terça-feira, 21 de junho de 2011

BR 367: Rodovia federal tem 49 quilômetros de terra e pontes de madeira

BR 367: Rodovia federal tem 49 quilômetros de terra e pontes de madeira
Estado precário da ponte de madeira sobre o rio Araçuaí, no perímetro urbano de Berilo, na saída para Virgem da Lapa
Com cinco pontes de madeira em péssimo estado, obras entre Chapada do Norte e Virgem da Lapa estão na promessa


Ponte no perímetro urbano de Berilo, no Córrego Água Suja, está deteriorada

Nem parece que os 49 quilômetros de estrada de terra entre Chapada do Norte-Berilo e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, fazem parte da estratégica BR-367 que interliga Belo Horizonte ao Sul da Bahia. A empoeirada rodovia acumula no trecho cinco pontes de madeira em péssimo estado de conservação, num traçado que acompanha as montanhas da região. As obras de pavimentação e construção de modernos elevados foram incluídas no ano passado no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), mas por enquanto não passam de promessa.

No ano passado a estrutura de madeira de uma ponte no perímetro urbano de Berilo, saída para Chapada do Norte, sobre o córrego Água Suja, não suportou ao peso de um caminhão carregado de brita e cedeu. O veículo ficou dependurado com a boleia presa na armação de madeira do viaduto. Por sorte, o motorista conseguiu sair ileso. O motorista ficou ileso no acidente ocorrido no ano passado (Daugobert Coelho/Divulgação)

A estrutura tinha capacidade para 35 toneladas, porém o caminhão rodava na pista com apenas 15 toneladas. "A precariedade dessa estrada atrasa o processo de desenvolvimento da região. Os motoristas de caminhão não têm coragem de arriscar passar pela estrutura", disse o Secretário de Obras de Berilo, Milton Rodrigues de Oliveira.
Ponte sobre o rio Araçuaí, no perímetro urbano de Berilo, na saída para Virgem da Lapa


Ainda no perímetro urbano de Berilo, outra ponte de madeira, dessa vez na saída para Virgem da Lapa, com 100 metros de extensão, é um convite para o perigo. Sobre o Rio Araçuaí, já foi palco de acidentes que quase terminaram em morte. "À noite é muito perigoso. Já ajudei a salvar um motorista que despencou da ponte com um carro", lembrou o lavrador Alfredo Randal Costa, de 39 anos.
Outra ponte de madeira na BR 367: sobre o ribeirão Bem Querer, no município de Berilo


Treze quilômetros depois, próximo à comunidade do Barbosa, a ponte que servia de travessia sobre o córrego de mesmo nome, foi carregada pelas chuvas de 2004. "A sorte é que o córrego é intermitente, ou seja, só entra em operação na época das chuvas. Na estiagem dá para passar carro. Durante o período chuvoso é preciso improvisar o desvio que aumenta o percurso em 100 quilômetros. Os prefeitos da região já criaram uma associação para protestar contra as péssimas condições da estrada, mas até hoje não aconteceu nada", afirmou Milton Rodrigues.
Passagem sobre o Córrego Barbosa, na divisa de Berilo com Virgem da Lapa, existia uma ponte de cimento que foi levada pelas águas em janeiro de 2004. Até hoje não foi reconstruída.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que apesar de integrar a malha da União, a manutenção do trecho de 49 quilômetros entre Virgem da Lapa-Berilo e Chapada do Norte foi delegada ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), mas informou que um estudo sobre a viabilidade das obras de recuperação da estrada foi encomendado no ano passado.
"Precisaríamos de mais de R$ 100 milhões para pavimentar e construir as pontes necessárias", disse o supervisor regional do Dnit em Teófilo Otoni, José Carlos Maia. "São mais de 600 metros de viadutos", finalizou.


O DER informou que já está sendo feito projeto orçamentário para elaboração do estudo de melhorias da malha.



Publicado no Jornal Hoje em Dia, em 13.06.2011.

As fotos são de Dagoubert Coelho e Álbano Silveira Machado



Comentário:

O trecho da BR 367 de Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas, no Médio Jequitinhonha, tem 62 quilômetros a serem pavimentados.


É importante registrar a existência de ponte de madeira sobre o Rio Capivari, a 1 quilômetro de Chapada do Norte, na mesma BR 367.

3 comentários:

Mário Sampaio disse...

È se o DNIT ver esta reportagem aí que esta estrada não sai mesmo, pq estão aumentando as pontes existentes, só se passa pelo rio araçuaí uma vêz só, na reportagem tá dizendo que passa por duas vezes sobre o araçuaí, aí será mais pontes grandes a construir, povo não sabe direito nem sobre a estrada que passa por eles, arrumaram tanta ponte pra se passar na BR 367!!

EU disse...

Que é importante e preciso a pavimentação da BR 367 tds sabem... mas enquanto estão preocupados com a BR, as estradas do municipio tão uma vergonha... quem vai de Berilo pra Leliveldia sabe do que eu tô falando... do que adianta ter BR pavimentada se quem faz o movimento da cidade(o pessoal da zona rural) não pode vir?
é uma vergonha comunidades como Alegre e Portilho ficarem 6 anos esperando uma Patrol e quando vão só coloca terra nos burracos pra quando chover a água tirar tudo aí tem que esperar mais 6 anos kkkk...... pra tapar buraco os moradores tapão com enxada mesmo, como estão cansados de fazer...

Edivaldo Pego disse...

https://oglobo.globo.com/brasil/lava-jato-ja-suspendeu-16-projetos-em-seis-paises-20617028

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