Comerciantes e açougueiros deverão comprovar a origem da carne comercializada.
Imagem meramente ilustrativa |
A Justiça determinou a interdição do matadouro de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, bem como determinou que fosse comprovado a origem da carne comercializada no município.
O promotor da comarca de Minas Novas, Wagner Aparecido Rodrigues Dionízio, ingressou com ação civil pública após receber denúncias da má-qualidade e pela falta de higiene da carne comercializada em Berilo.
O Juiz da Comarca de Minas Novas, Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, determinou a interdição do Matadouro Municipal, até que fossem realizadas melhorias no local. Toda carne comercializada deverá ter sua origem comprovada.
Veja decisão proferida:
“Intime-se da obrigação de comprovarem a origem das carnes comercializadas, cumprindo os requisitos sanitários estabelecidos pelo IMA, sob pena de multa diária de cinco mil reais. Intime-se, ainda, da liminar deferida que DETERMINOU uma imediata interdição do Matadouro Municipal [...] que sejam efetivamente instalados os equipamentos e serviços sanitários adequados, mediante a comprovação por laudo pericial idôneo, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais) pelo descumprimento”.
Da decisão, cabe recurso. Para consultar o processo clique aqui .
Matadouro de Minas Novas também está interditado
O Matadouro Municipal de Minas Novas está fechado desde o mês de novembro de 2012.
O problema é parecido com o de Berilo: falta de higiene e outras diretrizes não seguidas que são exigidas pela Vigilância Sanitária.
O abatedouro de Minas Novas foi construído recentemente, há cerca de 3 anos, mas se encontra abandonado, com muitos problemas de infra-estrutura.
Chapada do Norte também está na mira do Ministério Público
A população do município de Chapada do Norte sofre também com a péssima qualidade da carne consumida na cidade, quase toda advinda do Matadouro Municipal, à beira da BR 367, sem o mínimo de condições das exigidas pela Vigilância Sanitária.
Leia reportagem postada aqui no Blog do Banu, no dia 15.11.2012.
estado-critico-de.matadouros.de. minas.novas.e.chapada.do.norte
Situação de matadouros no Brasil ameaça saúde da população
Carnes de animais mortos nestes locais podem transmitir doenças graves, como cisticercose, que ataca o cérebro, e toxoplasmose, que provoca problemas no fígado, pulmão e coração.
Fantástico denuncia situação em todo o país
Leia reportagem do programa Fantástico, no dia 10.03.2013:
Publicado no dia 23.03.13, às 12:13 h; atualizado no dia 24.03.2013, às 20:33 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário