O Jequitinhonha terá 14 escolas de ensino médio em tempo integral, o norte de Minas 23 e o Mucuri apenas 5.
A
partir de 2020, 281 escolas estaduais mineiras vão oferecer o ensino
médio integral para seus alunos.
Apenas
42 escolas serão contempladas nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de
Minas. O norte de Minas terá 23 escolas em tempo integral, o
Jequitinhonha 14 e o Mucuri apenas 5.
Do
total, 48 unidades de ensino oferecerão a educação em ensino médio integrado à
educação profissional, com apenas 5 na região do semiárido. De ensino
profissional, Janaúba terá duas escolas; Montes Claros, Teófilo Otoni e
Almenara, apenas uma.
Algumas cidades de porte médio regional foram beneficiadas com até duas escolas: Almenara, Diamantina, Itamarandiba, Janaúba, Montes Claros, São Francisco e Várzea da Palma. Não se sabe por quais critérios o município de Monte Azul teve duas escolas incluídas. Município do porte de Teófilo Otoni teve apenas uma escola profissional.
Muitos gestores da educação se perguntam - e não têm respostas - porque municípios como Bocaiúva, Capelinha, Jequitinhonha, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Rio Pardo Minas, Taiobeiras e Turmalina não tiveram uma escola sequer no Programa de Educação de Ensino Médio do Zema.
Algumas cidades de porte médio regional foram beneficiadas com até duas escolas: Almenara, Diamantina, Itamarandiba, Janaúba, Montes Claros, São Francisco e Várzea da Palma. Não se sabe por quais critérios o município de Monte Azul teve duas escolas incluídas. Município do porte de Teófilo Otoni teve apenas uma escola profissional.
Muitos gestores da educação se perguntam - e não têm respostas - porque municípios como Bocaiúva, Capelinha, Jequitinhonha, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Rio Pardo Minas, Taiobeiras e Turmalina não tiveram uma escola sequer no Programa de Educação de Ensino Médio do Zema.
A
Secretaria de Estado da Educação informa que a disponibilização dos cursos de
ensino profissional foi determinada pela demanda de empregabilidade regional.
Porém, os critérios não são muito claros.
Em outras 167 escolas que começarão a oferecer a educação integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida nortearão as ações. Nesse outro modelo, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para o futuro. Nessas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.
Sindicato questiona programa
A coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), Denise Romano, disse que faltou diálogo do governo com a categoria. “Pairam dúvidas quanto ao programa. As escolas que vão fazer parte nem sequer foram comunicadas”, afirmou Denise.
Para a sindicalista, é preciso analisar as peculiaridades de cada unidade para não haver risco de evasão escolar. “Muitos alunos já entraram no mercado de trabalho para complementar a renda familiar”, pontua.
A Secretaria de Estado de Educação informou que o aluno terá a opção de mudar de escola caso não queira participar do ensino integral.
Para a sindicalista, é preciso analisar as peculiaridades de cada unidade para não haver risco de evasão escolar. “Muitos alunos já entraram no mercado de trabalho para complementar a renda familiar”, pontua.
A Secretaria de Estado de Educação informou que o aluno terá a opção de mudar de escola caso não queira participar do ensino integral.
Em Araçuai, apenas a Escola Industrial São José oferecerá ensino integral. Foto: Gazeta de Araçuaí.
Confira a lista completa de escolas em todo Estado que oferecerão a educação integral para o ensino médio.
Confira abaixo a lista de Escolas Estaduais de Ensino Médio Integral e Ensino Médio Integral Profissional nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas
Confira a lista completa de escolas em todo Estado que oferecerão a educação integral para o ensino médio.
Confira abaixo a lista de Escolas Estaduais de Ensino Médio Integral e Ensino Médio Integral Profissional nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas
N
|
Nome
da Escola
|
Município
|
Região
|
01
|
EE Tancredo Neves
|
Almenara
|
Vale
do Jequitinhonha
|
02
|
EE Augusto Barbosa
|
Angelândia
|
Vale
do Jequitinhonha
|
03
|
EE Industrial São José
|
Araçuaí
|
Vale
do Jequitinhonha
|
04
|
EE Padre Laerte Esperança Oliveira
|
Buenópolis
|
Norte
de Minas
|
05
|
EE Professora Elisa Teixeira de Carvalho
|
Buritizeiro
|
Norte
de Minas
|
06
|
EE Doutor João Beraldo
|
Carlos Chagas
|
Vale
do Mucuri
|
07
|
EE de Ponte dos Ciganos
|
Coração de Jesus
|
Norte
de Minas
|
08
|
EE Dom Joaquim Silvério de Souza
|
Diamantina
|
Vale
do Jequitinhonha
|
09
|
EE João César de Oliveira
|
Diamantina
|
Vale
do Jequitinhonha
|
10
|
EE Betânia Tolentino Silveira
|
Espinosa
|
Norte
de Minas
|
11
|
EE Maria da Silva Rocha
|
Franciscópolis
|
Vale
do Mucuri
|
12
|
EE Tiburtino Pena
|
Francisco Sá
|
Norte
de Minas
|
13
|
EE Professora Nita Nassau
|
Grão Mogol
|
Norte
de Minas
|
14
|
EE Professor Campos
|
Itamarandiba
|
Vale
do Jequitinhonha
|
15
|
EE Mestra
Bezinha Gandra
|
Itamarandiba
|
Vale
do Jequitinhonha
|
16
|
EE Chaves Ribeiro
|
Itaobim
|
Vale
do Jequitinhonha
|
17
|
EE Comendador Murta
|
Itinga
|
Vale
do Jequitinhonha
|
18
|
EE Olegário Maciel
|
Januária
|
Norte
de Minas
|
19
|
EE Nossa Senhora de Fátima
|
Jenipapo de Minas
|
Vale
do Jequitinhonha
|
20
|
EE de Jordânia
|
Jordânia
|
Vale
do Jequitinhonha
|
21
|
EE Manoel Fernandes da Silva
|
Juvenília
|
Norte
de Minas
|
22
|
EE Carlos Chagas
|
Lassance
|
Norte
de Minas
|
23
|
EE de Santo Antônio do Mucuri
|
Malacacheta
|
Vale
do Mucuri
|
24
|
EE de Montalvânia
|
Montalvânia
|
Norte
de Minas
|
25
|
EE Tancredo Neves
|
Monte Azul
|
Norte
de Minas
|
26
|
EE de Montes Azul
|
Monte Azul
|
Norte
de Minas
|
27
|
EE de Aparecida do Mundo Novo
|
Montes Claros
|
Norte
de Minas
|
28
|
EE Stella Matutina
|
Nanuque
|
Vale
do Mucuri
|
29
|
EE Terezinha Antunes Martins
|
Nova Porteirinha
|
|
30
|
EE Prof José Monteiro Fonseca
|
Padre Paraíso
|
Vale
do Jequitinhonha
|
31
|
EE Deputado Quintão Vargas
|
Pirapora
|
Norte
de Minas
|
32
|
EE Coronel Idalino Ribeiro
|
Salinas
|
Norte
de Minas
|
33
|
EE Brasiliano Braz
|
São Francisco
|
Norte
de Minas
|
34
|
EE Dona Alice Mendonça
|
São Francisco
|
Norte
de Minas
|
35
|
EE Mestra Rosa Madureira Fagundes
|
Serro
|
Vale
do Jequitinhonha
|
36
|
EE Joseph Hein
|
Várzea da Palma
|
Norte
de Minas
|
37
|
EE Pres Tancredo de Almeida Neves
|
Várzea da Palma
|
Norte
de Minas
|
ESCOLAS
ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL PROFISSIONAL
N
|
Nome
da Escola
|
Município
|
Ensino Profissional
|
Região
|
01
|
CEP – Centro de Educação
Profissional Paulo Viana
|
Teófilo Otoni
|
Logística / Transações Imobiliárias
|
Vale
do Mucuri
|
02
|
EE de Pedra Grande
|
Almenara
|
Informática
|
Vale
do Jequitinhonha
|
03
|
EE Barão de Gorutuba
|
Janaúba
|
Logística
|
Norte
de Minas
|
04
|
EE Maurício Augusto de Azevedo
|
Janaúba
|
Informática/ Segurança do Trabalho
|
Norte
de Minas
|
05
|
EE de Ensino Médio
|
Montes Claros
|
Eletrônica
|
Norte
de Minas
|
Governo Zema não respeita critérios para implantar escolas de tempo integral
O Portal do MEC - Ministério da Educação informa que as escolas de tempo integral são uma política pública e regulamentadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014. Elas visam promover a melhoria na qualidade do ensino.
O PNE, firmado pela Lei 13.005 de junho de 2014, prevê que até 2024 a educação em tempo integral seja ofertada em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica (educação infantil, fundamental e ensino médio).
A educação em tempo integral deve ser promovida, com o apoio da União, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas. A Lei estabelece que a permanência dos alunos na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a sete horas diárias durante todo o ano letivo, com a ampliação progressiva da jornada de professores em uma única escola.
O PNE também deixa claro que as Secretarias de Educação devem priorizar o atendimento da educação em tempo integral nas comunidades pobres ou com crianças em situação de vulnerabilidade social.
O Governo de Minas não segue critérios claros para a criação de escolas de tempo integral. Nem mesmo as poucas que vão funcionar em 2020 estão preparadas. A maioria não tem equipamentos suficientes, nem profissionais capacitados para cumprir seus objetivos. Aquelas que terão ensino profissional têm uma situação ainda mais caótica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário