No último 02 de março, teve lugar a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Pública, realizada no auditório da Câmara Muncipal da cidade. A opção pelo curso foi grande e cerca de 400 inscritos concorreram a 40 vagas ofertadas na cidade, através do Pólo da Universidade Aberta do Brasil em parceria firmada entre o governo municipal e a Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ.
A aula inaugural contou com a participação do prefeito da cidade Sr. Erildo Gomes, vereadores, secretários municipais e com a presença da coordenadora do Pólo Itamarandiba UAB, Iraildes da Silva Santos, representante da UFSJ, Professor Frederico Ozanan, além de alunos de diferentes regiões do Estado.
A Secretária Municipal de Educação, Sra. Valmira Neves, comemorou a chegada do curso à Itamarandiba. De acordo com ela, a formação de profissionais mais competentes leva à existência de cidadãos mais atuantes, motivo este que a alegra pela possibilidade de poder contar com futuros profissionais comprometidos em promover igualdade numa sociedade em que, segundo ela, o serviço público nem sempre prioriza a competência e a formação. “Sabemos o quão é importante formar profissionais nessa área, exatamente quando a sociedade clama por bons resultados nos serviços públicos e propõe eficiência das políticas e da administração dos serviços disponibilizados para o nosso povo.”, diz a Secretária.
O curso oferecido pela UFSJ e UAB ao Pólo Itamarandiba é gratuito e destina-se aos profissionais da área de contabilidade, administração e economia. . A bacharela em administração pública e funcionária da Secretaria de Estado da Educação, Janaina Teófilo, é moradora da cidade de Sete Lagoas e foi uma das contempladas com a vaga. Segundo ela, apesar da distância existente entre Itamarandiba e sua cidade natal (aproximadamente 400 km), o que a levou a fazer o curso foi perceber que a sociedade necessita de profissionais habilitados na área da Gestão Pública. “Minha formação superior é da área do curso. Compactuo das falas do Prefeito Erildo e da Secretária Valmira, quando eles deixam claro da importância da formação e especialização na área da gestão pública para que possamos responder aos anseios da população.”, relatou.
Na cerimônia de abertura do curso o representante da UFSJ, Professor Frederico Ozanan, destacou a parceria e o comprometimento do município na busca e conquista do curso para Itamarandiba. Ele ressaltou que o esforço foi muito bem visto pela Universidade e, em nome da reitoria e em forma de reconhecimento, agradeceu tanto ao Prefeito Erildo Gomes quanto aos demais engajados no projeto.
O Professor Ozanan, disse ainda, que a Especialização em Gestão Pública é um curso de reclame da sociedade brasileira e por isso é preciso que os setores públicos façam com que todos os recursos depositados pela coletividade sejam transformados em beneficio com o máximo de eficiência e completou “esse não é apenas mais um curso de especialização; é um curso que está inserido na importância suprema do momento em que nosso País está vivendo. Momento de transformação de mudança política e de pensamento político. Esperamos que a UFSJ seja capaz de conceder, aos alunos, conhecimento suficiente para que possam atuar e ajudar as autoridades e órgão públicos a fazer essa transição. Devemos agradecer, mais uma vez, o poder público de Itamarandiba que entendeu e acolheu essa proposta.”, ressaltou Ozanan.
O curso de Gestão Pública forma profissionais capazes de atuar em diversos setores da administração, dentre eles; na demarcação de orçamentos públicos, na definição e acompanhamento das licitações e orçamentos, gestão do pessoal e de materiais, produção de serviços públicos e atendimento à sociedade.
Ele será ministrado à distância, via internet, com apoio didático e tutores com encontros presenciais no Pólo Itamarandiba. Além de itamarandibanos, o curso de Especialização em Gestão Pública do Pólo Itamarandiba possui alunos dos municípios de Sete Lagoas, Curvelo, Montes Claros, Capelinha, Turmalina, Minas Novas, Carbonita, Frei Lagonegro, Guanhães e São João Evangelista.
Fonte: ASCOM/P.M. de Itamarandiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário