quinta-feira, 23 de junho de 2011

Deputado propõe erradicação da miséria em Minas

Deputado propõe erradicação da miséria em Minas
Foi protocolada na Assembleia Legislativa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca inserir no texto da Carta Magna de Minas o que a Constituição Federal já determina, como objetivo fundamental: a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais. A PEC é de autoria do deputado estadual André Quintão (PT/MG), que colheu as assinaturas necessárias de colegas parlamentares para apresentá-la esta semana, após realizar o Ciclo de Debates que reuniu mais de 800 pessoas na Assembleia sobre “Estratégias para a superação da pobreza”.


André verificou que, ao contrário da Constituição Cidadã brasileira, a Carta de Minas não menciona esse objetivo do Estado. Dessa forma, a PEC acrescenta o inciso XII ao seu art. 2º , estabelecendo entre os objetivos prioritários do Estado: “XII – erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais.”

Na justificativa, o deputado lembrou a prioridade do governo Dilma e os dados apontados pelo programa Brasil Sem Miséria, conforme levantamentos do IBGE e estudos do IPEA, de que Minas Gerais tem 910 mil pessoas em situação de pobreza absoluta, considerando-se a linha de renda mensal de até R$ 70 per capita.



“Minas deve se comprometer visceralmente com o combate à pobreza, desenvolvendo políticas públicas que promovam o desenvolvimento, envolvendo ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva, além da preocupação com o desenvolvimento sustentável”, argumentou André, defendendo que a Constituição precisa traduzir esse objetivo maior.

Fonte: ASCOM Assembleía Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário