Médico terá abatimento de dívida do FIES se trabalhar em região pobre
Vale do Jequitinhonha pode se beneficiar de medida do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial que regulamenta o abatimento da dívida do Fies -Fundo de Financiamento Estudantil a médicos que trabalharem em regiões pobres e carentes de profissionais.
A redução será de 1% na dívida a cada mês trabalhado após o primeiro ano. Segundo o MEC - Ministério da Educação, o saldo devedor total poderá ser quitado em cem meses depois deste primeiro ano.
A portaria saiu no dia 14.06. O governo federal ainda vai definir quais regiões serão consideradas prioritárias. A listagem deve sair até o dia 15 de julho. Além disso, o médico precisará ter feito residência em áreas também consideradas de prioridade para o SUS -Sistema Único de Saúde, que também serão definidas no mesmo prazo.
A reportagem acima foi postada pelo atento Bernardo Vieira, no Blog do Jequi
Comentário:Acredito que os formandos em Medicina, Engenharia, Agronomia e outras profissões, das universidades públicas, estaduais ou federais, deveriam ser obrigados a trabalharem por 3 a 5 anos em regiões economicamente vulneráveis como os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas.
Seria uma forma de pagamento dos benefícios usufruídos pela gratuidade dos estudos pagos pelos contribuintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário