terça-feira, 28 de junho de 2011

Veredinha implanta Escola Família Agrícola

Veredinha implanta Escola Família Agrícola com Ensino Médio e Técnico em Agropecuária

O município de Veredinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, implantou um grande projeto educacional: em março de 2011 foi iniciado o funcionamento da Escola Família Agrícola de Veredinha (EFAV).


A EFAV, que tem abrangência territorial regional, tem prioridade no atendimento a jovens do Alto Vale do Jequitinhonha. Na escola é oferecido curso de Ensino Médio concomitante à educação profissional de nível técnico em Agropecuária, com duração de 3 anos, para jovens da zona rural ou que tenham vínculos com o campo.

O curso já é reconhecido e autorizado pela Secretaria de Estado de Educação. Atualmente, conta com duas turmas, totalizando 56 estudantes de 5 municípios da região: Veredinha, Turmalina, Botumirim, Minas Novas e Chapada do Norte.

A pedagogia adotada é da alternância. Assim, o estudante fica quinze dias na escola e 15 dias com a família. Tal pedagogia apoia-se numa educação plena, voltada para a formação integral do ser humano, a profissionalização dos jovens, além de valorizar os laços familiares.

Embora com pouco tempo de funcionamento, os/as estudantes se mostram com grande identificação com o curso e muito animados/as com a proposta. Como afirma o aluno do município de Turmalina, Phillipe Nathan Soares Viana: “A Escola Família de Veredinha me trouxe nova visão de futuro. Na escola aprendemos a ser cidadãos, a preservar o meio ambiente, além de conhecer os direitos dos trabalhadores. Na EFA aprendemos técnicas de produção sustentáveis, sem agressão ao meio ambiente”.

Provisoriamente, a Escola está funcionando no Centro de Formação e Experimentação do CAV - Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, em Turmalina. devido as instalações da escola estarem em fase de conclusão. A previsão é que em julho já esteja funcionando nas instalações próprias, localizadas na comunidade rural de Gameleira, a 9 km da cidade de Veredinha.

A gestão da Escola Família é feita pela Associação Comunitária de Desenvolvimento Educacional, Familiar e Agropecuário de Veredinha (ACODEFAV).

A ACODEFAV\EFAV tem como principais parceiros: o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica- CAV, Prefeitura, Câmara Municipal, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e EMATER de Veredinha, Território da Cidadania do Alto Jequitinhonha e Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícola (AMEFA).



Texto e foto de Tom Lopes, da Rádio Cidade de Turmalina

Nenhum comentário:

Postar um comentário