sábado, 11 de junho de 2011

Jequitinhonha organiza II Seminário LGBT

II Seminário LGBT
Jequitinhonha recebe Seminário de Direitos e Cidadania LGBT
Entre 17 e 18 de junho, acontece em Jequitinhonha o II Seminário de Direitos e Cidadania LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) do Vale do Jequitinhonha: Educação e Diversidade Sexual. O evento dará continuidade às discussões do primeiro seminário, realizado em 2009.

Segundo o integrante do Grupo Cultural LGBT Blayblaydys, Alessandro Pereira da Silva, um dos objetivos do Seminário é combater o preconceito. "Nós lidamos com muito preconceito no dia a dia, por isso a gente tem que conscientizar as pessoas, a própria sociedade e o Vale que a gente é ser humano, como qualquer um. O seminário vem quebrar o preconceito de que o homossexual é diferente", explicou.

O evento será composto por palestras e oficinas. Entre as temáticas abordadas destacam-se Educação, Gênero e Diversidade sexual: Desafios e Avanços na escola pública; Políticas e Enfrentamentos do heterossexismo na educação; Estratégias de combate a homofobia nas escolas; Diversidade Sexual e Saúde na Escola e o Plano nacional de enfrentamento das epidemias de Aids e DST entre Gays , homossexuais e Travestis.

Diferentemente do primeiro Seminário que teve um público mais restrito, a segunda edição será aberta a toda população, com foco nos educadores e adolescentes. "O Seminário desse ano dará melhor ênfase à questão LGBT dentro da nossa cidade e dentro do nosso Vale. O objetivo é que daqui a cinco, dez anos, Jequitinhonha seja outro ambiente. Tenha uma mente mais evoluída sobre a questão LGBT. E quem sabe um movimento de rua?", afirmou Alessandro.

Organizado pelas Blayblaydys, em parceria com a prefeitura de Jequitinhonha e com a UFMG por meio do Núcleo de Estudos de Direitos Humanos e Cidadania LGBT - Nuh e do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, o Seminário acontecerá no Rotary Club a partir das 8 horas. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

Sobre as Blayblaydys
O grupo surgiu em 2004, em Salinas, no Festivale, como um grupo teatral. Desde então, as Blayblaydys passaram a participar dos eventos culturais do Vale como o Festivale e o Festeje. Mas nem sempre o grupo teve este nome.


Segundo Alessandro, Blayblaydys surgiu em uma brincadeira de refeitório. "Do nada um rapaz gritou: arrasou beyblade! Aí todo mundo começou a chamar a gente assim", revela. O nome remete a um brinquedo de criança, uma espécie de pião, cheio de cores, assim como o grupo. "O codinome surgiu porque somos personagens da noite. De dia somos nós mesmos e a noite a gente se transforma em personagens, temos nomes de guerra", conta Alessandro, que é também Liszandra Martinelli.

Além da veia artística, o grupo tem um importante papel na educação. Grande parte de seus integrantes são educadores e também atuam em trabalhos sociais

Confira a Programação:
Dia 17 de Junho de 2011 (Sexta-feira)
- 7h30 às 8h: Credenciamento
- 8h: Abertura com vídeos
- 8h30: Mesa de Abertura (Lideranças dos movimentos LGBT locais, poder público e organizadores)
- 9h às 10h30min: Mesa de Debates: "Educação, Gênero e Diversidade sexual: Desafios e Avanços na escola pública"
Mediadora: Fayla/Blayblayds
Palestrantes:
-Marco Aurélio Máximo Prado/UFMG: Políticas e Enfrentamentos do heterossexismo na educação
-Ilana Mountian/UFMG: Educadores/Educadoras e as Estratégias de combate a homofobia nas escolas
-Cinha/Secretaria de Educação de Jequitinhonha: Implicação pessoal e Participação: importância do papel do professor/professora para a promoção do respeito a diversidade sexual
-11h às 12h: Debate
-12h às 14h: Almoço
-14h às 17h: Oficinas
Oficina 1 -Travestis e transexuais na escola - Keyla Simpson e Anyky Lima
Oficina 2 -Sexo, Gênero, Orientação e Identidade na escola - Daniel Arruda Martins, Lili Anderson e Isadora
Oficina 3 - Diversidade sexual na educação infantil (jogos do Educação sem homofobia + curtas) - Leonel, Luanda e Ilana

Dia 18 de Junho de 2011 (Sábado)
8h às 10h: Mesa de Debates: "Diversidade Sexual e Saúde na Escola"
Mediador: Alessandro/Blayblayds
"Saúde e Prevenção nas escolas e Plano nacional de enfrentamento das epidemias de Aids e DST entre Gays , HSH e Travestis"
Palestrantes:
-Eduardo Barbosa/Ministério da saúde - Departamento de DST/Aids
-Keyla Simpson/Astraba e ABGLT
-Anyky Lima
10h30 às 11h: Debate
11h às 12h: Dinâmica de fechamento do Seminário - Daniel Arruda Martins (UFMG)

Por Fabíola Souza, estudante de comunicação social e bolsista do Programa Polo

Um comentário:

Hélio Silva disse...

Gostaria de saber mais sobre o Evento, se possível me envie um E-mail o um Telefone para que eu possa fazer contato

Postar um comentário