quarta-feira, 15 de junho de 2011

Em Coronel Murta, curso de design de jóias ensina jovens a fazer aneis de feldspato

Os senhores dos anéis
Em Coronel Murta, curso de design de jóias ensina jovens a fazer anéis de feldspato
Sérgio Vasconcelos Coronel Murta, no Mèdio Jequitinhonha, conhecida como a Terra do Sol, é também reconhecida pelas suas inúmeras lavras de pedras semi-preciosas e minas de feldspato. Antes de virar meio de vida, o feldspato foi explorado sem nenhum critério e hoje além de suprir as indústrias de vidro e cerâmica está servindo para fabricar anéis. É isso mesmo, anéis.

Numa parceria entre a prefeitura local e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), através do Centro de Estudo em Design de Gemas e Jóias , 25 jovens de 15 a 17 anos, e 12 pessoas ligadas ao Sindicato dos Garimpeiros de Coronel Murta estão aprendendo a moldar anéis usando o feldspato, através de oficinas de capacitação.

Cada peça que terá turmalinas incrustadas pode chegar a R$ 100 no mercado. Os anéis levam ainda pinturas feitas com resinas a partir de terras encontradas na região.



“ Os alunos aprendem também a fazer as tintas e as pinturas dos anéis. Para isso, catalogamos vários tipos de terra existentes na região”, conta Amaury Pereira Santos, 45 anos, instrutor do curso.

No que depender dele, os anéis de feldspato vão mesmo embelezar as vitrines de grandes joalherias do Brasil e do exterior.
Pedra bruta de feldspato

“ Esses jovens estão aprendendo a valorizar o que nossa terra tem de mais precioso e começam cedo a fazer parte da cadeia produtiva”, diz Amaury. “


Penso em um futuro melhor para eles através da profissão de designer de jóias” completa Rodrigo Ferreira, 27 anos, auxiliar de lapidação. Os dois fizeram treinamento durante 30 dias em Belo Horizonte, através da UEMG.


O pagamento dos cursistas é garantido através da Fundação Artur Bernardes. “ Gosto das pedras e quero ter a habilidade da lapidação”, admite Romário Cardoso, 16 anos, aluno do curso.



O projeto tem como objetivo oferecer condições para geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e de potencialidades para o mercado de trabalho em especial, para o de jóias.


Publicado pelo jornal Gazeta de Araçuaí, de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário