Ato de lançamento do Movimento aconteceu, em Salinas, com presença de dezenas de agentes culturais da microrregião, na quarta-feira, 06 de setembro.
Um grupo de escritores, jornalistas, professores, atores/produtores teatrais, músicos. escultores, violeiros, foliões, escultores, enfim, agentes culturais da região de Salinas/Taiobeiras/Alto Rio Pardo, se reuniram no dia 06 de setembro, em Salinas, norte de Minas, lançando um Manifesto Pró-Cultura do Alto do Rio Pardo.
O ato aconteceu durante o lançamento de mais uma importante obra literária do poeta Milton Santiago: A Menina e o Poeta.
A ideia do grupo é criar uma rede de pessoas, físicas e jurídicas, ligadas à cultura nos 15 municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo, com o objetivo de consolidar e fortalecer os traços e laços culturais e identitários dessa região. Para tanto, se organizar e acessar políticas públicas, promover a troca de saberes nesta região do Gerais, fincada no extremo norte mineiro, “grudada” no sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha e, do outro lado, encostada na Serra do Espinhaço (Serra geral).
O artista Felipe Cortez e a professora,poetisa e militante cultural, Marileide Pinheiro, de Taiobeiras, fazem leitura do Manifesto.
O Manifesto termina com a seguinte mensagem: ” Que o MOVIMENTO PRÓ-CULTURA DO ALTO RIO PARDO-MG promova a mudança de fato como modelo de Cultura, nos garantindo mais direitos, mais educação, mais preservação dos nossos rios e matas, mais oportunidades para o nosso povo e muito mais força para continuarmos essa luta.”
Veja abaixo o Manifesto, na íntegra:Fotos do Evento (crédito: Felicísismo Tiago):
Nenhum comentário:
Postar um comentário