantiu que faria tal obra.

2 comentários:

Mário Sampaio disse...

O governo de Minas está enrolando sim e ainda tem coragem de mandar ofício explicando o andamento do projeto para pessoas como eu que recebi pq fiz cobrança da estrada 367 , no ofício eles dizem como está indo o projeto e ainda coloca culpa no DNIT, é muito fácil culpar, mas agora foi descoberto, eles é quem estão enrolando por ser uma estrada federal acham que não darão votos a eles e com isto só querem fazer as rodovias estaduais, mas agora acredito que deverá sair mesmo.

Rogério Adriano disse...

Olá amigo Banu,

Devemos ficar atentos as movimentações políticas em torno da conclusão da 367, parece que muitos querem faturar politicamente em cima desta obra que será quase a redenção do Jequitinhonha.
Estou lendo a edição especial do Gerais abordando os desafios que o Vale tem que percorrer para o seu desenvolvimento pleno e sustentável.
Meu caro Banu, sinto que as vezes as lideranças da região parecem estar adormecidas e indolentes, e nós temos o dever de despertar esta gente para que elas cumpram o seu papel.

Um grande abraço e por favor nós mantenha sempre informado sobre as ações em prol da 367

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